MD Networking: Você é mitomaníaco?

Você é mitomaníaco?

 Marisa Fonseca Diniz



Não há nada mais desagradável do que conviver diariamente com um indivíduo mitomaníaco, seja no trabalho, na escola ou até mesmo numa roda de amigos. O mitomaníaco é aquele sujeito que mente compulsivamente, e acredita nas mentiras que inventa como se fossem verdades.

A mitomania também conhecida como pseudolalia ou mentira obssessiva-compulsiva é a tendência patológica, e consciente que resulta de um longo vício de falar mentiras. As mentiras dos mitomaníacos, em geral, estão relacionadas a assuntos específicos  podendo ser ampliadas a outros assuntos. É considerada uma doença grave, pois o portador dela necessita de grande atenção por parte dos amigos e familiares.

Esta doença é definida como uma forma de desequilíbrio psíquico que acomete principalmente pessoas com problemas de auto-estima, sentimento de inferioridade, supervalorização em crenças diversas, angústia profunda, depressão, pós-depressão e portadores de TOC. O mitomaníaco se sente mais forte quando percebe que consegue enganar facilmente as pessoas com suas histórias complexas e recheadas de inverdades.

Os principais sintomas do mitomaníaco aparecem na infância devido às práticas freqüentes em viver situações imaginárias, em geral advindas de traumas nesta fase. A atitude de mentir compulsivamente funciona como um mecanismo de autodefesa da insegurança e carência de atenção. Crianças que são vítimas de educação baseada no julgamento, na rigidez e no autoritarismo são fortes candidatas a desenvolverem esta doença.

O vício da mentira é uma doença e deve ser tratada através de sessões de psicoterapia, porém nem sempre o portador deste mal reconhece que mente e busca ajuda. Os amigos e familiares devem conversar claramente com os mitomaníacos expondo a eles a possibilidade de melhora deste mal. Convém que pessoas próximas não os abandonem durante o tratamento, causando a eles profunda melancolia podendo incentivar até o desejo de suicídio.

O mitomaníaco vive em função das inverdades, e está sempre vigilante e com medo de que as mentiras sejam descobertas causando-lhes vergonha. A falta de controle sobre as mentiras que contam a outrem, acaba causando dependência da mesma maneira que acontece com os viciados em jogos ou drogas.

É importante ressaltar que, os mentirosos não vivem apenas no mundo real, há muitos que vivem no mundo virtual enganando facilmente as pessoas. A falta do contato físico coloca em risco a vida dos desavisados, pois o mitomaníaco  é um ser muito inteligente, e com alta capacidade de enganar tanto amorosamente como financeiramente qualquer pessoa. 

Quem já não teve uma história para contar sobre pessoas mitomaníacas que se fizeram passar por um rico empresário, galante e bonito? Ou pior quem já não foi enganado por um currículo recheado de faculdades e experiências acima do normal? Ou aquele cidadão que contou histórias comoventes para arrancar dinheiro de pessoas desavisadas? Saibam que o mitomaníaco é um ardiloso contador de histórias, e como ele acredita em suas inverdades consegue facilmente convencer qualquer um.

Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos registrados.



Licença Creative Commons
O trabalho Você é mitomaníaco? de Marisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/08/voce-e-mitomaniaco.html.

5 comentários:

  1. É muito triste e complicado,saber que em ,meu meio familiar,existe uma ,pessoa,assim.Mas infelismente ,não posso ajudar.Mesmo ,porque,a própria,pessoa,se alimenta,24 horas,deste problema.E ,acredita,que vai enganar ,a todos,por muito tempo.Um dia ,as verdades vem à TONA.

    ResponderExcluir
  2. Namorei uma mitomanica ,ela mentia todo dia e muitas vezes na minha frente,ela não queria ajuda e me causava muito stress muito triste essa doença.

    ResponderExcluir
  3. Muito ruim mesmo lidar com pessoas que fala mentiras todos os dias 😔

    ResponderExcluir
  4. Tenho problemas com mentiras e é admitir que sou mito maníaco e isso está acabando com minha vida e minha carreira. Hoje, 4/06 uma das incontáveis mentiras foi descoberta e não sei o que fazer, não quero conviver com isso. Preciso de ajuda desesperadamente e ninguém sabe como me ajudar, confesso que estou pensando em suicídio. Me ajudem

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente eu convivo com uma pessoa assim. Relacionamento dificílimo!!!
    Tem que ter paciência demais

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.