Marisa Fonseca Diniz
Para sobreviver a
tempos difíceis há necessidade de inovar, criar e ter diferenciais de
mercado, que possam impulsionar as vendas e ter resultados financeiros
positivos. A falta de profissionais competentes no mercado que enxergue nas
dificuldades a boa oportunidade de inovar e criar é um dos grandes desafios da
era contemporânea em tempos de economia em queda.
Não
basta ter diploma de especialização nas melhores universidades ao redor do
mundo, se o profissional em questão não for criativo, não possuir conhecimentos
básicos de economia e tampouco visão de mercado. Nos últimos tempos tem ocorrido
uma invasão de profissionais inaptos a enfrentarem dificuldades, o que reforça a
ineficiência das empresas mediante aos problemas financeiros. Se olharmos para trás e
analisarmos detalhadamente a história de algumas organizações enxergaremos o pulo do gato dado por elas em tempos de
crise econômica.
A
visão de mercado a longo prazo e o incentivo da criatividade tem feito com que muitos empresários se adaptem a uma nova realidade, pois não basta
apenas querer, há a necessidade de transformar e se adequar as novidades.
Neste caso podemos citar um exemplo bem simples do dia-a-dia, que auxiliará os
empresários e profissionais a tomarem as decisões corretas em épocas de
sobrevivência, e ser um diferencial no mundo dos negócios. A dona de casa
acostumada a ir ao supermercado para fazer compras mensais, percebe que já não
consegue mais comprar a mesma quantidade de produtos como antes da crise, e opta por comprar produtos mais baratos, que podem substituir perfeitamente aqueles de marca. Os alimentos frescos podem ser substituídos por aqueles que estão mais baratos, o que faz com que a dona-de-casa seja criativa e invente novas receitas tão saborosas como aquelas que fazia com os produtos que não pode comprar devido o alto custo.
A
mesma receita deve ser utilizada pelos empresários, substituir, criar e inovar
produtos e serviços tão bons quanto os anteriores, porém eficientes e baratos
sem perder a qualidade e para um maior número de clientes. Difícil? Não, basta ter visão de negócios. O que não pode acontecer é copiar, plagiar ideias,
produtos e serviços de profissionais que por algum tempo desenvolveram
pesquisas, a fim de saber qual o melhor mercado a ser atingindo em tempos
difíceis. A cópia demonstra falta de criatividade, comodismo e mediocridade, o
que detona o futuro do empreendedor.
Há
várias tendências a serem exploradas no mercado, e cada qual com suas
particularidades, que faz com que a criatividade se aflore criando produtos
eficientes. Criar nem sempre necessita de um alto investimento financeiro, e
sim idéias simples e práticas que possam ser transformadas. Uma das muitas
maneiras de inovar nos negócios está associada à criação de produtos e serviços
relacionados aos seguintes segmentos:
·
Aquecimento global: energia renovável, materiais
sustentáveis, reciclagem;
·
Turismo: programas diferenciados para a terceira idade;
·
Soluções tecnológicas: para entregas de
equipamentos pesados ao redor do mundo, que sejam mais eficientes e com menos
perda;
·
Vestuário: desenvolvimento de técnicas sustentáveis na
fabricação de roupas que não agridem o meio ambiente, além de malharia propicia para pessoas com doenças específicas;
·
Pesquisas: os mais variados segmentos que sejam
necessárias no desenvolvimento humano e tecnológico;
·
Produtos artesanais: criação de
metodologias mais produtivas e com menos perdas para produtos artesanais;
·
Animais: criar produtos adequados para cada tipo de
animal, além de serviços que seja acessível para todos os níveis sociais;
·
Produtos agrícolas: menos tóxicos e mais eficientes;
·
Mídia: processos para interagir com a mídia social e negócios virtuais.
Essas
são apenas algumas dicas de como criar e inovar, porém se todos empreendedores
e profissionais pararem e analisar a variedade de segmentos que precisam de
produtos inovadores, ideias variadas surgirão para proporcionar um mundo mais
eficiente e mais humano, sem deixar de lado os resultados positivos para todos
os envolvidos e interessados.
Artigo editado em Agosto/2022.
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