Marisa Fonseca Diniz
O
mundo dos negócios é maravilhoso, no entanto, dependendo do período econômico
pode ser cruel. Empresas que antes eram ditas como excelências mantendo-se no
topo da lista das maiores e melhores foram ficando com o tempo obsoletas,
simplesmente por não inovarem a linha de produção, os processos internos e
muito menos acompanharem a evolução tecnológica, o que fez com que perdessem credibilidade
e ficassem esquecidas pela maioria dos consumidores.
Empresas
que lucram alto, mas se mantém há anos no mercado possuem alguns segredos para
não desaparecem e ficarem esquecidas, a saber:
Ø Tem recursos próprios
e não dependem 100% de financiamentos ou empréstimos bancários;
Ø Possuem um bom
planejamento estratégico;
Ø Fazem viabilidade de
negócios;
Ø Adaptam-se facilmente
as mudanças;
Ø Os colaboradores
diretos e indiretos se identificam com a cultura organizacional;
Ø Não há centralização
da gestão;
Ø Investem em
capacitação profissional.
Entre
estas empresas que sobrevivem há anos de história sem sair do subconsciente dos
consumidores e continuam lucrando alto por se adaptarem as mudanças estão as
seguintes:
Ø Hudson's Bay Company fundada em 02 de
maio de 1670 (Canadá);
Ø DG Yuengling e Filho fundada em 1829
(Estados Unidos);
Ø Basf fundada em 06 de abril de 1865 (Alemanha);
Ø Carhartt fundada em 1889 (Estados Unidos);
Ø Bayer fundada em 1 de agosto de 1893
(Alemanha);
Ø Brookfield fundada em 07 de
abril de 1899 (Canadá);
Ø Souza Cruz fundada em 25 de
abril de 1903 (Brasil);
Ø Droga Raia fundada em 1905
(Brasil);
Ø LLBean estabelecida em 1912
(Estados Unidos);
Ø Cubana de Aviácion fundada em 8 de outubro de 1929 (Cuba).
Na
mão contrária, muitas empresas antes ditas como excelência em suas áreas de
atuação acabaram perdendo espaço e diminuírem drasticamente sua lucratividade.
Dentro destes exemplos temos as seguintes empresas:
Empresas que antes eram ditas como sucessos
ficaram esquecidas no passado, simplesmente por acreditarem que a gestão era
eficiente demais, não haveria crise econômica que as derrubassem e muito menos
concorrentes a altura delas mesmas, um grande erro!
Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de
1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Nem tudo são flores no mundo dos negócios de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2021/03/nem-tudo-sao-flores-no-mundo-dos.html.
Comentários
Postar um comentário