Marisa Fonseca Diniz
Quando falamos em networking, nos referimos à maneira
como podemos ampliar nossos contatos e a importância de se ter uma rede
positiva que possa nos auxiliar nas relações profissionais e pessoais.
Networking é uma expressão inglesa que significa rede de contatos, as pessoas
pertencentes a uma rede em específico devem ter interesses em comum, e na área
de negócios este quesito é muito importante fazendo toda a diferença.
Para se construir uma rede forte de contatos se faz
necessário à comunicação entre as partes interessadas, no caso de negócios, a
internet pode ser uma ferramenta adicional, mas não a única. Participar de
congressos, seminários, palestras, workshops, cursos e reuniões são excelentes
interações para se ampliar a rede de contatos.
Uma rede de contatos deve ser sólida, isto é, deve ser
composta por pessoas e empresas interessadas em determinados segmentos
comerciais, pois se houver discordância a possibilidade de se fazer algum
fechamento é praticamente nula. O networking quando associado a negócios deve
ter consistência em questões de interesses em comum, quando da análise de
mercado referente ao produto ou serviço a ser comercializado é necessário
determinar qual tipo de rede é mais interessante para o fechamento de futuros
negócios.
As redes de networking podem ser regionais, nacionais
e/ou internacionais tudo depende do resultado da análise comercial a ser
atingida. Outro ponto positivo para se estabelecer um networking saudável e
concluir bons negócios é a participação em grupos de discussão relacionados aos
negócios em referência, pois a partir do momento que se apresenta o
produto/serviço a ser negociado abre-se um leque de oportunidades, lógico que em qualquer grupo de discussão irá ter pessoas mais eufóricas que
querem atritar, nesse caso é necessário ter boas estratégias para não entrar
em brigas desnecessárias.
Redes sociais e profissionais também devem ser utilizadas
para fechamento de negócios, devendo ser utilizadas apenas com este propósito, não misturando interesses pessoais,
pois além de ser antiético pode gerar desconforto entre os interessados na geração de negócios. A credibilidade de um negócio se dá em ter uma rede de contatos
positiva, ou seja, apta a fazer negócios frutíferos, caso contrário será um
desastre e poderá prejudicar não apenas todos os envolvidos nas negociações
como o profissional ou a empresa na qual está tentando fechar uma transação comercial.
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O trabalho Qual a importância do networking nos negócios de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/06/qual-importancia-do-networking-nos.html.
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