Marisa Fonseca Diniz
Vivemos uma vida estressante e um dos lugares onde mais vivemos depois
da nossa casa, é o trabalho. Trabalhar em um ambiente carregado ou negativo
gera estresse e baixo rendimento. Muitas das vezes estes sintomas ocorrem
devido à falta de incentivos por parte da empresa em manter um ambiente
agradável devido às divergências de comportamentos e atitudes de alguns profissionais.
Profissionais com comportamentos difíceis dificultam o bom rendimento de uma equipe e do ambiente de trabalho. Quem nunca teve a oportunidade de trabalhar com um sócio, chefe ou colega de trabalho de temperamento difícil?
Alguns tipos de profissionais difíceis de trabalhar:
Dissimulados: os profissionais com esta característica são aqueles que jogam seus problemas para dentro, vingativos, sempre estão armando ciladas para as pessoas das quais não se simpatizam e são principalmente falsos.
Como trabalhar com
profissionais dissimulados?
Responda seus questionamentos de maneira evasiva, mantenha a ética profissional e demonstre que a responsabilidade mútua é importante. Caso o profissional dissimulado mostre suas artimanhas, desmonte-as, flagre suas mentiras e desmascare-o. Não entre no jogo dele e mantenha a calma.
Arrogantes: são profissionais que se acham superiores aos demais, inseguros, narcisistas e críticos nas opiniões alheias.
Como trabalhar com
profissionais arrogantes?
Não discuta com ele, não se deixe abater pelas atitudes negativas, ignore suas críticas já que estas atitudes só demonstram que é inseguro e tem baixa autoestima.
Egoístas: profissionais que demonstram que são únicos, vingativos, vaidosos e adoram humilhar os colegas de trabalho.
Como trabalhar com
profissionais egoístas?
As atitudes são as mesmas do dissimulado, não se estresse e ignore-o, que com o tempo perceberá que não está agradando.
Autoritários: muitos profissionais em cargos de chefia se gabam em serem autoritários, porém estão sempre escondendo suas verdadeiras pretensões, são julgadores, rudes e passam a falsa ilusão de que autoridade impõe respeito.
Como trabalhar com
profissionais autoritários?
Não confronte, quando for humilhado por ele seja simpático, compreensivo e prestativo, ele vai perceber que você gosta de ser respeitado e vai procurar outra vítima.
Controladores: profissionais que sempre querem saber de maneira mansa o que acontece na vida dos colegas de trabalho, fofoqueiros, vingativos, sempre arranjam um jeito de prejudicar os colegas e tirar vantagem controlando-os.
Como trabalhar com
profissionais controladores?
Não conte suas vitórias, fracassos, segredos, projetos e nem dê importância as suas artimanhas para conseguir tirar estas informações.
Dominadores: chefes dominadores são comuns no meio corporativo, inseguros, apesar de se acharem fortes e imbatíveis. São questionadores, sedutores, perigosos, não gostam de ser contrariados e impõem a qualquer custo suas ordens e ideias. Altamente vingativos fazem de tudo para acabar com a vida profissional de uma pessoa, mesmo quando seus subordinados, colegas de trabalho ou sócios já se desligaram do quadro de funcionários da empresa. Perseguem suas vítimas e tentam acabar com elas difamando profissionalmente e pessoalmente como se fosse um triunfo para eles.
Como trabalhar com
profissionais dominadores?
Profissionais inseguros que necessitam impor a qualquer custo sua imagem, ideias e capacidade, mesmo não tendo, são altamente vingativos e devem ser totalmente ignorados e esquecidos.
Agressivos: profissionais estourados, agressivos no falar e no agir, descontroladas, inconstantes no temperamento e estão sempre na defensiva.
Como trabalhar com
profissionais agressivos?
A maneira mais fácil de trabalhar com este tipo de profissional é agir de maneira contrária as suas atitudes. O diálogo é a melhor forma de compreendê-los.
O ambiente de trabalho deve ser um local descontraído e agradável, temperamentos difíceis devem ser tratados através de terapias com psicólogos. As pessoas devem respeitar as opiniões e os comportamentos dos colegas de trabalho e não tentar impor a qualquer custo suas ideologias e opiniões. Percebe-se que a vingança é uma característica muito comum de todos os profissionais de temperamento difícil. É uma característica típica de pessoas problemáticas, inseguras, amarguradas, com baixa autoestima e querem demonstrar que tem capacidade profissional acima das demais pessoas que trabalham com eles.
Uma empresa só é produtiva quando há respeito e todos os funcionários trabalham em sintonia para o seu crescimento.
Artigo
protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo
aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Como trabalhar com profissionais difíceis? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2023/01/como-trabalhar-com-profissionais.html.
Comentários
Postar um comentário