Marisa
Fonseca Diniz
Se você está se perguntando o que é esta tal de etiqueta
organizacional, então te convido a ler este artigo até o fim. A etiqueta
organizacional (ou empresarial) é definida como um conjunto harmonioso de
normas e procedimentos de boas maneiras, bons costumes, ética, atitudes,
gestos, fisionomia, traje, palavras e voz, que tem como objetivo melhorar e
facilitar as relações humanas dentro das empresas.
Não há nada mais agradável do que trabalhar em um ambiente
organizacional, onde as pessoas conseguem se relacionar umas com as outras de
maneira harmoniosa, educada, sem alterar a voz e sem atitudes agressivas. No
entanto, nem sempre esta atitude de respeito pode ser encontrada em algumas
empresas. A fala agressiva da chefia com os subordinados, em geral é a mesma
utilizada para falar com fornecedores e clientes, imperceptível para algumas
pessoas, mas para outras é considerada uma comunicação grosseira e
desrespeitosa.
Deve-se ter em mente que a política organizacional da
maioria das empresas é manter a boa convivência entre os funcionários, bem como
manter o bom trato com clientes e fornecedores. A comunicação é a ponte entre
as pessoas, e não há nada pior do que se sentir desrespeitado por alguém que
não tem o costume de tratar bem os indivíduos com quem mantêm um relacionamento
profissional e tão pouco se preocupa com suas atitudes vergonhosas. A
comunicação seja ela pessoal ou virtual deve ser feita de maneira respeitosa,
nada de achar que o diálogo entre os interlocutores poder ser de qualquer
maneira cheio de intimidade ou piadas.
A etiqueta organizacional deve ser aplicada também aos
e-mails corporativos, tanto com pessoas da própria empresa como as fora dela. Este
recurso é uma maneira rápida e fácil de enviar documentos, relatórios e mensagem,
portanto a comunicação deve ser feita de maneira formal. Seja gentil ao receber
e-mails com portfólios de fornecedores, currículos profissionais e
questionamentos sobre produtos e/ou serviços ofertados pela empresa, jamais
deixe de responder educadamente cada uma das mensagens dê sempre uma satisfação
ao interessado que fica sempre no aguardo de um retorno.
É importante ressaltar que não se deve jamais responder
um e-mail com críticas ou chalaças, principalmente quando não se conhece quem
enviou o e-mail, como é o caso de alguns profissionais que enviam uma carta de
apresentação ou o currículo profissional às empresas.
O responsável pelo departamento de recursos humanos ou a
diretoria (quando o porte da empresa for pequeno) deve sim agradecer o envio do
currículo, e comunicar ao profissional que no momento não há vagas disponíveis,
mas que irá guardar no banco de dados e sempre desejar sucesso na busca por uma
recolocação. Nada de se achar íntimo, falar que a empresa é insignificante para
ter um funcionário altamente capacitado, pois dá a entender que a empresa em
questão não é um local confiável. Além do que, não se sabe se no futuro este
mesmo profissional poderá ser um fornecedor ou cliente.
Sabedoria e educação são essenciais no mundo dos
negócios. Erros profissionais podem ser prejudiciais não apenas às empresas
como também aos profissionais, verifique a ortografia antes de enviar qualquer
e-mail, correspondência, relatório, contrato saiba que o receptor precisa entender
o que está recebendo.
No ambiente de trabalho, os funcionários devem ir
trajados com roupas discretas, mesmo que o ambiente de trabalho seja informal,
nada de usar roupas apertadas, provocativas ou com grandes rasgos. Em uma
reunião de negócios, por exemplo, deve-se manter a compostura, nada de bater na
mesa, esbravejar ou falar cuspindo o que é algo inaceitável. Preze pela boa
convivência, seja cortês, nada de querer mostrar que é melhor que os outros.
De maneira nenhuma queira ser o centro das atenções,
principalmente em eventos corporativos, não seja vulgar, não beba demais e nem
tente tirar a barriga da miséria, pois o excesso pode fazer com que a pessoa
perca a compostura e consequentemente perca o emprego. Interaja de maneira a
não prejudicar os outros e muito menos deixar o clima organizacional pesado,
pois não há nada mais constrangedor do que ter funcionários que não sabem se
comportar de maneira agradável em um ambiente empresarial.
Não se esqueça, a etiqueta organizacional é muito importante
e os funcionários devem segui-la a risca, pois de nada adianta ter um currículo
impecável se o profissional não sabe se comportar em público!
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1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
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O trabalho Use e abuse da etiqueta organizacional de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2019/03/use-e-abuse-da-etiqueta-organizacional.html.
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