Marisa Fonseca Diniz
Durante a
segunda metade do século XIX, o conceito arquitetônico era baseado na imitação
de estilos do passado, a escolha do estilo ocorria segundo a função do edifício
e a sua localização. As igrejas eram de estilo gótico, mas as construções
oficiais erguiam-se em estilo classicista, sendo que o uso estava sempre
condicionado a um estilo histórico.
O ferro
utilizado como material auxiliar da construção atingiu o auge quando do surgimento da
possibilidade de fabricar um série peças de ferro fundido podendo ser
transportadas e montadas de modo rápido e fácil. Os engenheiros idealizavam os
desenhos de maneira rústica, sem a beleza da arquitetura que deveria ser
histórica e baseada em um estilo.
O ferro inicialmente utilizado na construção de pontes ganhou popularidade nos pavilhões das exposições universais, tais como:
The
Crystal Palace
Desenhado por Joseph Paxton, o edifício possuía 564 metros de comprimento, altura de 33 metros feita em ferro fundido e vidro erguido no Hyde Park em Londres construído para abrigar a Grande Exposição de 1851.
Galeria
de Máquinas C.L.F. Dutert e V. Contamin
Torre
Eiffel
O desenvolvimento dos meios de transporte proporcionou uma série de novas construções de pontes de ferro, e a criação de novos equipamentos como as estações de comboios. A inovação das construções fez com que a engenharia utilizasse o ferro fundido na construção civil, que além do uso na produção de máquinas, também era utilizado em pontes, canais, aquedutos, ferrovias, colunas, janelas, gradis, bancadas, mercados e estufas.
Thomas
Telfor, engenheiro civil foi referência na utilização do ferro como
matéria-prima de pontes, canais, estradas e portos, além de ser um dos maiores
construtores de estradas da Inglaterra. A ponte Craigellachie localizada na
Escócia possui aproximadamente 46 metros de comprimento foi um empreendimento
revolucionário à época da sua construção (1812 – 1814), pois usou um arco de
extremamente delgado no qual não seria possível ser utilizada com construção de
alvenaria tradicional. Em cada extremidade d estrutura há duas torres de 15
metros de alvenaria estilo medieval, que apresentam seteiras e ameias em
miniaturas.
Outras obras importantes de Thomas Telfor são a Waterloo Bridge sobre o rio Conway construída em 1815 e a Smethwick Galton Bridge sobre o canal Birmingham de 1829.
Apesar de
toda inovação estrutural no decorrer dos séculos, a arquitetura em ferro
associada à tecnologia da engenharia civil se modernizou, e nos dias atuais vem
sendo utilizada, principalmente nos arranha-céus de escritórios, sendo o Leiter
Building um dos edifícios pioneiros da arquitetura moderna umas das correntes
precursoras. Os movimentos vanguardistas europeus adotaram o aço como símbolo
das conquistas técnicas e do progresso cultural, assim como nos Estados Unidos
da América. No início dos anos 1900, este sistema construtivo marcou
profundamente as produções arquitetônicas de movimentos como a Arte Nova e a
Secessão Vienense.
Artigo editado em Julho/2022.
O trabalho As inovações da Arquitetura em Ferro de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/02/as-inovacoes-da-arquitetura-em-ferro.html.
Artigo
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