Marisa Fonseca Diniz
Pontes
são construções que interligam pontos não acessíveis, que podem estar separados
por obstáculos naturais ou artificiais. O projeto de uma ponte é o resultado de
um processo criativo constituído por uma sequência de alternativas de
melhorias, a fim de garantir uma solução eficiente para a aprovação e a sua
construção.
As pontes
são construídas para permitir a passagem de pessoas, veículos ou aquedutos
sobre o obstáculo a ser transposto. Quando as pontes são construídas sobre um
curso de água, o tabuleiro é calculado de maneira que sua altura possibilite a
passagem de embarcações com segurança sob a sua estrutura.
A
construção de uma ponte depende de um processo detalhado para construí-la, as
informações necessárias devem advir da topografia, geologia, tráfego,
condições climáticas, entre outros, considerando os materiais e técnicas
construtivas a serem empregadas na construção.
A obra
precisa ser segura, econômica possuir um designe estético agradável de ser
observado. As pontes devem ter vida útil longa, pois o projeto nunca acaba com
a finalização da obra, e sim é continua em decorrência da manutenção. O
processo criativo e a importância da estética das pontes demonstram ser
verdadeiras obras de arte.
Algumas
pontes são consideradas patrimônios mundiais e para que isso aconteça há alguns
itens importantes a serem considerados pela UNESCO, que são os seguintes:
A exemplo
destas exigências há três pontes ao redor do mundo, que valem o título recebido
pela UNESCO como patrimônio mundial, vamos conhecê-las:
Ponte Maria
Pia
Localizada
sobre o Rio Douro, a ponte liga as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia no
norte de Portugal. A Ponte D. Maria Pia é uma infraestrutura ferroviária feita
de metal com um de 352 metros de extensão. A ponte possui um arco sob o
tabuleiro de forma biarticulada uma delas tem 160 metros de corda e 42,60
metros de flecha. O outro arco possui 6 metros acima do nível das águas.
A ponte foi idealizada pelo engenheiro Gustave Eiffel e edificada pela empresa Eiffel Construction Métalliques. Foi inaugurada em 4 de novembro de 1872 por D. Luís I de Portugal e D. Maria Pia.
Aqueduto
de Pontcysyllte
O aqueduto pode ser uma galeria ou canal subterrâneo ou de superfície que é construído com a finalidade de conduzir água. Em geral, os aquedutos são edificados sobre arcadas ou plataformas de vias de comunicação com a estrutura de pontes.
O Aqueduto de Pontcysyllte localiza-se no nordeste do País de Gales, que corta o vale do rio Dee e é um aqueduto navegável. O aqueduto foi projetado e construído pelo engenheiro civil e arquiteto Thomas Telford, tornando-se dessa maneira um profissional famoso pela incrível obra de engenharia, que ficou pronta em 1805.
Pontcyssyllte é o mais alto e mais comprido aqueduto da Grã-Bretanha construído em ferro fundido sobre uma estrutura de pedra, tem 300 metros de extensão, 3 metros de largura e quase 40 metros de altura.
Ponte
Vizcaya
A Ponte Viscaya é uma ponte de transporte, que foi projetada e construída entre 1887 e 1893. A ponte une as duas margens do rio de Bilbao, Vizcaya, Espanha.
A ponte recebe vários nomes, tais como: o nome oficial de Ponte de Vizcaya, Ponte Pênsil, Portugalete, Guecho, Bilbao, e Ponte Palácio em homenagem a seu arquiteto, Alberto de Palacio e Elissague. A ponte foi criada devido à necessidade de unir os balneários existentes nas margens do rio, destinados à burguesia industrial e os turistas do final do século XIX.
A Ponte Vizcaya foi a primeira ponte transportador construída em estrutura de metal. A ponte tem 164 metros de comprimento, 45 metros de altura e possui uma gôndola fixada a cabos de aço que podem transportar seis carros e dezenas de passageiros. Há mais dois elevadores instalados nos dois pilares da ponte com 50 metros de altura cada, que permitem que os visitantes andem sobre a plataforma. A vista é maravilhosa vista do alto.
A estrutura é feita com quatro torres de 61 metros cada que ficam nas margens do rio. As torres ficam apoiadas por cabos de ferro nas vigas e ficam em paralelo ao rio por meio dos cabos. O travessão superior fica na horizontal, repousa entre duas torres com 70 cabos de suspensão, que ficam apoiados nas mísulas a fim de equilibrar e suportar o peso.
Artigo
protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo
aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Pontes – Patrimônio Mundiais de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/02/pontes-patrimonio-mundiais.html.
Comentários
Postar um comentário