Marisa Fonseca Diniz
Se você é do tipo de pessoa que sai adicionando todo tipo
de contato nas suas redes sociais e profissionais, sem ter nenhum tipo de
critério visando apenas ganhar dinheiro, então, preciso te
dizer que você está fazendo a coisa errada. Dói ler isso? Que bom, porque você
já conseguiu perceber que é uma pessoa capaz de tudo para se dar bem na vida não importando como.
Networking é
uma palavra inglesa que significa rede de contatos de cunho profissional, ou
seja, são contatos que um determinado indivíduo tem e se relaciona
pessoalmente, comercialmente e profissionalmente. Estes contatos precisam ser
ativos e não apenas adicionados na rede para fazer volume ou para serem
contactados quando há interesses individuais, principalmente em épocas de crise econômica.
Infelizmente, muitas pessoas têm o hábito de apenas
contactar sua rede de contatos quando da necessidade imediata em conseguir algo
que julgam de extrema necessidade, como por exemplo, um emprego, um negócio ou
um contato que desejam possuir, mas não conseguem adicionar por não ter
intimidade e precisam ser apresentadas.
Essas pessoas são vistas nas redes sociais e
profissionais como aproveitadoras sazonais, ou seja, surgem das cinzas por puro interesse próprio, porém quando há interesse da parte contrária não há nenhum
tipo de reciprocidade, sendo enfáticas em dizer que não podem ajudar ninguém.
Pessoas com este tipo de atitude são pessoas
egocêntricas. O egocentrismo é a exaltação excessiva que um indivíduo tem da
sua própria personalidade, ele se sente o centro das atenções, no qual prioriza
a si mesmo os seus desejos, pensamentos e necessidades. Não estranhe, porém
pessoas com esta característica há aos montes na sociedade e nas organizações.
O egocêntrico é uma pessoa narcisista, egoísta e que
sofre de egolatria, ou seja, só pensa em seu próprio bem ignorando por completo
o interesse dos outros. Nas organizações tem o costume de se sentirem melhor
que os demais profissionais e não admitem terem que compartilhar suas experiências
com ninguém, não pensam como equipe, pois são individualistas.
Nas redes sociais e profissionais, os egocêntricos tendem
a se aproximar de profissionais que estejam em cargos de alta gestão, sempre
chegam de maneira notória tentando uma aproximação de amizade, mas sempre com o
intuito de levar alguma vantagem. Quando conseguem algo descartam o contato sem
o menor pudor, e não retribuem mais tarde o favor, quando nada
conseguem se fazem de desentendidos.
O networking egocêntrico prejudica apenas o indivíduo que
possui esta prática, pois com o tempo as pessoas vão enxergando suas
estratégias negativas e se afastam. Ninguém em sã consciência irá querer
contratar uma pessoa que possui uma atitude dessas, pois além de ser falta de
caráter demonstra ser uma pessoa desinteressada em evoluir como profissional.
O networking deve
ser positivo a todas as partes interessadas, se deve ter consciência de que
compartilhar conhecimentos, experiências e contatos tem que ter constância, e não apenas quando há
interesses próprios para uma indicação ou solução de um problema
exclusivo.
Artigo
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O trabalho Networking egocêntrico de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://marisadiniznetworking.blogspot.com/2017/01/networking-egocentrico.html.
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