Marisa Fonseca Diniz
A Holanda começou a construir os canais a partir do século XVII com o intuito de defender a cidade de Amsterdam e administrar o excesso de água. O sistema de canais da Holanda é moderno e interliga hidrovias a canais radiais, que assumem a forma de um ventilador. A construção foi feita de oeste para leste formando um retângulo com todos os canais facilitando e ampliando o sistema de transporte fluvial na cidade, que possui mais de 100 km navegáveis.
A maior via aquática de Veneza é conhecida como o Grande Canal, por onde trafegam táxis aquáticos e vaporettis que fazem parte do transporte público da cidade.
O Canal da Mancha que liga a Grã-Bretanha a França é um braço natural do Oceano Atlântico que une ao Mar do Norte. O canal tem aproximadamente 563 km de comprimento e 240 km de largura. São mais de 250 navios por dia que circulam pelo canal, os acidentes são raros na região devido as avançadas técnicas de engenharia aplicadas na circulação marítima.
Em 1996 foi classificado pelo UNESCO como Patrimônio da Humanidade, atualmente mais de 50 mil pessoas trafegam pelo canal que comporta apenas embarcações turísticas.
Antes desta técnica moderna de engenharia mecânica, os barcos eram puxados ao longo dos canais por animais ou homens que caminhavam nas margens. Atualmente os navios se deslocam por si mesmo ao longo da maioria dos canais.
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