Pular para o conteúdo principal

Postagem em Destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A ignorância se alimenta de aplausos


Marisa Fonseca Diniz


Nunca foi tão verdadeiro este pensamento, nos dias que se sucedem somos muitas vezes obrigados a conviver com certas pessoas que chegam a nos sufocar por acreditarem estar acima dos outros, desmerecendo a sapiência ou a formação acadêmica alheia. A ignorância nem sempre é sinal de falta de conhecimento, muitas vezes ela pode ser considerada um comportamento rude de um determinado ser humano que se considera mais inteligente do que os demais.

Muitas pessoas podem sentir raiva de um chefe, colega, familiar, vizinho ou até mesmo um prestador de serviço que se considera um especialista em um assunto qualquer sem ter o mínimo de conhecimento básico na matéria, sim, comportamentos como estes são muito comuns na sociedade em que vivemos.

Não desmerecendo ninguém, mas humildade e sabedoria são virtudes importantes na vida das pessoas, pois possibilitam novos aprendizados, independente daqueles que a vida oferece. No entanto, algumas pessoas em especial acreditam que são especialistas em todos os assuntos sem nunca ter sentado em um banco de escola ou faculdade, pois acreditam que indivíduos que estudaram não passam de pessoas orgulhosas e que só tem na verdade um mero diploma.

A concepção destas pessoas em questão de conhecimento é totalmente deturpada da realidade, não medem esforços para denegrir a imagem ou a ciência daqueles que estudaram anos a fio sobre determinados assuntos, e não se dão conta do quanto ofendem e desmerecerem os indivíduos que se esforçaram para conseguir concluir seus estudos técnicos ou acadêmicos chegando ao ponto de serem oratoriamente agressivos com quem discorda de seus conceitos retrógrados.

Pessoas que criticam gratuitamente outros indivíduos por acreditarem que são melhores em tudo, não se intimidam em desmerecer os outros sendo conhecidos por terem uma personalidade controladora caracterizada por insegurança, altos níveis de ansiedade, teimosia e domínio. Os indivíduos controladores são pessoas narcisistas, egoístas, imaturas, resistentes, manipuladoras, calculistas e com tendência a psicopatia.

Com certeza, em algum momento alguém já se deparou com um ser humano com estas características, difíceis de conviver no dia-a-dia, seja em uma empresa, na família, na escola ou em qualquer outro lugar de convivência. O controlador é aquele ser que tenta a qualquer custo manipular aqueles indivíduos nos quais acredita que não sabem fazer nada da maneira que lhe agrada.


As dez principais características deste tipo de personalidade controladora são as seguintes:

Críticas constantes: os controladores são ávidos críticos, não poupam ninguém. Não aceitam ideias e opinião dos outros;

Argumentadores: tendem sempre argumentar que sua atitude é de proteção, quando na verdade tem medo de perder o controle sobre quem está monitorando;

Temperamentais: tendem a ter explosões de raiva quando as pessoas discordam deles ou não fazem exatamente o que eles querem. Esses acessos de raiva habitualmente são acompanhados por bullying, porém de maneira sútil;

Manipulação emocional: não conseguem lidar com o poder fazendo de tudo para diminuir a outra pessoa na tentativa de se sobressair. Frases do tipo: “não aguento mais”, “vou me matar”, “vou ter um ataque cardíaco” são algumas das táticas usadas pelos controladores que não se reconhecem como portadores desta personalidade, e passam a vida toda remoendo a culpa por tentar harmonizar o ambiente em que vivem, no entanto se tornam prisioneiras das suas próprias armadilhas na tentativa de fugir dessa situação;

Sarcasmo: são péssimos em elogios, não são carinhosos e não tem empatia com as pessoas. Portanto, quando receber algum carinho vindo de um controlador fique alerta, pois são falsos, sarcásticos e adoram expor os defeitos dos outros em público, principalmente daqueles indivíduos que não fazem o que eles querem;

Não aceitam não como resposta: os controladores são pessoas que não aceitam a rejeição e muito menos a frustração. Tendem a fazer com que as pessoas que não concordam com seus métodos autoritários, se sintam culpadas e envergonhadas por suas negativas;

Não respeitam a individualidade alheia: por quererem exercer o controle, não confiam nas pessoas e consequentemente não respeitam a privacidade e individualidade das pessoas. O controlador não admite que as pessoas ao seu redor se sintam bem com a própria companhia por medo de perderem o controle e a atenção devida;

Sem limites: o controlador não respeita o livre arbítrio das pessoas, impondo decisões que não lhe compete e extrapolando todos os limites. Segundo eles próprios, sempre estão certos, e sabem o que é melhor para os outros, justificando o controle como zelo e sufocando as pessoas com suas imposições agressivas;

Resistentes: não aceitam novidades ou inovação por medo, pois controlar exige dedicação, rotina e constância das atitudes;

Acumulo de responsabilidades: são acumuladores de responsabilidade e tarefas, pois assim conseguem se manter no controle de tudo.

O gestor que sempre fica na empresa sozinho após o fim do expediente com a desculpa que precisa arrumar a mesa bagunçada ou confeccionar um relatório, quase sempre irá vistoriar as gavetas das mesas dos seus subordinados para conferir se não estão roubando objetos e dinheiro da empresa, sim, o controlador morre de medo de perder o controle, porque não confia em ninguém. O gerente que ridiculariza a secretária na frente de funcionários, clientes, fornecedores dizendo que ela é incompetente por não fazer o trabalho do jeito que ele quer, nada mais é do que uma pessoa frustrada, crítica, autoritária e controladora.

Aquela pessoa maravilhosa que compartilha os dias com você, que decide tudo o que fazer, extremamente ciumenta, e sempre argumenta que as atitudes são de amor, cuidado porque na verdade ela pode estar apenas te manipulando por ser uma pessoa controladora emocional. Com o tempo o controlador vai te afastando dos amigos, colegas e familiares te sufocando de tal maneira que não conseguirá se soltar desta prisão emocional, pois o controlador não admite repartir nada com ninguém, a fim de não perder o poder de controlar.

O seu familiar que sempre achou que você nunca fez as coisas direito por não saber absolutamente nada, que te deu carro, casa e trabalho com a desculpa que tudo isso é para você ter uma vida digna, mas que no fundo impõe as decisões dele goela abaixo, que quer saber tudo que você faz, que te critica, fala mal de você para os outros e não te respeita, saiba que na verdade é uma pessoa imatura e controladora. Jamais admitirá que você ande sozinho, tenha vontade própria e tome as suas próprias decisões, pois o controlador sempre dará a desculpa de que suas atitudes são de zelo, quando na verdade ele está apenas te boicotando e controlando.

O colega que sempre diz que sabe tudo sobre todos os assuntos e que é o melhor profissional do mundo, mas que nunca se interessou em inovar na carreira e desmerece os diplomas e cursos alheios na certeza de ter os holofotes virados exclusivamente para ele, com certeza está tentando manter o poder de que todos precisam dele.

Quem nunca foi vítima daquele cidadão que interrompe as conversas alheias para dizer que sua viagem é a melhor, que seu carro é o mais possante, que sua casa é maravilhosa e sua família é a melhor que qualquer pessoa poderia ter, saiba que esta pessoa na verdade é controladora e faz de tudo para desmerecer os acontecimentos alheios, pois o poder é tudo para ela.


Não é fácil conviver com pessoas de personalidade difícil, seja no trabalho, socialmente, num relacionamento, na família ou em qualquer outra situação. As pessoas com personalidade controladora dificilmente irão se enxergar como tal, pois elas têm o costume de transferir suas frustrações, medos, instabilidade emocional e ansiedade para os outros que não concordam com elas, o que dificulta o tratamento psicológico.

A ação de controlar na verdade para os portadores desta personalidade funciona como uma proteção à fraqueza sentida tendo como obrigatoriedade a vigilância constante, a fim de que os outros não percebam suas deficiências emocionais, no entanto as pessoas que convivem diretamente com este tipo de pessoa sofrem também diversos danos emocionais.

Relacionamentos amorosos são sempre muito conflitantes repletos de altos e baixos devido à instabilidade de humor e há críticas nada construtivas por parte dos controladores, o que faz com que as pessoas ao redor se sintam desmerecidas e com baixa autoestima, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional de um psicólogo para poder reagir de maneira positiva a este tipo de situação.

No caso de familiares controladores busque o diálogo, quando a comunicação não for mais possível mantenha-se afastado de quem te sufoca, não fale de seus projetos ou conquistas, mantenha a sua sanidade mental, não entre em atritos, tenha sua autoestima equilibrada, tome suas próprias decisões e saiba que nada e ninguém pode acabar com sua paz interior. Neste caso, o silêncio é a atitude mais inteligente a se ter.


Nestes últimos anos conseguir uma oportunidade de trabalho é quase impossível, manter-se no emprego tendo um chefe controlador é um teste diário de paciência, e neste caso o melhor a fazer é não permitir que este indivíduo tire a sua concentração, portanto defenda seus direitos como indivíduo mostrando sutilmente que você está lá para trabalhar de maneira sensata. Educadamente mantenha o diálogo, e não deixe suas emoções emergirem a ponto de que haja conflitos desgastantes no ambiente de trabalho. O controlador gosta de se sentir no centro do universo, pois dessa maneira ele acredita que mantêm o controle sobre tudo e todos, mesmo não tendo.

O colega que critica tudo e todos com certeza precisa de muita ajuda psicológica, o melhor conselho é deixá-lo falando sozinho, pois com o passar do tempo, as pessoas ao seu redor irão se afastar de sua presença, e ficar sozinho o resto da vida o fará refletir se a melhor coisa não seria buscar a ajuda de um  profissional ou mudar sua maneira de ver os outros.

 Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho A ignorância se alimenta de aplausos de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2019/10/a-ignorancia-se-alimenta-de-aplausos.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corra de pessoas perturbadas, vingativas e perigosas

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, lidar com pessoas de diferentes personalidades é o maior desafio das empresas e da sociedade de um modo em geral. O estresse diário associado a pessoas com desequilíbrio emocional ou com personalidades conflitantes tem proporcionado problemas mais complexos e  de difícil solução, principalmente quando envolve o descontrole emocional associado ao cansaço físico e mental. Algumas pessoas não conseguem lidar com seus conflitos e problemas, e  ao se relacionarem com colegas de trabalho, familiares e relacionamentos pessoais tendem a manifestar atitudes assustadoras e tóxicas criando situações desconfortantes e conflitantes entre as pessoas, que as contrariam. Há alguns transtornos de personalidade e comportamentos patológicos que devem ser conhecidos e evitados na convivência diária. Entre estes estão o Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional , o Transtorno de Personalidade Explosivo e Agressivo , além da vingança e  toxicida

A importância de preservar os mananciais

Marisa Fonseca Diniz Quando nos referimos a mananciais logo vem a nossa mente o problema das habitações irregulares nas grandes cidades. O aumento da demanda por água é uma das consequências do crescimento populacional, porém não podemos deixar de observar que a falta de planejamento urbano nas cidades vem contribuindo para o aumento desordenado das construções irregulares em áreas de risco. Os mananciais são fontes de água superficiais ou subterrâneas utilizadas no processo de abastecimento público .  Os mananciais podem ser lagos, rios, represas, reservatórios, entre outros, a quantidade de água existente no planeta para consumo humano é muito pequena. Do total de água disponível no planeta 96,5% é água do mar, 1,71% é proveniente das calotas polares ou geleiras, 0,03% é água doce superficial e atmosférica e a água subterrânea corresponde a 0,76%, por isso se faz necessário à preservação dos recursos hídricos mantendo a qualidade de água a ser consumida pela população global.

Síndrome do Pavão

Marisa Fonseca Diniz Seja na mídia, no trabalho ou em um grupo de amigos sempre haverá pessoas que farão de tudo para aparecer mais do que os outros. A maneira de atrair a atenção alheia para si mesmo é característica de pessoas que necessitam ser vistas, não importando de que maneira.  Atitudes como estas são frequentes nos dias atuais, a partir do momento que entram na fase adulta, algumas pessoas começam a ficar reféns da própria vaidade seguindo padrões estipulados pela própria mídia.  A Síndrome do Pavão  atinge principalmente as pessoas que tem a necessidade de se destacar na multidão do dia para noite por se considerarem melhores que os outros, não importando neste caso se são pessoas inteligentes, pois a inteligência fica sempre em último plano. O importante aqui é a pessoa parecer sexy, poderosa, influente e com vaidade aguçada.  O Transtorno de Personalidade Histriônica, TPH - Histérica é caracterizado por um padrão invasivo de emocionalidade excessiva, que busca at

Você é mitomaníaco?

  Marisa Fonseca Diniz Não há nada mais desagradável do que conviver diariamente com um indivíduo mitomaníaco, seja no trabalho, na escola ou até mesmo numa roda de amigos. O mitomaníaco é aquele sujeito que mente compulsivamente, e acredita nas mentiras que inventa como se fossem verdades. A mitomania também conhecida como pseudolalia ou mentira obssessiva-compulsiva é a tendência patológica, e consciente que resulta de um longo vício de falar mentiras. As mentiras dos mitomaníacos, em geral, estão relacionadas a assuntos específicos  podendo ser ampliadas a outros assuntos. É considerada uma doença grave, pois o portador dela necessita de grande atenção por parte dos amigos e familiares. Esta doença é definida como uma forma de desequilíbrio psíquico que acomete principalmente pessoas com problemas de auto-estima, sentimento de inferioridade, supervalorização em crenças diversas, angústia profunda, depressão, pós-depressão e portadores de TOC. O mitomaníaco se sente mai

A evolução da habitação

Marisa Fonseca Diniz Desde os tempos da pré-história o homem constrói casas, no inicio as primeiras moradias eram grutas e cavernas que estabeleciam as primeiras formas de alojamento. Nas regiões onde não havia cavernas, a solução foi utilizar folhagens para a cobertura, uma vez que as habitações eram praticamente iguais para todos e a única função era dar proteção contra o sol, chuva, frio, calor ou ataque de animais selvagens. A agricultura fez com que o homem abandonasse o  nomadismo e as habitações começaram a ser mais permanentes tendo melhores condições de conforto para a vida em família. Aos poucos as aldeias foram se formando, e estas foram se transformando em cidades. À medida que as diferenças sociais foram ser formando no interior dos grupos humanos, as casas foram adquirindo características conforme a posição social dos moradores. Na antiguidade greco-romana as pessoas mais ricas viviam em casas com diversos cômodos, enquanto que os pobres viviam amontoadas em c

CHRO, CIO, CKO...o que significam todas estas siglas?

Marisa Fonseca Diniz O profissional que não fala inglês ou nunca trabalhou em uma empresa multinacional, se sente perdido ao procurar uma vaga de emprego no mercado de trabalho, pois muitas empresas utilizam siglas para designar cargos executivos. A linguagem empresarial fica muito mais fácil de entender quando todos os profissionais sabem o que as siglas dos cargos executivos significam, por isso decidi fazer este artigo a fim de poder ajudar a entendê-las. Todos os cargos de alta gestão começam com a letra “C” de Chief, palavra inglesa que significa “chefe” em português. Vamos entender melhor o significado de todas estas siglas: Sigla Nomenclatura em Inglês Cargo Compatível em Português CEO Chief Executier Officer Presidente, superintendente, diretor executivo e diretor geral CFO Chief Financial Officer Diretor Financeiro CHRO Chief Human Resources Officer Diretor de RH

Casas Flutuantes

  Marisa Fonseca Diniz Nas últimas décadas tem se verificado um aumento na temperatura em todo mundo, sendo este fenômeno conhecido como aquecimento global. O aquecimento global gera o aumento da poluição do ar e provoca o derretimento do gelo das calotas polares fazendo com que o nível da água dos oceanos aumente. A preocupação por parte de algumas pessoas com as mudanças climáticas tem feito com que surjam projetos sustentáveis na construção com baixo custo financeiro, além de conservar o meio ambiente. Diversos projetos sustentáveis de casas flutuantes e anfíbias têm surgido ao redor do mundo como é o exemplo das casas flutuantes dos canais da Holanda conhecidas desde  1970. A  casa flutuante tem tudo que uma casa normal possui como sala, cozinha, banheiro, quarto e terraço, no entanto, a única diferença é a fundação, que no caso das moradias anfíbias são sustentadas por boias, a fim de as manterem seguras sobre a água. As fundações das casas anfíbias são feitas com m

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

A supremacia da elite na Terra

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, o planeta Terra possui mais de 7,6 bilhões de pessoas, e deste montante há um pouco mais 2.100 bilionários em todo mundo que retém mais de US$ 8,7 trilhões (dados recentes de 2019). O homem mais rico do mundo é Jeff Bezos, CEO da Amazon, que sozinho acumula uma fortuna de US$ 131 bilhões de dólares. No Brasil, por exemplo, a crise econômica parece não atingir o grupo seleto de 58 bilionários, que acumulam uma fortuna de US$ 179,7 bilhões, sendo eles proprietários de indústrias alimentícia e bebidas, varejo, além de investimentos e bancos, o fato é que, nem mesmo o Qatar sendo o país mais rico do mundo tem tantos megabilionários (apenas sete) como no maior país da América do Sul (Fonte: Forbes). Vergonhosamente, quase metade da população mundial vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, um pouco mais que 3,4 bilhões de pessoas, que se quer possui acesso às condições básicas de sobrevivência. Segundo o Banco Mundial, no caso do Brasil são 54