Marisa Fonseca Diniz
Desde o surgimento das redes profissionais, algo interessante vem ocorrendo, a quantidade de pessoas que utilizam este meio para reclamarem e publicarem assuntos inúteis, na verdade, as redes ao longo dos anos se transformaram em um muro de lamentações e pichações.
As pessoas reclamam de tudo, seja política, economia, profissionais de recursos humanos, empresários, não importa o assunto, quando não, há alguns indivíduos mais exaltados que não
aceitam a opinião alheia, falam mal, ofendem,
criticam e humilham postando publicações agressivas com indiretas sem medir as consequências.
Outros indivíduos preferem
chorar, lamentar sobre qualquer situação desde que consigam sensibilizar empresários e recrutadores. Publicam infinitos
currículos, utilizam a dramatização contando histórias infindáveis de sofrimento por não
conseguirem pagar suas contas e se sentem injustiçados por não conseguirem se recolocar, desespero ou falta de noção, não importa, a crise sempre existiu na história, não
é novidade para ninguém.
Quem muito reclama com certeza não se atualiza das notícias nacionais e internacionais. Ninguém tem
o cuidado em zelar pela própria marca pessoal, mesmo sabendo que os profissionais
de recursos humanos e empresários observem as atitudes dos profissionais, principalmente daqueles que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, uma vez que alguns profissionais podem ser considerados indesejáveis às empresas.
Se todos os
profissionais que usam as redes para reclamar de tudo e de todos
aproveitassem melhor o tempo ocioso para fazer um bom networking e postarem
artigos interessantes sobre seus conhecimentos técnicos e experiências com certeza o objetivo principal seria alcançado.
Ninguém deve se esquecer
o quão importante é utilizar a rede de maneira positiva, deixando transparecer
o quanto a própria marca reflete os interesses profissionais principalmente no debate de assuntos interessantes, na publicação de artigos, além de fazer um networking saudável de extrema importância no fechamento de oportunidades e negócios.
Um ponto positivo é interagir com as próprias conexões invés de apenas ficar adicionando perfis polêmicos que nada tem a agregar e só fazem volume. Ao adicionar uma nova conexão deve-se evitar ficar enviando mensagens com currículos e propagandas de produtos e serviços, pois a primeira impressão é de que não há interesse no perfil adicionado, e sim vender negócios imediatistas, não importando a quem.
Paquerar na rede profissional é outro erro inadmissível, pois estas redes não são sites de relacionamento amoroso, o bom senso se faz necessário para que os profissionais se sintam a vontade para interagir e fazer um bom networking sem encontrar pelo caminho pessoas abusivas.
É necessário, que as pessoas tenham a consciência de que um bom networking nas redes profissionais podem trazer bons frutos sem ter a necessidade de transformar as redes em um ambiente inóspito. Cuidar da imagem profissional rende sempre pontos positivos para as pessoas, sejam negócios, recolocação e conhecimentos técnicos, nada de se lamentar ou copiar ideias alheias, uma boa imagem profissional faz com que qualquer rede profissional seja um ambiente agradável para a troca de ideias e informações. Quanto mais consciência profissional melhor será o ambiente na rede profissional.
#marcapessoal #personalbrand #marcapersonal
#mdnetworking
#mdnetworkingpublications
Artigo
protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo
aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Cuide da sua imagem pessoal nas redes profissionais de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/02/cuide-da-sua-imagem-pessoal-nas-redes.html.
Comentários
Postar um comentário