Marisa Fonseca Diniz
Nas áreas comercial e marketing há algumas nomenclaturas que definem o tipo de negócios de uma empresa, que faz toda a diferença aos negociantes e profissionais da área.
Vamos entender melhor cada modelo de negócio, a saber:
B2B
– Business to Business – empresa para empresa: produtos e
serviços que são negociados de empresa para empresa, ou seja, negócios entre duas
empresas ou entidades que tem entre si relações de intercâmbio de informações,
aquisições, negociações e transação comercial. Os meios de comunicação entre
elas podem ser a intranet entre associadas e parceiras, extranet vinculada as
filiais e as e-marketplaces que são portais de intermediação na internet que
promovem a união de várias empresas compradoras e vendedoras. Exemplos: empresa
que fabrica aço em larga escala vende para empresas ou distribuidores, não há
venda direta ao consumidor.
B2C
– Business to Consumer - empresa para consumidor: é o comércio
efetuado entre a empresa e o consumidor final. A empresa pode ser aquela que
produz, distribui ou presta serviços. O meio de comunicação mais utilizado é a
internet através do e-commerce, e-business, e-marketing ou loja virtual. Exemplo:
empresa que fabrica cosmético e faz venda direta ao consumidor.
B2E - Business to Employee - transações entre empresas e funcionários: similar ao B2C, no entanto, o consumidor final é o colaborador. Este modelo de negócio acontece quando o colaborador/funcionário adquire os produtos e serviços diretamente da empresa no qual trabalha.
B2B2C - Business to Business to Consumer - negócios entre empresas visando o cunsumidor final: neste modelo de negócio o comerciante negocia seu produto por meio de um marketplace buscando vender a mercadoria para o consumidor final. O marketplace na verdade é o canal de intermediação entre o vendedor e o cliente.
C2C
– Consumer to Consumer – consumidor para consumidor: é uma referência ao
comércio eletrônico entre pessoas físicas através da internet, é conhecida como
a “terceira onda” do comércio eletrônico. Esse tipo de transação entre os
consumidores é associado a transações diretas. Exemplo: brinquedos,
artesanatos, etc.
D2C - Direct to Consumer - empresa e consumidor final: neste modelo de negócio, o fornecedor é o próprio fabricante ou distribuidor, não há intermediários. Preço direto da fábrica, ou seja, o fabrincate vende diretamente ao consumidor final. Muito utilizado em vendas feitas pela internet.
G2B
– Government
to Business – governo para empresa: é a relação de negócios entre o
governo e as empresas fornecedoras de produtos e serviços. Exemplo: pregões,
licitações, tomada de preços, cartas convite, etc.
Em
geral, os profissionais da área comercial que vendem produtos e serviços
B2B, não vendem C2C, por exemplo, pois os processos comerciais diferem de um
processo para outro. Mas, estes profissionais B2B podem conhecer bem os
processos do G2B e trabalhar com estas duas vertentes de negócios.
#negocios #business
#mdnetworking
#mdnetworkingpublications
Os artigos aqui publicados e este blog estão protegidos pela Lei
9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir
ou armazenar de qualquer modo os artigos aqui expostos, pois estão todos
registrados.

O trabalho B2B, B2C, C2C, G2B, que siglas são essas?de Marisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma LicençaCreative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/06/b2b-b2c-c2c-g2b-que-siglas-sao-essas.html.
Definições boas e enxutas, não é maçante de ler.
ResponderExcluirConcordo, plenamente. Claro, conciso e cirurgico.
Excluir