Marisa Fonseca Diniz
A crise econômica na Europa (2013) e os investimentos no segmento da
construção civil no Brasil fez com que muitas empresas deste segmento criassem
a área de desenvolvimento de novos negócios. Principalmente internacionalizando
a venda de serviços da construção civil para empresas e governos de outros
países e continentes. O ponto de partida desta internacionalização é a América
Latina.
Segundo a Fundação Dom Cabral, o Ranking das Transnacionais
Brasileiras de 2011, 53% dos grandes grupos nacionais atuam na América Latina,
entre estas empresas encontram-se às gigantes da construção civil, tais como
Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade & Gutierrez. Essas e outras 30
construtoras são apontadas como empresas fundamentais para o avanço da
infraestrutura na América Latina. Estas empresas estão presentes nas
construções de rodovias, portos, hidrelétricas e os investimentos passam de
bilhões de dólares e possuem o incentivo do governo brasileiro.
Há vários programas do governo federal brasileiro que estimulam a
internacionalização das empresas brasileiras, como o FINEM (Financiamento a
Empreendimentos) do BNDES, que dá total suporte às aquisições, expansão e
modernização de empreendimentos no exterior. Outro fator facilitador da
internacionalização das empresas brasileiras são as relações diplomáticas do
Itamaraty, que negocia a diminuição das barreiras alfandegárias e os acordos de
estabelecimento das subsidiárias brasileiras no exterior.
A qualidade dos serviços da engenharia brasileira ainda é um fator
determinante na expansão das construtoras no exterior, o Brasil se tornou há
algum tempo referência na construção das hidrelétricas como sendo uma das
melhores do mundo. A expansão dos negócios e projetos não está restrita apenas a
América Latina, novas fronteiras estão sendo abertas na China, Rússia e Índia.
Estes países reúnem condições favoráveis ao crescimento econômico e
necessidades de melhorias na infraestrutura, e as empresas brasileiras tem o
diferencial de poder oferecer vários serviços da construção civil.
Outro assunto interessante a se destacar neste artigo é o fato de
que, empresas interessadas em expandir seus negócios internacionalmente devem
criar o departamento de novos negócios facilitando a criação de novos produtos,
serviços e a abertura de novos mercados.
Há algum tempo atrás foi publicado um artigo sobre as profissões
do futuro em uma revista de grande circulação nacional, e uma das profissões
que segundo especialistas de recursos humanos apontavam para o grande
crescimento das empresas era o profissional de desenvolvimento de novos
negócios.
O profissional especialista em desenvolver novos negócios pode
trabalhar em qualquer setor da economia, porém ainda é um profissional muito
pouco conhecido e divulgado. Em geral, as empresas ainda não tem o conceito
muito bem definido sobre as atividades inerentes destes profissionais.
Os profissionais de Novos Negócios são oriundos das áreas de
desenvolvimento comercial, marketing e administração. A grande maioria destes
profissionais que atuam na área são administradores formados, apesar de algumas
empresas ainda preferirem engenheiros ou arquitetos que possuem conhecimentos
técnicos, mas não possuem formação nas áreas de marketing e negócios.
O Departamento de Novos Negócios atua como um mecanismo
estratégico na busca de oportunidades de negócios no âmbito nacional e
internacional com o intuito de formar parcerias que agreguem valores ao
portifólio de produtos e serviços da empresa. A principal característica do
profissional de Novos Negócios é a utilização de ferramentas específicas de
análise das tendências do mercado visando perpetuação da presença da empresa no
futuro mercado promissor. Em geral são profissionais empreendedores, estrategistas,
organizados, otimistas, objetivos, comunicativos, desenvolvedores de novos
produtos e serviços, arrojados, possuem visão estratégica de mercado e tem bons
relacionamentos comerciais no segmento em que atuam.
É necessário deixar claro que, as empresas devem contratar os
profissionais mais adequados para o desenvolvimento desta área, pois o fato de
contratarem profissionais técnicos de determinadas áreas não é garantia de
sucesso na expansão de negócios nacionais e internacionais.
As empresas deste segmento tem o
conceito errôneo de que a contratação de profissional técnico, engenheiro ou
arquiteto, garante o fechamento de negócios. Porém, os profissionais
especialistas no desenvolvimento de novos negócios com características
específicas de estratégia de mercado é que garantem os melhores fechamentos de
projetos e a perpetuação da empresa no mercado de negócios nacionais e
internacionais.
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de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
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O trabalho Desenvolvendo Novos Negócios na Construção Civil deMarisa Fonseca Diniz foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/06/desenvolvendo-novos-negocios-na.html.
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