Marisa
Fonseca Diniz
As empresas estão em constante crescimento não importando
se a situação econômica mundial esteja favorável ou não, o importante é
desenvolver processos eficientes na divulgação de produtos e serviços. Quando
nos referimos a produto sempre vem a nossa mente a necessidade da aplicação do
marketing em sua integra.
O departamento de marketing de uma empresa tem por
competência desenvolver atividades da empresa associada à compra e venda de um
produto ou serviço, o que inclui publicidade, venda e a entrega do produto. O
principal desafio da equipe de marketing é chamar a atenção do seu público alvo
usando slogans, folders, design de embalagens, apresentações, divulgação e
exposição na mídia em geral.
Há quatro pontos importantes que envolvem a
comercialização de um bem, a saber, produto, preço, praça e promoção, que são mais
conhecidos como os 4 Ps do Marketing ou Marketing Mix. Os 4 Ps são limitados
por fatores internos e externos no ambiente de negócios global, onde eles
interagem uns com os outros. O conceito de mix de marketing foi popularizado na
década de 1950 por Neil Borden.
Antes do surgimento da internet, o mix de marketing era
essencialmente importante na interligação de empresas e consumidores, porém com
o surgimento do e-commerce e com as novas técnicas de venda virtual, os
processos de marketing foram ampliados surgindo dessa maneira às técnicas de
marketing digital.
O Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas à
promoção de uma marca, produtos ou serviços na internet, diferentemente do
marketing tradicional envolve o uso de diferentes canais online e métodos, a
fim de atrair negócios, relacionamentos comerciais e desenvolver uma
identidade, que pode ser da marca ou produto, permitindo a análise dos
resultados em tempo real.
Dentro destas estratégias o marketing de conteúdo e o SEO
são os mais difíceis de trabalhar, pois quando não são bem feitos podem
destruir ou ofuscar a marca ou o produto. O marketing de conteúdo é feito para
educar, informar e envolver o futuro cliente, muito aplicável a sites que
envolvem produtos e serviços que necessitam prender a atenção do público.
A ferramenta indispensável ao Marketing Digital,
principalmente ao Marketing de Conteúdo, está o blog, que é responsável por
produzir conteúdo de qualidade para alcançar sua respectiva audiência. Muitos
são os escritores e colunistas, que atentam em produzir conteúdos concisos de
determinados assuntos, em geral aqueles que possuem domínio para educar e
atrair pessoas que buscam mais conhecimento.
Muitas empresas e sites procuram na internet colunistas e
escritores freelancer para escrever sobre assuntos relacionados a produtos,
serviços e assuntos diversos divulgados em seus sites/blogs, porém é
imprescindível ter muito cuidado ao ser contratado por estes canais, pois nem
sempre respeitam os artigos escritos. Quando não, acreditam cegamente nas
políticas próprias determinadas pela equipe de marketing responsável pelo SEO,
que desconhece as técnicas adequadas dando exaltação apenas a determinadas
palavras, acreditando que poderão ter destacado seus conteúdos, artigos,
produtos, serviços e anúncios em mecanismos de buscas específicos.
Um SEO mal feito pode denegrir a capacidade de escrita de
um escritor ou colunista que se esforça em pesquisar e ler para poder produzir
um artigo excepcional aos seus leitores. A ineficiência de
políticas de SEO é capaz de destruir qualquer produto, marca ou empresa, além
de espantar o público alvo.
Um SEO mal direcionado pode ser tão ruim quanto ter um
CEO incompetente em uma empresa, esta comparação pode parecer tosca, mas é
justamente isso que acontece quando não são bem avaliados os processos e os profissionais. As empresas têm pressa em obter lucro, mas nem todas estão
interessadas em investir tempo e dinheiro em seus negócios, o que é um grande
erro.
CEO é uma sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo, Diretor
Geral, Presidente, Superintendente é a pessoa com maior autoridade dentro de uma
hierarquia organizacional. O CEO pode ser um profissional contratado ou
simplesmente o proprietário da empresa, que tem como responsabilidade conduzir
a gestão da organização definindo as estratégias, bem como a sua visão e
postura organizacional dentro do mercado, a fim de atingir as metas e
mantendo-se competitiva.
No entanto, quando há discordâncias na gestão de um CEO frente
ao comando de uma empresa todos os envolvidos no processo sofrem graves consequências.
É importante que o CEO mantenha o foco nos negócios, além de criar estratégias
eficientes para colocar a empresa em destaque em seu segmento de atuação,
evitando a falência. Da mesma maneira precisa ser o SEO, quando da necessidade em
ter em destaque os produtos e a marca em ambiente virtual. A preocupação em
manter a marca em evidência é a mesma em se ter um profissional competente a
frente dos negócios.
A comparação entre o CEO e o SEO pode parecer esdrúxula
em um primeiro momento, porém quando analisadas a fundo é perceptível que uma
auxilia a empresa a alavancar os negócios virtuais, e o outro ajuda a organização
ter destaque no campo real, ou seja, tanto um quanto o outro são essenciais
para o crescimento da empresa no mundo dos negócios.
Sendo assim, jamais esqueça que uma empresa para ter
sucesso precisa ter estratégias eficientes de marketing e gestão, a fim de que
não se cometa erros grosseiros e coloque todos os investimentos a perder.
Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de
1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho SEO ineficiente é tão danoso quanto um CEO incompetente de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://marisadiniznetworking.blogspot.com/2017/06/seo-ineficiente-e-tao-danoso-quanto-um.html.
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