9 de abril de 2018

Plataformas Petrolíferas


Marisa Fonseca Diniz



A plataforma petrolífera é uma grande estrutura usada na perfuração de poços em alto mar ou em terra firme. As plataformas podem abrigar trabalhadores ou equipamentos necessários para a perfuração e extração de petróleo ou gás natural.

As plataformas fixas funcionam como um edifício, pois são cravadas com estacas. Elas podem ser de dois tipos: jaqueta ou gravidade. As tipo jaqueta e gravidade são fabricadas de aço e/ou concreto e podem ser utilizadas para produção de petróleo até 400 metros de profundidade. Podem operar sozinhas enviando diretamente para a terra o óleo através de tubulação, ou podem ser operadas com navio acoplado à plataforma. A diferença entre estas duas plataformas é que a do tipo gravidade apóia-se no fundo do mar por gravidade.




As plataformas auto-elevatórias são unidades móveis que quando estão em operação abaixam os cilindros ou jaquetas, e se apóiam no fundo do mar. Estas plataformas são mais resistentes e transparentes as ondas em águas mais profundas.


As plataforma semi-submersível consiste em uma plataforma superior sempre acima da linha d’água ligada por colunas aos cascos. Prospecta petróleo em campos de águas profundas. 



A maior plataforma petrolíferas no mundo já construídas até hoje é:

Plataforma Perdido Regional Development Spar: é a plataforma mais profunda do mundo, localizada no Golfo do México a 2.438 metros de profundidade de propriedade da Shell. Com capacidade para produzir 100.000 barris de petróleo e 61.000 milhões de metros cúbicos de gás por dia. É quase tão alta quanto a Torre Eiffel e pesa o equivalente a 10.000 carros.



Assista o vídeo com mais informações sobre a Perdido Spar: 



Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Plataformas Petrolíferas de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/04/plataformas-petroliferas.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.