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Estaqueamento e seus riscos

Marisa Fonseca Diniz Sempre que alguém planeja executar uma obra de construção civil de grande magnitude, é indispensável pensar nas bases mais adequadas para sustentar o empreendimento. A fundação profunda precisa ser muito bem calculada, a fim de não causar riscos nem para o empreendimento e nem para o solo. Durante séculos as fundações profundas eram feitas com base em conhecimentos práticos, porém com o surgimento da física moderna no século XVIII tornou-se possível o estudo científico dos solos, o que proporcionou uma melhor adequação das estruturas necessárias a serem utilizadas nas construções. No caso de fundações rasas, diretas e superficiais em que a profundidade é inferior a 3 metros, e as cargas são mais leves, como por exemplo, residências, o baldrame é o tipo de fundação mais utilizada. O baldrame é constituído por uma viga de alvenaria ou concreto simples ou armado construída diretamente no solo firme dentro de uma pequena vala. A sapata é outro tipo de f

Que tal ter uma usina de biogás?

Marisa Fonseca Diniz A Declaração da Conferência da ONU sobre Meio Ambiente firmado em 1972 na cidade de Estocolmo estabeleceu 19 princípios que representam o Manifesto Ambiental dos dias atuais. Aproveitando a energia gerada pela Conferência, a Assembleia Geral criou em dezembro de 1972, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, que coordena os trabalhos da ONU em nome do meio ambiente global. Suas prioridades atuais são os aspectos ambientais das catástrofes e conflitos, a gestão dos ecossistemas, a governança ambiental, as substâncias nocivas, a eficiência dos recursos e as mudanças climáticas (trecho incorporado das Nações Unidas - Meio Ambiente). O pensamento exato das ações a serem empregadas na preservação do meio ambiente se diz respeito em defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornando-se a meta fundamental para a humanidade. Partindo desse pressuposto a sustentabilidade ambiental nada mais é do que a manutenção do meio

O charme dos bondes

Marisa Fonseca Diniz Bons tempos àqueles quando se andava de bonde pelas cidades iluminadas... As primeiras linhas de bonde surgiram nos Estados Unidos, e eram com tração animal. As primeiras cidades a usá-lo foram: 1)     Nova York nos Estados Unidos em 1832; 2)     Nova Orleans nos Estados Unidos em 1834; 3)     Montrond e Montbrison na França em 1838. O primeiro bonde elétrico motorizado no mundo surgiu em 1881 na cidade de Lichterfelde, Alemanha. No Brasil, a primeira linha de bonde com tração animal foi autorizada em 1856, e o bonde elétrico surgiu apenas em 1892, até meados de 1960 o país possuía a mais complexa rede de transporte de bondes do mundo. O crescimento das linhas e a integração das redes elétricas dos bondes tiveram impacto no desenvolvimento das cidades brasileiras, e na modernização do transporte público. Aos poucos os bondes no final da década de 1950 foram sendo substituídos por ônibus elétricos e automóveis em massa. Atualmente no m