Marisa Fonseca Diniz
Desenvolvimento de negócios e vendas sempre causa muita
confusão, mas qual a diferença entre ambos?
A começar desenvolvimento de negócios faz parte da área de marketing e
vendas é comercial. Todas as empresas necessitam de receitas para pagar seus
custos diários, mensais ou anuais, porém é um grande equívoco afirmar que
somente vendas dá resultados positivos as corporações e podem ser
consideradas rentáveis.
Desenvolver negócios não é tarefa nada fácil, mas é um
dos principais passos que todo empreendedor deve dar quando da ideia de abrir
um negócio próprio. O termo negócio vem do latim negotium que significa
“aquilo que não é lazer”, ou seja, é uma ocupação ou atividade que pode ser
lucrativa ou não.
A atividade lucrativa é a ação de negociar ou executar
transações comerciais e obter receitas com aquilo no qual se comercializa.
O desenvolvimento de negócios atua no mecanismo
estratégico da busca de oportunidades comerciais no âmbito nacional e
internacional formando parcerias que possam agregar valores para o portfólio de
produtos e serviços das empresas. Perceba que desenvolver negócios implica em
desbravar mercados, a fim de que as empresas possam comercializar seus produtos
ou serviços de maneira mais rentável do que o normal.
O conceito de desenvolvimento de negócio diz respeito às
principais estratégias e formas possíveis para a concretização e sucesso do
negócio. O desenvolvimento do negócio não depende apenas da equipe de gestão,
apesar de ser responsável pela tomada de decisão, mas também de todos os
colaboradores envolvidos no ciclo de produção. Não basta apenas ter uma ideia
nova de produto ou serviço, se não houver antes uma equipe de desenvolvimento
de negócio apta para avaliar o mercado a ser comercializado, bem como se o
produto ou serviço será um diferencial a ser implantado.
Os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de
negócios devem ser:
É necessário utilizar ferramentas específicas de análise
das tendências do mercado, ou seja, estes mecanismos fazem parte da área de
marketing, a fim de visar à perpetuação da presença da empresa no futuro do
mercado promissor, assim o negócio poderá ser mais bem orientado na obtenção do
lucro. Quanto maior o lucro, melhor será
para os gestores, empreendedores e indiretamente à comunidade, pois gerar
lucros está associado diretamente com o desenvolvimento da empresa construindo
uma cultura empresarial favorável e um ambiente de trabalho adequado.
Depois de consolidado o desenvolvimento de negócios e o mercado,
cabe ao departamento comercial aplicar as melhores técnicas de vendas
direcionadas ao produto ou serviço a ser comercializado. Vender é uma arte e
significa o ato de alienar ou ceder por certo preço, ou seja, trocar por
dinheiro. Vender envolve três elementos importantes, a saber:
Alguns dos principais métodos estatísticos e eficientes na
captação de clientes é a pesquisa de opinião e a análise de mercado. Por outro
lado, a ferramenta fundamental na conquista e fidelização do cliente para a
empresa diz respeito ao profissional de vendas que tem como função a prospecção
de possíveis clientes interessados em adquirir produtos e serviços específicos.
O profissional de vendas deve ter as seguintes
características:
Todas estas características são importantes no
procedimento de vendas, a fim de se obter resultados favoráveis às empresas.
Percebe-se claramente que desenvolvimento de negócios e
vendas são áreas distintas, mas indiretamente uma necessita da outra para obter
projeção de mercado e obter lucros rentáveis. Se todos os empreendedores
tivessem a consciência da necessidade de se ter estas áreas bem definidas em
suas empresas, nenhum deles teria tantos prejuízos em épocas de crise.
Desenvolvimento de negócios não pode ser tratado apenas como prioridade em
alguns segmentos de mercado, e tampouco a área comercial deve ser dita como a
área responsável por marketing, comercial e qualquer outra miscelânea, apenas
para economizar despesas que julgam desnecessárias.
Este artigo foi citado por Omarson Costa - Business
Development Director at Netflix em seu artigo Vender ou desenvolver negócios? Atualmente Managing Director - Accenture (2022).
Artigo
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O trabalho Qual a diferença entre desenvolvimento de negócios e vendas? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/03/qual-diferenca-entre-desenvolvimento-de.html.
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