Marisa
Fonseca Diniz
Em algumas cidades o horário do rush é sempre incerto, pois o volume de veículos é sempre elevado em todos os horários. Algumas soluções para o problema seria o investimento em meios de transportes alternativos, mas que muitas vezes são deixados de lado por falta de recursos necessários ou projetos defasados.
A bicicleta apesar de ser o meio de transporte mais viável aos grandes centros urbanos, nem sempre acaba sendo o melhor e mais eficiente. Cidades onde não há investimentos em ciclovias, sinalizações propícias, educação de trânsito e falta de segurança acabam sendo um perigo e não uma solução.
A solução mais rápida a ser tomada é investir em transporte público de qualidade com várias opções a fim de diminuir o volume de veículos nas principais vias de acesso aos centros. Investimentos estes que poriam fim aos congestionamentos em horários de grande fluxo de veículos e que proporcionariam um atrativo aos usuários de veículos.
Trens, metrôs, ônibus, barcas devem ser muito bem planejadas e com horários planejados, pois, o que vemos atualmente em diversas cidades é a falta de investimentos em infraestrutura urbana, e quando o são feitos são baseados em dados passados e nunca futuros, uma vez que, a população urbana nas grandes capitais ao redor do mundo tem aumentado volumosamente devido às oportunidades encontradas nestes grandes centros.
Moscou é a cidade com o pior trânsito do mundo, os engarrafamentos chegam a 2.000 km no horário de rush. Algumas cidades do mundo como Oslo, Londres e Milão cobram um valor alto de pedágio dos motoristas que insistem ir para o centro das cidades. Uma solução um tanto dolorosa àqueles que necessitam trafegar com seus veículos pelos centros urbanos.
Em Munique na Alemanha a solução encontrada foi à construção de edifícios sem garagens desestimulando as pessoas a terem carro e pressionando os governantes a investirem em transporte público de qualidade. Nos Estados Unidos há a política de desmotorização da população, não há criação de vagas de estacionamento na cidade de Manhattan, por exemplo.
A cidade de Bogotá, na Colômbia no passado era uma cidade exemplar na questão do desenvolvimento do transporte público de qualidade, corredores especiais de ônibus articulados, estações modernas, tarifas pré-pagas, e monitoramento via satélite trazem agilidade ao embarque de passageiros, no entanto, no ranking de 2021 ficou em terceiro lugar em questão de congestionamento.
Cingapura criou um sistema de cotas onde há limite de número de carros por família, o alto valor da licença desestimula a obtenção de veículos, sendo que atualmente menos de 30% das famílias tem carro. Seul cobra multa de carros que passam por duas de suas avenidas principais com menos de dois passageiros, resultando numa queda de 34% da quantidade de veículos e aumentando a velocidade nestas vias em 10 km/h.
Veja o ranking das 10 cidades com o pior trânsito divulgado pela empresa TomTom Traffic em 2021:
1º Lugar
– Moscou
2º Lugar
– Mumbai (Índia)
3º Lugar
– Bogotá (Colômbia)
4º Lugar
– Manila (Filipinas)
5º Lugar – Istambul (Turquia)
6º Lugar – Bangalore (Índia)
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O trabalho Os maiores problemas do trânsito no mundode Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/01/os-maiores-problemas-do-transito-no.html.
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