Marisa Fonseca Diniz
Trabalhar na área de Novos Negócios, Produtos e Marketing nem sempre é fácil, uma vez que profissionais que trabalham na área comercial necessitam ter algumas
características diferenciadas, e uma delas é ser um excelente formador de
opinião. Neste artigo explicamos melhor porque essa característica é tão
importante e alguns selecionadores não conseguem encontrar ou reter estes
talentos.
O formador de opinião é a pessoa
que tem a capacidade de influenciar e modificar a opinião das outras pessoas
seja no campo político, social, econômico, esportivo, comercial, entre outros.
No campo comercial (marketing,
produtos e novos negócios), os profissionais formadores de opinião têm grande
poder de persuasão na questão de induzir pessoas e empresas a adquirem produtos
e serviços, além de otimizarem em todos os sentidos a sua rede de networking
comercial para o sucesso dos negócios.
Os formadores de opinião da área
comercial são profissionais que possuem vasta experiência e conhecimentos na
área estratégica para desenvolver novos produtos e mercados de venda, sejam a
nível nacional ou internacional. Os profissionais desta área possuem outras
características que os destacam em comparação aos demais profissionais, a saber:
O mercado
empresarial ainda tem o falso conceito de que o profissional formador de
opinião da área comercial é aquela pessoa que não aceita a opinião alheia, o
que é uma falsa afirmação. Uma das características mais importante é
saber ouvir o que o comprador procura, pois de nada adianta vender uma única
vez e nunca mais ter a oportunidade de vender mais produtos ou serviços para
este mesmo cliente.
Pesquisas já foram feitas no
passado demonstrando que o profissional de Novos Negócios é o executivo
mais procurado pelas empresas, porém há ainda muito preconceito por parte do
mercado em selecionar este tipo de profissional. Uma grande parte dos
selecionadores não está preparada para discernir ou identificá-los no mercado
de trabalho.
O profissional da área de novos
negócios em geral é aquele profissional que possui mais experiência e vivência no
mercado comercial. Não adianta os empresários quererem contratar apenas
profissionais jovens no intuito de cortarem custos com mão de obra, pois a contratação errônea deste tipo de profissional sem experiência ou vivência de mercado
trará alguns incômodos à empresa, tais como ter em seu quadro de funcionários
um profissional improdutivo e com custos elevados devido a alta rotatividade de
profissionais inadequados a função.
Profissionais da área de Novos
Negócios, em geral se encontram acima dos 40 anos de idade e estão em
busca de oportunidades em empresas que possuem um ambiente de trabalho que
proporcione desafios. Se você é um profissional de RH ou empresário e tem a
idéia fixa de que o profissional acima de 40 anos é acomodado, resistente,
arrogante e preguiçoso então está totalmente equivocado.
Coloque de lado todo preconceito a respeito de idade, gênero e raça e permita que os profissionais desta área de atuação possam provar todo potencial que a experiência proporcionou a eles, principalmente as empresas que busca alguém para abertura de mercado mercado nacional e internacional capazes de fechar grandes negócios rentáveis.
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Com base no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2013/06/novos-negocios-seja-um-formador-de.html.
Congratulações.
ResponderExcluirLealmente.
Marcos Limoli { Linkedin }
Brasil.