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O que fazer quando a empresa não sabe o tipo de profissional que procura?

 Marisa Fonseca Diniz



Tem acontecido um fato bem interessante no mercado de trabalho brasileiro, mas que poucas pessoas têm percebido principalmente em cargos que demandam grande responsabilidade.

Empresas de porte pequeno e médio não sabem muitas vezes o tipo de profissional mais adequado para assumirem funções estratégicas e de responsabilidade corporativa.

Este fato tem acontecido com algumas empresas familiares que após anos tendo direções centralizadoras, percebem a necessidade de terem profissionais consultivos que os aconselhem em obter ferramentas e pessoas qualificadas para agregarem valores à empresa, e fazer com que elas cresçam no mercado interno e externo.

Muitas empresas não têm visão ampla do que necessitam para melhorar sua estrutura corporativa e acabam, por exemplo, contratando uma empresa de TI achando que a solução possa vir através da implantação de um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning -  Planejamento dos Recursos Empresariais) e CRM (Customer Relationship Management – Gerenciamento da Relação com o Cliente).  Estes dois softwares integrados de gestão empresarial auxiliam no planejamento e na organização das empresas, no entanto, os softwares de ERP e CRM  tem foco no cliente.

Os softwares em questão  não solucionam o problema da empresa que muitas das vezes precisa de reestruturação e consultoria de processos para uma melhora no andamento de suas atividades.

Algumas empresas de software não possuem profissionais específicos na área processual até porque o objetivo principal delas não é implantar processos, e sim sistemas que se adéquam a realidade processual da empresa.

A empresa tem que ter consciência de que o primeiro passo é consultar profissionais aptos a diagnosticarem problemas corporativos de gestão, processos e profissionais antes mesmo de adquirirem um software que  possa auxiliá-los na gestão.

Empresas tem adquirido softwares com a promessa de que seus problemas de gestão podem acabar definitivamente, o que é uma grande inverdade. Com o passar do tempo, estas mesmas empresas percebem que não conseguiram  acabar com o problema e que adquiriram outros por não terem uma estrutura que se adapta aos sistemas implantados.

É importante destacar que, nem sempre uma empresa de sistemas tem a possibilidade de enxergar situações conflitantes entre os funcionários. Muitas vezes não é explicado de maneira clara e objetiva o porquê de um sistema estar sendo implantado na empresa. O problema de cultura resistente a novidades e tecnologias que auxiliem os profissionais ainda é um fator considerado alto.

Invés de solucionarem o problema, profissionais de sistemas tem aconselhado erroneamente às empresas substituírem certos profissionais estratégicos por serem resistentes ou não se adequarem de maneira satisfatória ao novo sistema implantado. Nem sempre a substituição de um funcionário estratégico pode ser a melhor solução, principalmente quando a empresa é aconselhada por um profissional que não tem conhecimento específico de cargos e funções.

Imagina o caos de substituir, por exemplo, um diretor de confiança por um profissional que não conhece a rotina da empresa, não tem visão corporativa e só possui conhecimentos técnicos do sistema implantado na empresa. Deve se tomar muito cuidado com certos aconselhamentos profissionais a fim de não gerar maiores conflitos corporativos.

Antes de aconselhar as empresas a substituírem qualquer tipo de profissional, deve-se solicitar um diagnóstico que comprove a ineficiência do funcionário. É importante que as empresas tenham seus processos descritos, bem como os cargos e as funções.  Evitando dessa maneira os transtornos a profissionais que procuram uma recolocação no mercado de trabalho, e que perdem tempo com cargos e funções que não condizem com suas experiências e especialidades.

Muitas das vagas que se encontram disponíveis no mercado nem sempre estão de acordo com o cargo ou função a ser desempenhada pelo profissional contratado. Há casos onde a empresa, procura um gerente, mas na verdade o profissional adequado para assumir a posição não tem a necessidade de ter conhecimentos de gerenciamento e sim de um técnico em ERP, por exemplo, mas, devido à falta de orientação processual não consegue discernir um profissional técnico de um generalista.

Quando uma empresa contrata um profissional que não condiz com as atividades a serem desempenhadas de maneira correta, acaba gerando uma série de problemas, além da ineficiência, custos elevados e alta rotatividade de profissionais. Todos os profissionais têm suas qualidades e especialidades bem definidas e precisam ser alocados de maneira correta evitando transtornos às empresas. Cargos e funções bem definidos devem ser respeitados a fim de que, os profissionais possam trabalhar satisfeitos e as empresas serem bem administradas.

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Licença Creative Commons
O trabalho O que fazer quando a empresa não sabe o tipo de profissional que procura? de Marisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/06/o-que-fazer-quando-empresa-nao-sabe-o.html.

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