13 de março de 2018

Negócios, networking e sustentabilidade: a formula perfeita para o sucesso



Marisa Fonseca Diniz




A globalização é um fenômeno tão importante quanto foi a Revolução Industrial, pois integra a economia e a tecnologia ao desenvolvimento dos negócios entre os países. Segundo Paulo Paiva (1996), a globalização é um movimento de transformação social e de produção, que permite a melhoria na qualidade de vida e o domínio cada vez maior das potencialidades naturais, ou seja, é uma integração mundial e neoliberal quando se trata de um novo modelo econômico e espacial.

O movimento da globalização vem proporcionado ao longo do tempo benefícios às organizações, apesar de muitas vezes ter sido criticado por surrupiar oportunidades de trabalho dos profissionais, o que é um fato curioso, porém sem base científica que justifique a afirmação. A globalização vem ampliando as oportunidades e os desafios, e tem possibilitado às empresas ampliar os negócios a nível mundial.

As empresas deixaram de ficar limitadas ao seu território de origem, expandindo seu capital e produzindo para consumidores que estivessem do outro lado do mundo, a globalização acoplou a tecnologia em seu processo e as comunicações ficaram mais fáceis entre os países, o que possibilitou maiores fechamentos de volumes de negócios.

O aumento no volume das negociações fez com que as empresas e consumidores começassem a questionar mais a qualidade dos produtos quanto ao tipo de matéria-prima a ser utilizada na produção, surgindo assim uma consciência mais sustentável, isto é, uma preocupação com o meio ambiente.

Empreendedores e consumidores conscientes com o meio ambiente começaram a enxergar um diferencial de mercado, que é a oportunidade em ampliar os novos negócios aplicando conceitos de sustentabilidade empresarial. O contexto da sustentabilidade empresarial avalia a influência da inovação na adoção de práticas e ações sustentáveis.

A qualidade das negociações não se resume apenas a alguns processos e sim na ética em fazer negócios mais promissores. O mercado é relativamente novo, porém alguns órgãos internacionais mais organizados possuem padrões e métricas que estabelecem alguns pontos chaves para a boa execução dos negócios baseados na sustentabilidade.

O mercado é extremamente exigente e os consumidores são conscientes do seu comprometimento com a natureza, a quantidade de pessoas que exigem que a matéria prima utilizada na produção dos produtos seja sustentável aumenta a cada dia, o consumo é diferenciado e colabora na qualidade do meio em que vivemos.

Os empresários que possuem interesse em entrar neste mercado restrito de negócios precisam saber o que é  ter consciência sustentável, e quais as oportunidades que o mercado oferece. Não podem esquecer que a empresa também deve ter uma gestão voltada para este conceito, seguir normas, padrões e procedimentos que devem ser baseados na ética.

O desenvolvimento de novos negócios sustentáveis deve ser acrescido de um bom networking, ou seja, uma rede de contatos positiva com interesses em comum, neste caso, é interessante que a afinidade seja o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos sustentáveis. O foco principal de uma rede de networking positiva para o desenvolvimento de negócios é determinar o foco principal a qual se deseja atingir.

Participar de eventos, congressos, workshops, cursos na área de sustentabilidade é a melhor maneira para quem tem interesses em desenvolver uma rede consistente para fortalecer a realização de bons negócios, não deixando que o foco se perca. As oportunidades se abrem ao mercado sustentável principalmente em épocas de crise financeira global e a preocupação com as alterações climáticas decorrentes da poluição.

Ideias, projetos e produtos voltados para a preservação do meio ambiente acabam tendo grande aceitação no mundo dos negócios, pois a conscientização de que todos necessitam um mundo melhor e com qualidade de vida é que faz toda a diferença no mundo atualmente, além de que há boas oportunidades de negócios e ganhos.


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Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/03/negocios-networking-e-sustentabilidade.html.

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