Marisa
Fonseca Diniz
Com toda certeza todos já devem ter escutado ou lido a
importância do networking nas relações comerciais, mas nem todos têm o
entendimento correto da necessidade desse processo nos dias atuais. A economia
mundial exige de certa maneira que os negociantes do mundo todo, principalmente
os que trabalham com o mercado internacional, tenham certo grau de influência
sobre as relações comerciais de modo que a venda de seus produtos gerem rentabilidade
e façam com que a economia se movimente
de maneira positiva. O bom relacionamento profissional faz com que se perca
menos tempo nas negociações comerciais principalmente quando o networking é
usado de maneira positiva.
O networking positivo é aquele onde a rede de contatos é
formada através de interesses em comum, ou seja, quem vende bens de consumo,
por exemplo, deverá procurar pessoas e empresas interessadas em adquiri-los.
Porém, o que acontece em alguns mercados é que, o networking é visto apenas
como uma maneira de agregar contatos a rede profissional sem ter qualquer tipo
de critério fazendo com que a rede fique inchada com contatos muitas vezes inúteis.
Como diz o ditado tempo é dinheiro, quando desperdiçado gera altos custos e
quando bem aplicado gera altos lucros.
Engana-se, quem acredita que o networking pode ser feito
de qualquer maneira, sem nenhum critério, apenas para ter uma série de cartões
de visita na carteira ou de ter um perfil em uma rede profissional cheia de
contatos nas quais muitas vezes se quer tem tempo para dizer olá. Há uma
série de pessoas que se dizem especialistas em networking, porém vale ressaltar
que muitas delas são apenas conhecedoras do assunto em uma determinada rede, o
que é um erro, pois quem detém o expertise no assunto irá aconselhar a ter
contatos profissionais de qualidade, que rendam bons frutos, e não apenas
quantidade.
Não desmerecendo nenhuma rede, porém é comum encontrarmos
em certas redes pessoas se dizendo especialistas em LinkedIn ou Facebook,
sejamos honestos, qualquer pessoa que seja curiosa e goste de navegar mais de
seis horas por dia na rede será capaz de se tornar um especialista. O uso
incorreto da palavra especialista tem tornado os profissionais incapazes de enxergar
o real objetivo de se construir um networking positivo e saudável a qualquer
tipo de negócio.
Dependendo do negócio uma boa carteira
de clientes ou investidores pode levar anos para ser construída, pois é
necessário contato direto, reuniões, conversas, negócios e um bom marketing.
Nada cai do céu ou chega através de um botão de adicionar, no caso dos investidores há redes específicas para isso, que em geral
oferecem o serviço pago, uma vez que, investidores preferem fazer negócios em
redes fechadas ou com profissionais de confiança.
Para o profissional
ser conhecido no mercado em que atua sem precisar gastar muito dinheiro para
isso recomendo criar um blog, onde poderá escrever artigos próprios sobre seus
conhecimentos específicos ou sobre os negócios nos quais comercializa. Nada é
fácil, porém é o caminho mais curto para se conseguir ampliar a carteira de
clientes e contatos.
As redes profissionais e sociais possuem normas, e é obrigação dos usuários respeitarem, apesar de que, não podemos
esquecer que o respeito deve ser mútuo, pois as redes dependem de seus usuários
para existirem e propagarem seus objetivos, e não há melhor marketing do que
esse, a satisfação do usuário e do cliente. Assim deve ser o trabalho
profissional ou da empresa, respeitar e cumprir com o prometido.
Artigo protegido pela Lei 9.610
de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
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O trabalho A importância dos Negócios, Networking, Marketing e as Redes Sociais de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2017/08/a-importancia-dos-negocios-networking.html.
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