Marisa Fonseca Diniz
A falta de oportunidades para
profissionais sem experiência e veteranos tem feito com que alguns
profissionais se aventurem na área de vendas de produtos e serviços de alto
valor agregado. Profissionais sem nenhum tipo
de preparo, treinamento e conhecimento de processos de vendas vêm gradativamente denegrindo
a área comercial.
É um grande erro dizer que
qualquer profissional pode vender produtos ou serviços. Os processos de venda
de produtos são totalmente diferentes ao de serviços. É
perceptível o desespero de muitos profissionais em gerarem renda, que acabam se submetendo a qualquer tipo de vaga, mesmo em áreas que não dominam.
A falta de investimentos das
empresas em querer investir em treinamento de funcionários têm feito com que a
rotatividade de profissionais na área de vendas seja elevada, além do que, há muitas organizações que não pagam salário fixo oferecendo promessas de altos lucros por meio de comissões. Um outro ponto
importante a destacar é que, empresas e profissionais autônomos tem se
aventurado na área comercial sem se preocuparem em fazer nenhum tipo de
planejamento estratégico ou pesquisa de mercado para saber o tipo de cliente ou
região que o produto ou serviço deve atingir.
É importante registrar que serviços mirabolantes com valores abusivos não são vendáveis, e a publicidade
não é solução facilitadora para venda imediata de produtos ou serviços, muito
pelo contrário, é um dinheiro jogado fora sem retorno positivo. Antes de
qualquer lançamento no mercado, as empresas devem dispor de dados relevantes por meio de pesquisas, tais como a viabilidade de negócios, a fim de ajudar os profissionais a oferecerem o produto ou serviço mais adequado ao cliente, sem perder dinheiro.
Após a realização das pesquisas,
as organizações devem decidir se devem coletar mais informações ou utilizarem
os dados disponíveis. As pesquisas podem ser feitas através de questionários,
enquetes, levantamentos, observação, entre outros.
A principal razão para adotar
a pesquisa é descobrir a oportunidade de mercado e conferir uma
vantagem competitiva sustentável. O produto ou serviço precisa ter um
diferencial no mercado, a fim de que possa trazer resultados positivos à
empresa.
Outro ponto importante a destacar
é o planejamento estratégico, pois ele prevê o futuro da empresa e dos negócios
a longo prazo. O planejamento consiste em decidir o que deve ser executado e de
que maneira, e é crucial para o sucesso da organização e dos negócios. Sem
estes processos é impossível ter resultados positivos. Antes de sair
vendendo qualquer produto ou serviço faça uma boa análise de mercado e veja se os resultados trarão resultados
compensadores.
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O trabalho Vendas positivas ou negativas? de Marisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/06/vendas-positivas-ou-negativas.html.
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