Marisa Fonseca Diniz
A expectativa de vida do cidadão brasileiro cresceu ao longo dos
anos alcançando a idade de 76,8 anos. Isso quer dizer, que temos mais qualidade
de vida e podemos aproveitar melhor nossa capacidade intelectual e física.
Se a expectativa de vida do brasileiro está mais alta do que há 30 anos atrás, isso é sinal de que podemos aproveitar melhor a capacidade de desenvolver
trabalhos e carreiras profissionais de maneira mais eficiente para o
crescimento das empresas e do
país.
Várias são as gerações que podem contribuir para este
crescimento, porém as empresas devem ser mais bem criteriosas a fim de aproveitar melhor evitando atritos e perda de talentos. A mistura de gerações dentro de um ambiente de trabalho é muito lucrativa para as empresas desde que assumam funções condizentes com suas características profissionais.
As gerações são classificadas como Baby Boomer, Geração X e Geração Y ou Geração do Milênio e Geração Z. Cada uma delas tem características próprias e funções
detalhadas.
A geração Baby Boomer corresponde as pessoas que nasceram
na época da explosão populacional após a segunda guerra mundial de 1943 a
1964, e são caracterizadas pelo termo workaholic, que tem o trabalho como
prioridade, sendo leais às empresas em que trabalham. Outra característica
dessa geração é a de ter profissionais que ficam por anos na mesma empresa e se
preocupam muito com a ética corporativa. Porém, a característica negativa é a resistência a novidades e mudanças corporativas.
Esta geração atua muito bem em cargos de grande responsabilidade
na empresa devido a sua vasta experiência corporativa, além de serem ótimos
para analisar e implantar processos consolidados.
A Geração X inclui profissionais que nasceram no período de 1965
a 1979, as principais características são o bom equilíbrio entre a família e o trabalho cuidando destes dois elementos separadamente. Apesar de alguns indivíduos desta geração serem resistentes em compartilhar ideiais e experiências, não podemos generalizar, pois esta geração é excelente para comandar crises e empresas em dificuldades financeiras.
A melhor característica desta geração é o amplo conhecimento em tecnologia. A Geração X é muito bem aproveitada na implantação e supervisão
de projetos testados por possuírem habilidades em aprender com velhas
experiências. É a geração que deveria ser mais requisitada no mercado de
trabalho, a fim de garantir estabilidade no retorno do crescimento após as
crises.
A Geração Y também conhecida como a Geração do Milênio ou Geração Internet é aquela que nasceu no período de 1980 e meados da década de
1990. É uma geração que viveu a tecnologia com o uso de videogames,
computadores e a internet.
Caracterizada por profissionais individualistas e autônomos são
ansiosos e imediatistas e não sabem lidar com os problemas gerados pelas crises
ou a bolha do mercado.
Estes profissionais desenvolvem bons trabalhos em que podem
reestruturar e reorganizar novas ideias dentro de projetos e se destacam em
trabalhar em consultorias voltadas à inovação e a ambientes de desenvolvimento
de estratégias de mercado.
A Geração Z são as pessoas que nasceram do ano 2000 em diante, a principal característica está relacionada a íntima relação com a tecnologia e os meios digitais. Os nativos digitais são aquelas pessoas que nasceram praticamente jogando videogames, se relacionando nas redes sociais e nos aplicativos.
A Geração Z possui uma característica bem contraditória das demais, que é a desigualdade social, onde os indivíduos das classes sociais mais altas tem melhores oportunidades de trabalho e estudos de qualidade, do que os que estão nas classes sociais mais baixas.
Esta geração convive com a falta de estabilidade, subempregos, alta competividade profissional e falta de perspectivas futuras. Fazendo com que os profissionais se arrisquem em desenvolver trabalhos no campo digital de modo independente criando conteúdos em plataformas virtuais de qualquer natureza.
Apesar de todas as características particulares de cada geração, o mercado de trabalho brasileiro interpreta de maneira errônea as atribuições de cada uma gerando recolocações desastrosas, que acabam causando impactos negativos tanto aos profissionais como às empresas.
Muitos profissionais da Geração Y, por exemplo, vem sendo contratados para cargos de
comando em áreas que precisam de profissionais que possuem capacidade e experiência
de mercado para lidarem com crises econômicas, peculiaridade desconhecida
desta geração em questão.
Profissionais da Geração Baby Boomer sendo contratados para desenvolver funções de domínio tecnológico sem dominar a parte técnica. A Geração X sendo excluída de funções, onde poderiam agregar conhecimentos específicos e experiências em crises. A Geração Y, geração da promessa, sendo totalmente ignorada do mercado de trabalho devido as instabilidades econômicas e políticas de um país que se quer sabe a direção a seguir. E por último e não pior do que as demais gerações, a Geração Z, que não tem perspectiva alguma de ser introduzida no mercado de trabalho se não for para ganhar baixos salários em troca da escravidão digital.
Resumindo: Profissonais mal alocados geram prejuízos financeiros não apenas às empresas como também para o país.
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de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
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O trabalho Conflitos de Gerações no Mundo Corporativo deMarisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma LicençaCreative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/06/conflitos-de-geracoes-no-mundo.html.
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Olá Marisa. Muito bem colocada a sua postagem! cada geração com os seus valores ou com os seus prós e contras. Mas se cada uma for utilizada nos lugares certo haverá produtividade. O mercado precisa despertar no sentido de oferecer oportunidades. Abraços
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