Marisa Fonseca Diniz
O artigo de hoje vai falar sobre inovação e diferencial de negócios. Apesar da crise econômica pelo qual o país vem atravessando há alguns anos, os empreendedores não podem se deixar levar pelo desânimo,
sendo necessário se reinventar, a fim de alavancar os lucros. Inovar é recriar, criar algo novo, renovar sejam produtos ou serviços. Introduzir um novo produto ou serviço no portfólio é um diferencial no setor em que atua, o que podem render bons lucros. Deixe de lado o comodismo, pois não há nada mais desanimador do que ficar estagnado esperando os problemas do
país se resolverem naturalmente sem se esforçar para ter um diferencial de
mercado.
A criatividade deve sempre aflorar em épocas de crise,
pois há sempre a necessidade em se criar produtos úteis, eficientes e com baixo
custo. Não importa o tipo de invenção desde que ela venha ser um diferencial no
mercado comercial. Pessoas simples podem criar uma receita de sanduiche
diferente, saboroso com valor nutricional e baixo custo e fazer muito sucesso,
outros podem criar equipamentos eficientes que ajudam nos afazeres domésticos,
e outras pessoas podem apenas criar uma marca profissional que seja o
diferencial de um determinado produto e ganhar o mercado.
Não importa qual o tipo de invenção, o importante é colocar
a criatividade em ação, inventar, registrar e inovar. Quando falamos em inventar algo, nos referimos em criar um novo produto, processo ou
tecnologia e até mesmo aperfeiçoá-los. A invenção costuma surgir de um
processo criativo, muitas vezes é apenas um projeto ou um protótipo sem valor
econômico ou foco mercadológico. Nem todas as invenções são novidades, porém
quando o produto ou o processo tem foco econômico passa ser uma inovação. Só
chamamos de inovação quando determinado produto, processo ou tecnologia possui desempenho
econômico ou é comercializado através de técnicas de estratégia são desenvolvidas
através do marketing destacando dos demais já existentes no mercado.
A invenção ou a criação depende de conhecimento e experiência
no segmento no qual se tem a intenção de desenvolver um determinado produto, no
entanto, a inovação independe desses fatores porque o foco principal é agregar
valor aos produtos de uma determinada empresa diferenciando-os dos demais
existentes no mercado.
A inovação é muito importante em tempos de crise, pois
coloca o empreendedor e os seus negócios a frente dos demais concorrentes.
Ideias que atendem as expectativas ou as necessidades do mercado tendem a ser
vistas com bons olhos, pois além de ser considerada sustentável também tende a
aumentar os lucros das empresas. A resistência dos empreendedores é o maior
percalço atualmente no mundo dos negócios, pois faz com que eles fiquem para
trás em questão das novidades do mercado e percam mercado para a concorrência
que muitas vezes investe grandes valores em inovação.
Não importa qual o tamanho das empresas, pois quem não
investe em diferenciais de mercado tende a ficar estagnado e perder a
clientela. Em todos os setores há uma carência muito grande de produtos
eficientes e inovadores, portanto invista, seja criativo, e não permita que a
resistência retrógrada do mercado conservador impeça que a empresa venha emergir
em tempos de vacas magras. Tenha um diferencial de negócios, e seja acima de
tudo competitivo tanto no mercado nacional como no estrangeiro. Esta é a
receita básica para o sucesso e para sobreviver em tempos de crise econômica.
#mdnetworkingpublications
#inovacao #estrategia #negocios
#innovation #strategy #business
Artigo
protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo
aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Estratégia de Negócios de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/05/estrategia-de-negocios.html.
Comentários
Postar um comentário