Marisa
Fonseca Diniz
Greenwashing é um termo em inglês
que significa lavagem verde ou branqueamento ecológico ou maquiagem verde, ou seja, nada mais é do que fazer o uso inadequado das ações de marketing visando passar a imagem
de que a empresa fabricante ou prestadora de serviços adota ações de
responsabilidade social e respeito ambiental. Na realidade, não adotam ações, apenas enfatizam o apelo do selo verde desviando a atenção dos
consumidores sobre os impactos ambientais negativos que os produtos geram na
natureza.
Sempre houve necessidade de se criar materiais sustentáveis para serem utilizados no setor
da construção, vale a pena ressaltar que nem todos os produtos são
realmente verdes, isto é, 100% naturais. Muitos produtos da construção possuem em suas fórmulas componentes corrosivos e tóxicos, tais como o arsênio e o formaldeído que agridem o meio ambiente.
Há muitos
fabricantes de produtos que utilizam em seu portfólio o
jargão científico, além de informações que acabam confundindo os consumidores por não explicarem de forma clara as composição dos produtos que produzem. É muito comum empresas publicarem anúncios com certificados ambientais, mas que na verdade não possuem, apenas com a intenção de chamarem a atenção de seus possíveis compradores.
Empresas que produzem produtos verdes, nem sempre possuem responsabilidade social, poluem rios, solos e acabam
danificando o habitat natural de alguns animais e plantas, enquanto outras organizações usam expressões
vagas sobre ecologicamente amigável utilizando cenários para vender produtos
ambientalmente inadequados, sem provas concretas do produto ser
realmente sustentável.
Greenwashing ou maquiagem verde tem banalizado o uso das expressões desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, onde a Responsabilidade Social Corporativa acaba sendo
desvirtuada do propósito da transparência do desempenho social, ambiental e governança (ESG) das empresas. Muitas empresas não utilizam instituições de pesquisa e nem certificadoras para confirmar os
benefícios e as atitudes ambientais de seus produtos ou organização.
Seria
muito mais prudente, as empresas desenvolverem produtos e serviços que agregam vantagens socioambientais, que fossem
testados e produzisse os resultados esperados, antes de colocarem seus produtos no mercado. O consumidor deve ter
evidências objetivas sobre as vantagens e particularidades dos produtos e serviços por meio de um marketing socioambiental transparente.
Existem
programas de avaliação e certificação ambiental de serviços, edificações e
produtos com características e requisitos diferentes, que avaliam critérios que uma construção deve ter para ser considerada sustentável, assim
como o uso racional da água, energia, materiais, a qualidade ambiental dos
ambientes e sua localização.
As
empresas socioambientalmente comprometidas com a qualidade sustentável de seus
produtos e serviços tendem a ter as seguintes certificações destacadas na embalagem
dos seus produtos e portfólios de serviços:
Não
se deixe enganar e adquira apenas produtos e serviços certificados.
Os artigos aqui publicados e este blog estão
protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos
aqui expostos, pois estão todos registrados.
O trabalho Cuidado: Greenwashing na construção civil deMarisa Fonseca Diniz está licenciado com uma LicençaCreative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2014/06/cuidado-greenwashing-na-construcao-civil.html.
Comentários
Postar um comentário