17 de março de 2018

Aventura nas alturas, a ferrovia mais alta do mundo



Marisa Fonseca Diniz


Aventureiros e apaixonados por trem vão adorar viajar pela ferrovia mais alta do mundo, Qinghai-Tibet construída a 5.000 m acima do nível do mar possui 1.956 km de extensão, sendo os 815 km inaugurados em 1984 percorrendo de Xining a Golmud. A construção do restante do trajeto de 1.142 km até Lhasa no Tibet foi inaugurada em julho de 2006.




O investimento na construção deste gigante foi de US$ 3,68 bilhões, sendo que trabalharam na obra 20 mil trabalhadores e 2.000 paramédicos. Os maiores desafios na construção foram transpor mais de 550 km no permafrost constituído por rochas congeladas, gelo e terra, e durante o verão o solo tornava-se pantanoso.




A construção da ferrovia foi um desafio, principalmente no assentamento de mais de 1000 km de trilhos em lugares ermos. Foram escavados 7 túneis, dentre alguns túneis está o Fenghuoshan, considerado o mais alto do mundo com mais de 4900 m, e o Guajião o mais longo da ferrovia com seus mais de 3.300 m de extensão.

A ferrovia conta também com 675 pontes e 45 estações em altitude acima dos 4000m, a estação Tanggula fica no trajeto e é considerada a mais alta do mundo com mais de 5000 m de altura.




A ferrovia por ser a mais alta do mundo pode causar mal estar em alguns passageiros, pensando nisso as cabines são pressurizadas com máscaras de oxigênio e janelas duplas de vidro para conter os raios ultravioletas.



Desde a inauguração da ferrovia em 2006, mais de 73 milhões de pessoas já se aventurarem pelas altas altitudes da ferrovia de Qinghai-Tibet, portanto preparem o espírito e sigam em frente, pois vale a pena viajar pelas infinitas planícies da China. 



Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Aventura nas alturas, a ferrovia mais alta do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/03/aventura-nas-alturas-ferrovia-mais-alta.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.