Marisa
Fonseca Diniz
A inovação é uma das poucas
maneiras rentáveis de se alavancar os negócios, sendo necessário as empresas inventar novos produtos ou serviços a fim de terem um diferencial de mercado.
Resistência e comodismo devem ser deixados de lado em situações de estagnação
econômica, principalmente porque nenhuma crise se resolve de um dia para o
outro.
O departamento de marketing deve ser o cérebro das empresas utilizando a criatividade para inovar produtos e serviços eficientes e com baixo custo de
produção. Além de organizações, pessoas que não possuem
muito conhecimento técnico, e que possuem boa vontade podem, por exemplo, criar
um novo cardápio de comida com baixo teor calórico, mas que tenha um bom valor nutricional utilizando matérias-primas de baixo custo, outras podem criar maquinários eficientes, e
outros indivíduos podem apenas criar uma rede social voltada para uma área
específica, ganhar mercado e conseguir lucros consideráveis.
Não importa o tipo de invenção, o importante é colocar a
criatividade em ação, e inovar em qualquer época. Quando falamos em inovação nos
referimos ao ato de criar um novo produto, processo, tecnologia ou até mesmo aperfeiçoá-los.
A invenção costuma surgir após momentos de reflexão, no início é apenas um
projeto ou um protótipo sem valor econômico ou foco mercadológico. Nem todas as
invenções são novidades, porém quando determinado produto, processo ou
tecnologia possui desempenho econômico ou é comercializado através de técnicas de
estratégia de negócios desenvolvidas especificamente para aquele fim passam a
ser chamadas de inovação.
A inovação independe da experiência
ou dos conhecimentos técnicos, pois o seu foco principal é agregar valor aos
produtos de uma determinada empresa diferenciando-os dos demais já existentes no
mercado. A inovação é muito importante porque coloca o empreendedor e seus negócios
a frente dos concorrentes. Ideias que atendem as expectativas ou as necessidades
de um determinado mercado tende a ser visto com ótimos olhos, porque além de
ser considerado um processo sustentável também tende aumentar os lucros das empresas.
Atualmente, a resistência
dos empreendedores tem sido o maior desafio no campo dos negócios estratégicos
fazendo com que eles fiquem para trás em questões de novidades e percam mercado
para a concorrência que muitas vezes investe grandes quantias financeiras em
inovação. Não importa o tamanho da empresa, deixar de investir em diferenciais
de mercado faz com que a estagnação tome conta dos negócios, e consequentemente
os clientes tendem a procurar novos produtos em outros mercados mais rentáveis.
Há uma carência muito grande de produtos eficientes e
inovadores, portanto nenhum empreendedor pode permitir que a resistência retrograda
do mercado conservador o impeça de emergir em tempos difícéis. É necessário inovar
com diferenciais de mercado e abrir-se a novos mercados. Transformar dificuldades em oportunidades é a
receita de sobrevivência e sucesso!
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Baseado no trabalho disponível em http://marisadiniznetworking.blogspot.com/2017/05/estrategia-de-negocios-inovacao-e-lucro.html.
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