Marisa Fonseca Diniz
Quando
falamos em networking muitas pessoas apresentam cartilhas do que fazer e do
que não fazer, porém poucas pessoas sabem na verdade o que significa
networking.
Networking
é uma expressão em inglês que significa rede de contatos. A rede de
contatos de uma pessoa pode ser formada através de interesses em comum, seja
para relacionamentos comerciais, profissionais ou pessoais.
A
internet, por exemplo, é uma ótima ferramenta para se criar um networking.
Há
diversos sites específicos que unem pessoas que possuem interesses em comum,
porém deve se ter muito cuidado com dicas que são apresentadas para a formação
de um networking positivo. Dependendo do tipo de networking que se deseja
formar, estas dicas podem ser negativas e prejudicar a sua imagem.
A
primeira condição para se formar uma rede de networking positiva é determinar o
tipo de rede de contatos que tem interesses em formar: comercial, profissional
ou pessoal.
No
caso de uma rede de contatos comercial ou profissional, o foco principal
é determinar o tipo de público alvo que deseja atingir. Uma rede de
contatos comercial ou profissional pode ser angariada através de contatos
efetuados em feiras, seminários, congressos ou redes profissionais específicas
via internet, como por exemplo: Empreendemia, Empretecos World, LinkedIn,
Enterprise Europe Network entre outras.
Outra
maneira bem interessante de ampliar os contatos profissionais é criar um blog
ou um site pessoal, sem vínculo com empresas. O blog deve ter assuntos
interessantes vinculados à imagem do profissional, por exemplo, se o profissional
é especialista na área de TI deve ter artigos referentes a esta área, de
preferência que os artigos sejam escritos pelo próprio profissional, sem copiar
artigos de terceiros. Artigos copiados geram instabilidade e dúvida sobre a
capacidade do profissional.
Quando
se tem a intenção de formar uma rede de contatos sólida, as pessoas e empresas
interessadas em fazer parte de um determinado networking, procuram
conhecer detalhadamente todos os quesitos profissionais e comerciais que a
pessoa possa oferecer. As redes de networking podem ser regionais, nacionais ou
internacionais cabe ao profissional determinar o alvo a ser atingido.
Participar
de grupos de discussão de assuntos relacionados às áreas de trabalho também é
um bom caminho para conseguir contatos. Porém, deve se tomar cuidado para não
criar inimigos nos grupos, principalmente quando se tem opiniões que divergem
muito dos demais participantes, nesse caso o melhor a fazer é sair do grupo.
A
maioria dos profissionais procura formar redes de networking simplesmente para
recolocação profissional. Nesse caso, o alvo são os profissionais de RH,
profissionais com as quais trabalhou nas empresas, clientes e fornecedores. A
discrição é um fator essencial para o profissional que deseja uma recolocação
profissional e faz o uso de redes profissionais para isso.
O
networking pessoal é o mais usado nos dias de hoje, principalmente quando as
pessoas estão apenas interessadas em conhecer novos amigos ou trocar
conhecimentos.
As
redes sociais também podem ser utilizadas para efetuar contatos profissionais,
mas neste caso é importante separar o profissional do pessoal.
Pois, se o
profissional está tentando criar um networking direcionado a recolocação
profissional e divulga fotos comprometedoras em sua rede social, por exemplo,
pode não só tirar a credibilidade profissional como prejudicar a rede de
contatos e torná-la negativa.
É
importante ressaltar que um networking bem elaborado e positivo proporciona
excelentes negócios, parcerias, intercâmbios e conhecimentos profissionais.
#networking
##mdnetworking
#mdnetworkingpublications
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Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/06/networking-positivo.html.
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