Marisa
Fonseca Diniz
As
redes profissionais surgiram com o propósito de unir interesses profissionais e
comerciais em comum, porém há algumas pessoas que não conseguem discernir os
interesses profissionais dos pessoais gerando diversos problemas nas redes. As
redes profissionais surgiram em 1997 de modo a conectar diversos usuários a interesses
em comum ao redor do mundo.
O
primeiro site a combinar todos os recursos desde a criação do perfil até a
adição de amigos foi o SixDegree.com, que surgiu com a intenção de ajudar as
pessoas a alavancarem seus negócios. Atualmente, as redes profissionais proporcionam
uma variedade de serviços, tais como auxiliar os interessados em conseguir um
emprego em qualquer lugar do mundo, compartilhar conhecimentos, experiências e discussões
em grupo relacionadas a diversas áreas de atuação.
As
redes profissionais são excelentes recursos para a ampliação de contatos também
conhecidas como networking, que proporcionam a efetivação de parcerias comerciais,
bem como oportunidades de desenvolvimento de mercados e negócios às empresas e profissionais interessados em
lançar seus produtos em um determinado segmento de mercado.
Há
diversas redes profissionais existentes na internet, porém precisa tomar certos
cuidados, pois algumas são específicas para determinadas áreas de atuação e
outras não.
Há
algumas redes sociais que também podem ser utilizadas com finalidade
profissional, que são o Facebook e o Twitter. O que muitas pessoas não
conseguem discernir é que as redes profissionais não servem como redes sociais
e nem sites de relacionamentos românticos. Sendo assim acabam cometendo alguns
erros cruciais ao bom desenvolvimento das relações profissionais.
Os
profissionais precisam ter ciência de que, o comportamento representado por
eles na rede profissional reflete muito mais do que possam imaginar. O
profissional que insistentemente fica paquerando os demais usuários demonstra
problemas com relacionamentos e até mesmo solidão, e aproveita a rede para se
lançar como um pretendente disponível, no entanto, está fazendo isso no lugar
errado.
A
pessoa que posta mensagens e fotos pessoais ou sensuais gosta de aparecer,
provavelmente tem problemas de autoestima baixa ou sofre da Síndrome do Pavão. O
profissional que não respeita a opinião alheia deve ser uma
pessoa intransigente, intolerante, autoritária
e avessa as novidades. A pessoa que visita o perfil dos demais usuários como
anônimo demonstra ser uma pessoa que não gosta de assumir nada, imagina numa
empresa?
O
profissional que não participa de discussões ou não amplia sua rede de
contatos, e só faz isso quando está desemprego demonstra ser uma pessoa
egoísta, que só pensa em compartilhar seu sofrimento, mas nunca conhecimento.
Pessoas que ficam enviando propaganda de produtos, serviços e empresas
demonstram que estão com problemas de caixa e acabam disparando informações a
todos sem fazer uma seleção adequada, porque não adianta enviar propaganda de
software de comércio exterior para quem trabalha com pesquisas médicas.
Cabe
a todos os profissionais analisarem melhor suas ações dentro das redes profissionais
evitando dessa maneira serem excluídos ou bloqueados. Não há nada mais
desagradável do que ter um contato profissional sem ética. As pessoas precisam
ter bom senso e saberem se comportar de maneira respeitosa e profissional, caso
contrário sofrerão as consequências dos seus próprios atos.
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O trabalho Erros cruciais nas redes profissionais deMarisa Fonseca Diniz está licenciado com uma LicençaCreative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2014/12/erros-cruciais-nas-redes-profissionais.html.
É isso mesmo Marisa. Vamos nos informar mais, afinal quem está lá, não perde tempo com blá blá blá que não leva a lugar nenhum. Ótima a sua postagem! Obrigada por compartilhar
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