Marisa Fonseca Diniz
A estratégia de ontem foi o que
nos possibilitou sobreviver até agora, mas uma nova estratégia deve ser criada
se quisermos garantir nossa sobrevivência no futuro.
Paul Levesque
Empreender virou símbolo de novos
negócios e estratégias, pois a cada dia surgem novos produtos e serviços
competitivos no mercado. Estratégia, segundo Mintzberg, é a forma de se pensar
no futuro integrada a um processo decisório com base em um procedimento
formalizado e articulador de resultados.
A estratégia de novos negócios,
em geral, está relacionada às metas e objetivos que a empresa deseja atingir em
um espaço de tempo. Neste quesito são muito importantes três fatores: visão,
missão e objetivo.
A abertura de novos mercados é
uma ótima saída para empresas que visam ampliar seus negócios. Antes de sair
vendendo ou divulgando os produtos e serviços, as empresas precisam definir
através de pesquisas estratégicas qual o mercado consumidor que desejam
atingir, independente de ser B2B ou C2C, por exemplo.
Uma boa pesquisa de mercado é
fundamental para o sucesso dos negócios, o próximo passo é efetuar um bom
business plan. O business plan ou plano de negócios é um documento que define o
ponto de partida, os objetivos e traçar o percurso que a empresa deve seguir.
A importância de elaborar um
business plan está na orientação de expandir satisfatoriamente os negócios, sem
ter perdas desnecessárias durante a abertura de novos mercados. Além de
orientar o empresário, o business plan dá as informações concretas sobre o
mercado, produtos e serviços a serem oferecidos, os possíveis clientes,
concorrentes, fornecedores e os pontos fracos e fortes dos negócios. Estas
informações são obtidas por meio de projeções do faturamento, custos, despesas
e a viabilidade dos negócios.
Além, destes benefícios há
diversos outros que colaboram para o sucesso e acompanhamento dos novos
negócios. É importante ressaltar que, um business plan mal elaborado pode
comprometer todos os investimentos e a idéia principal do negócio.
#businessplan
#mdnetworking
#mdnetworkingpublications
Os
artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de
fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de
qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.
O trabalho Business Plan, o que é isso? de Marisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/06/business-plan-o-que-e-isso.html.
Comentários
Postar um comentário