Pular para o conteúdo principal

Postagem em Destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A bomba perfeita: traumas, baixa tolerância e álcool


Marisa Fonseca Diniz


“Não consigo controlar meus sentimentos. Controlar-me é difícil, não posso controlar-me, eu explodo. Sou minha própria bomba. Meu cérebro é uma Hiroshima permanente e meu despertar um cataclisma. Sou meu pior drama, pior ainda, eu me achei sem me procurar. Então, não pergunte porque eu não posso amar...”

(Trecho do Filme: “Borderline – Além dos Limites” de 2008)

Culpa, medo, complexos, traumas, baixa tolerância a frustrações, estresse, impulsividade, tristeza, depressão, dificuldades de relacionamentos, ansiedade, problemas sexuais, transtornos de humor, uso abusivo de álcool e drogas são apenas algumas das características mais marcantes de um transtorno de personalidade de difícil diagnóstico, mas que acomete pessoas de ambos os sexos.

O TPB – Transtorno de Personalidade Borderline também conhecido como TPL - Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Transtorno Estado-Límite da Personalidade é caracterizado como uma personalidade de desregulação emocional, raciocínio extremista e relações caóticas. Borderline é uma palavra de origem inglesa que significa fronteiriço, ou seja, as pessoas com este tipo de personalidade vivem no limite da sanidade não se encaixando em nenhum quadro neurológico ou mental.

Imagine conhecer uma pessoa que nas conversas deixa claro que depois da morte de seus entes queridos passou a ter fobia da solidão? As conversas fluem de maneira agradável e tudo parece se encaixar perfeitamente, o humor apurado, as constantes conversas, um toque de ciúmes até a hora que uma das partes em questão sente a necessidade de estar mais perto, e querer tirar a prova se tudo aquilo é verdadeiro ou apenas uma ilusão. 

“Quando alguém me ama, eu deveria me sentir bem confortável, mas eu acabo fugindo.”

(Trecho do Filme: “Borderline – Além dos Limites” de 2008)


Acaba se deparando com uma pessoa completamente indecisa, com lapsos de memória, que de uma hora para outra muda de ideia, inventa histórias, alcoolista, onde tudo acaba não tendo muito sentido e acaba se sentindo um escape daquele indivíduo?

Os sintomas aparecem durante a adolescência e se concretizam por volta dos 20 anos persistindo pela vida toda. Os portadores de personalidade borderline possuem uma série de sintomas psiquiátricos, tais como:



Os borderlines reclamam constantemente da sensação de vazio interior, possuem a necessidade de estarem sempre rodeados por pessoas e serem aceitos pela sociedade. Sempre elegem uma pessoa que serve como escape para suas vidas podendo ser a imagem personificada de um ente que amam compulsivamente, ou seja, mãe ou pai. Neste quesito, de imagem personificada entra o Complexo de Édipo que se desenvolveu ao longo da vida devido algo específico que aconteceu na infância como o caso da separação dos pais, onde o filho se colocou no lugar do pai ausente. O Édipo mal resolvido pode ser fonte de angustias, neuroses, perversões e outras formas de distúrbios psíquicos e de comportamento.

As situações de negação de prazer por forças externas vivenciadas na infância como a disputa da criança com o pai pelo amor e atenção dada a mãe faz com que a criança na fase adulta procure sempre a personificação da mãe em qualquer outra pessoa, quando não consegue acaba gerando um trauma interno de difícil resolução. A situação piora quando este ente querido morre, a sensação de perda e frustração faz com que este adulto se sinta sem chão, com a sensação de vazio, infantilizada e tenta a qualquer custo encontrar alguém que seja a personificação deste amor.

O escape pode ser considerado alguém que o escuta e o aconselha, porém quando acredita que algo não está saindo de acordo com suas perspectivas, compulsivamente pode odiar a pessoa. Em geral, tendem a fazerem diversas coisas na tentativa de manterem suas mentes ocupadas para não se sentirem cobradas por seus pensamentos. Outra maneira de fuga dos problemas é beber e se drogar compulsivamente na tentativa de esquecer o que tanto os atormenta. O problema maior em se envolver com drogas e o álcool é que passam a ter uma vida sexual promíscua, conturbada com graves dificuldades de adaptação, hiperatividade e ansiedade. O álcool e as drogas são usados como válvula de escape aos borderlines, porém quando o efeito passa eles ficam depressivos.  A sensação de desligamento dos problemas faz com que eles se viciam nestes tipos de drogas acarretando problemas cada vez mais graves.

“Serginho é um menino de 14 anos muito mais maduro que os outros jovens de sua idade. Ele cuida de seu irmão mais novo, Wiliam, e de sua mãe ausente e alcoolatra, Luzia. Trabalhando em uma barraca de feira com seu tio Lazinho, ele só se diverte ao lado de Mudinho, um amigo com quem divide sua intimidade. O único adulto com quem Serginho tem um relacionamento de afeto é o professor Ney, que o ajuda com o dever de casa durante a noite. A confusão entre o despertar de sua sexualidade e a busca de uma figura paterna faz Serginho perceber que ele está sozinho no mundo.”

(Trecho do filme: “Ausência” de 2014)

Quando se sentem rejeitados ou tentam manipular alguém sem sucesso praticam a automutilação ou tentam o suicídio para chamar  atenção das pessoas para si mesmas. Há casos que vão mais além do incompreensível como simular situações, onde se sintam o centro das atenções, quando não conseguem atingir seus objetivos, se frustram. Do mesmo modo que amam podem odiar quem não lhes deu a atenção desejada, tendo atitudes impulsivas, atacando, ameaçando e fazendo falsas acusações, ou seja, podem transformar problemas insignificantes em causas extremas, envolver autoridades policiais e até mesmo a justiça.

Este distúrbio de conduta causa diversos problemas tanto aos portadores quanto as pessoas que os rodeiam, pois possuem grandes dificuldades de relacionamento social, sendo muitas vezes briguentos quando contrariados por terem aflorados os sentimentos de rejeição e não aceitação. Raramente conseguem ficar por muitos anos em um mesmo trabalho ou em um relacionamento.

No caso dos relacionamentos afetivos tendem a ter relações conturbadas, intensas e instáveis, alguns por não terem aceitação da sociedade ou da família sendo homossexuais, optam em ser bissexuais. Quando se sentem aceitos por alguém tendem a fazer um esforço enorme para evitar o abandono, grudam no parceiro como se fosse um objeto, demonstrando um amor doentio e sufocante.

Segundo estudos, os traços relacionados ao TPL são influenciados por genes e a personalidade é geralmente hereditária, por sua vez, as causas deste tipo de personalidade também estão relacionadas a uma infância traumática, onde há abuso sexual, outras formas de abuso, separação dos pais, família disfuncional ou a soma destes e outros fatores. Famílias disfuncionais são principalmente o resultado de adultos codependentes e afetados por vícios, tais como álcool, drogas e cigarro. Os borderlines dificilmente procuram ajuda, por não acreditarem ou aceitarem serem portadores deste tipo de comportamento.

Em geral, os amigos e familiares que estão mais próximos dos borderlines tentam ajudá-los, porém com o insucesso de suas ações, os portadores acabam ficando completamente isolados até cometerem suicídio. A cura tem que vir de quem sofre com o problema, portanto quando o portador não se interessa em se tratar o melhor a fazer é se afastar. 

Relações tóxicas sejam pessoais ou profissionais fazem mal, e o melhor a fazer é ignorar a pessoa e sumir da vida delas para sempre!

“Não se esqueça, porque qualquer semelhança é mera coincidência, pois casos como estes existem aos montes, seja no mundo real ou virtual.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho A bomba perfeita: traumas, baixa tolerância e álcool de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível emhttp://marisadiniznetworking.blogspot.com/2016/02/a-bomba-perfeita-traumas-baixa.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corra de pessoas perturbadas, vingativas e perigosas

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, lidar com pessoas de diferentes personalidades é o maior desafio das empresas e da sociedade de um modo em geral. O estresse diário associado a pessoas com desequilíbrio emocional ou com personalidades conflitantes tem proporcionado problemas mais complexos e  de difícil solução, principalmente quando envolve o descontrole emocional associado ao cansaço físico e mental. Algumas pessoas não conseguem lidar com seus conflitos e problemas, e  ao se relacionarem com colegas de trabalho, familiares e relacionamentos pessoais tendem a manifestar atitudes assustadoras e tóxicas criando situações desconfortantes e conflitantes entre as pessoas, que as contrariam. Há alguns transtornos de personalidade e comportamentos patológicos que devem ser conhecidos e evitados na convivência diária. Entre estes estão o Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional , o Transtorno de Personalidade Explosivo e Agressivo , além da vingança e  toxicida

A importância de preservar os mananciais

Marisa Fonseca Diniz Quando nos referimos a mananciais logo vem a nossa mente o problema das habitações irregulares nas grandes cidades. O aumento da demanda por água é uma das consequências do crescimento populacional, porém não podemos deixar de observar que a falta de planejamento urbano nas cidades vem contribuindo para o aumento desordenado das construções irregulares em áreas de risco. Os mananciais são fontes de água superficiais ou subterrâneas utilizadas no processo de abastecimento público .  Os mananciais podem ser lagos, rios, represas, reservatórios, entre outros, a quantidade de água existente no planeta para consumo humano é muito pequena. Do total de água disponível no planeta 96,5% é água do mar, 1,71% é proveniente das calotas polares ou geleiras, 0,03% é água doce superficial e atmosférica e a água subterrânea corresponde a 0,76%, por isso se faz necessário à preservação dos recursos hídricos mantendo a qualidade de água a ser consumida pela população global.

Síndrome do Pavão

Marisa Fonseca Diniz Seja na mídia, no trabalho ou em um grupo de amigos sempre haverá pessoas que farão de tudo para aparecer mais do que os outros. A maneira de atrair a atenção alheia para si mesmo é característica de pessoas que necessitam ser vistas, não importando de que maneira.  Atitudes como estas são frequentes nos dias atuais, a partir do momento que entram na fase adulta, algumas pessoas começam a ficar reféns da própria vaidade seguindo padrões estipulados pela própria mídia.  A Síndrome do Pavão  atinge principalmente as pessoas que tem a necessidade de se destacar na multidão do dia para noite por se considerarem melhores que os outros, não importando neste caso se são pessoas inteligentes, pois a inteligência fica sempre em último plano. O importante aqui é a pessoa parecer sexy, poderosa, influente e com vaidade aguçada.  O Transtorno de Personalidade Histriônica, TPH - Histérica é caracterizado por um padrão invasivo de emocionalidade excessiva, que busca at

Você é mitomaníaco?

  Marisa Fonseca Diniz Não há nada mais desagradável do que conviver diariamente com um indivíduo mitomaníaco, seja no trabalho, na escola ou até mesmo numa roda de amigos. O mitomaníaco é aquele sujeito que mente compulsivamente, e acredita nas mentiras que inventa como se fossem verdades. A mitomania também conhecida como pseudolalia ou mentira obssessiva-compulsiva é a tendência patológica, e consciente que resulta de um longo vício de falar mentiras. As mentiras dos mitomaníacos, em geral, estão relacionadas a assuntos específicos  podendo ser ampliadas a outros assuntos. É considerada uma doença grave, pois o portador dela necessita de grande atenção por parte dos amigos e familiares. Esta doença é definida como uma forma de desequilíbrio psíquico que acomete principalmente pessoas com problemas de auto-estima, sentimento de inferioridade, supervalorização em crenças diversas, angústia profunda, depressão, pós-depressão e portadores de TOC. O mitomaníaco se sente mai

A evolução da habitação

Marisa Fonseca Diniz Desde os tempos da pré-história o homem constrói casas, no inicio as primeiras moradias eram grutas e cavernas que estabeleciam as primeiras formas de alojamento. Nas regiões onde não havia cavernas, a solução foi utilizar folhagens para a cobertura, uma vez que as habitações eram praticamente iguais para todos e a única função era dar proteção contra o sol, chuva, frio, calor ou ataque de animais selvagens. A agricultura fez com que o homem abandonasse o  nomadismo e as habitações começaram a ser mais permanentes tendo melhores condições de conforto para a vida em família. Aos poucos as aldeias foram se formando, e estas foram se transformando em cidades. À medida que as diferenças sociais foram ser formando no interior dos grupos humanos, as casas foram adquirindo características conforme a posição social dos moradores. Na antiguidade greco-romana as pessoas mais ricas viviam em casas com diversos cômodos, enquanto que os pobres viviam amontoadas em c

CHRO, CIO, CKO...o que significam todas estas siglas?

Marisa Fonseca Diniz O profissional que não fala inglês ou nunca trabalhou em uma empresa multinacional, se sente perdido ao procurar uma vaga de emprego no mercado de trabalho, pois muitas empresas utilizam siglas para designar cargos executivos. A linguagem empresarial fica muito mais fácil de entender quando todos os profissionais sabem o que as siglas dos cargos executivos significam, por isso decidi fazer este artigo a fim de poder ajudar a entendê-las. Todos os cargos de alta gestão começam com a letra “C” de Chief, palavra inglesa que significa “chefe” em português. Vamos entender melhor o significado de todas estas siglas: Sigla Nomenclatura em Inglês Cargo Compatível em Português CEO Chief Executier Officer Presidente, superintendente, diretor executivo e diretor geral CFO Chief Financial Officer Diretor Financeiro CHRO Chief Human Resources Officer Diretor de RH

Casas Flutuantes

  Marisa Fonseca Diniz Nas últimas décadas tem se verificado um aumento na temperatura em todo mundo, sendo este fenômeno conhecido como aquecimento global. O aquecimento global gera o aumento da poluição do ar e provoca o derretimento do gelo das calotas polares fazendo com que o nível da água dos oceanos aumente. A preocupação por parte de algumas pessoas com as mudanças climáticas tem feito com que surjam projetos sustentáveis na construção com baixo custo financeiro, além de conservar o meio ambiente. Diversos projetos sustentáveis de casas flutuantes e anfíbias têm surgido ao redor do mundo como é o exemplo das casas flutuantes dos canais da Holanda conhecidas desde  1970. A  casa flutuante tem tudo que uma casa normal possui como sala, cozinha, banheiro, quarto e terraço, no entanto, a única diferença é a fundação, que no caso das moradias anfíbias são sustentadas por boias, a fim de as manterem seguras sobre a água. As fundações das casas anfíbias são feitas com m

A supremacia da elite na Terra

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, o planeta Terra possui mais de 7,6 bilhões de pessoas, e deste montante há um pouco mais 2.100 bilionários em todo mundo que retém mais de US$ 8,7 trilhões (dados recentes de 2019). O homem mais rico do mundo é Jeff Bezos, CEO da Amazon, que sozinho acumula uma fortuna de US$ 131 bilhões de dólares. No Brasil, por exemplo, a crise econômica parece não atingir o grupo seleto de 58 bilionários, que acumulam uma fortuna de US$ 179,7 bilhões, sendo eles proprietários de indústrias alimentícia e bebidas, varejo, além de investimentos e bancos, o fato é que, nem mesmo o Qatar sendo o país mais rico do mundo tem tantos megabilionários (apenas sete) como no maior país da América do Sul (Fonte: Forbes). Vergonhosamente, quase metade da população mundial vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, um pouco mais que 3,4 bilhões de pessoas, que se quer possui acesso às condições básicas de sobrevivência. Segundo o Banco Mundial, no caso do Brasil são 54

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

A ignorância se alimenta de aplausos

Marisa Fonseca Diniz Nunca foi tão verdadeiro este pensamento, nos dias que se sucedem somos muitas vezes obrigados a conviver com certas pessoas que chegam a nos sufocar por acreditarem estar acima dos outros, desmerecendo a sapiência ou a formação acadêmica alheia. A ignorância nem sempre é sinal de falta de conhecimento, muitas vezes ela pode ser considerada um comportamento rude de um determinado ser humano que se considera mais inteligente do que os demais. Muitas pessoas podem sentir raiva de um chefe, colega, familiar, vizinho ou até mesmo um prestador de serviço que se considera um especialista em um assunto qualquer sem ter o mínimo de conhecimento básico na matéria, sim, comportamentos como estes são muito comuns na sociedade em que vivemos. Não desmerecendo ninguém, mas humildade e sabedoria são virtudes importantes na vida das pessoas, pois possibilitam novos aprendizados, independente daqueles que a vida oferece. No entanto, algumas pessoas em especial acreditam que