Marisa
Fonseca Diniz
Não se desespere com a crise econômica, apesar da palavra ter apenas cinco
letras, o significado é bastante amplo, a saber: uma mudança brusca ocasionado por
um agente agressor e/ou mecanismo de defesa. Para a psicologia, a crise é
explicada como uma situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social
que exige da pessoa um esforço suplementar para manter o equilíbrio emocional.
No caso aqui a ser descrito, a crise pode ser o desequilíbrio econômico de um
individuo ou país, e no caso de acometer pessoas, a crise pode afetar também o
equilíbrio emocional.
A crise pode ser recepcionada de diversas maneiras, para
alguns indivíduos pode ser vista como uma grande oportunidade, um
momento de reflexão e também um momento de dificuldade descomunal.
A crise econômica no Brasil empurrou ao caos mais de 20 milhões (dados de IPEA Outubro, sendo 9,4 milhões de desempregados, 6,3 milhões de subocupados e 4,3 milhões de desalentados) de
pessoas produtivas do mercado de trabalho e com isso fez surgir uma legião de
desesperados em busca de renda para tentar sobreviver e pagar suas despesas mensais. Em contrapartida, a crise também propiciou uma série de
problemas psicológicos em algumas pessoas que não estavam preparadas para
enfrentar eminentemente o problema, sendo uma das consequências mais severas, a depressão. Desespero, tristeza, sentimento
de impotência, fraqueza e pessimismo são apenas alguns dos problemas causados
pela falta de emprego.
Quando falamos em crise, algumas pessoas se desesperam e
acreditam ser um momento de perdas, lamentam-se por não se considerarem fortes
o suficiente para superarem esta fase de transição. Enquanto outras pessoas
enxergam na crise ótimas oportunidades de transformar o lamento em
empreendimentos de sucesso. É de fato, nos momentos de crise que as melhores
oportunidades de negócios aparecem.
A crise financeira não pode ser vista apenas como um momento de
lamento ou fracasso, e sim uma época de colocar em prática os antigos
desejos de se capacitar, atualizar, conhecer novas práticas de mercado,
estar a par das novidades que envolvem produtos, serviços, interagir com
profissionais que conseguiram sair da crise como empresários, participar de
congressos, exposições e ampliar a rede de contatos.
O otimismo deve estar
sempre em primeiro lugar, jamais permitir que a nuvem negra que
paira sobre as pessoas em épocas de crise seja mais importante. No artigo, Pessoas otimistas vivem mais e melhor de minha autoria
relato, relato a necessidade das pessoas serem mais positivas. Segundo pesquisa
da Universidade de Yale foi concluído que pessoas otimistas vivem em média sete
anos e meio a mais do que as pessimistas, o que contribui e muito para a
qualidade de vida e proporciona um envelhecimento mais tranquilo.
Pensamentos positivos fazem com que as pessoas tenham uma
visão diferente em meio à crise, não podemos nos deixar abater por nada, a fim
de não perdermos a paz e o equilíbrio vital. A crise tem que ser vista como o
momento certo para criar e colocar as ideias em prática. Uma ideia inovadora
associada a um bom planejamento, estratégias e negócios faz com que qualquer
pessoa saia da zona de conforto e comece a desenvolver novas oportunidades de
trabalho.
Em época de vacas magras, o emprego fica escasso, e é hora de começar a nutrir uma nova forma de trabalho rentável. Quando a crise financeira corta os empregos, também corta o desenvolvimento das empresas que precisam reaprender a
trabalhar, e o governo necessita criar maneiras mais rentáveis para voltar a crescer
sem prejudicar o povo que já está desacreditado por tantos problemas. Emprego
significa ter uma ocupação ou uma função, diferente do trabalho que é o
conjunto de atividades produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir
determinado fim. Dessa maneira, o que era antes considerado impossível aos
poucos vai se tornando um diferencial de mercado.
As pessoas precisam ter visão de águia, ver além do que enxergam no momento da dificuldade, e saber reconhecer
as oportunidades que o mercado oferece aqueles que buscam uma renda. A
expressão saia da caixinha significa sair da zona de conforto e reconhecer as
oportunidades que o mercado dispõe a quem quer fazer a diferença. O artigo, Você sabe reconhecer uma oportunidade fala justamente sobre a tendência do mercado global
nos últimos anos e porquê as pessoas devem parar de choramingar e correr
atrás de diferenciais de mercado. Uma crise não se resolve apenas com ações governamentais,
o primeiro a querer mudar a situação atual pelo qual enfrenta diariamente é
aquele que se sente vitimizado.
Todos os indivíduos em algum momento da vida precisa dar a volta por cima nos problemas e
recomeçar quantas vezes for necessário. O profissional desempregado deve ter em
mente que é possível se tornar um empreendedor bem sucedido, mesmo que para
isso precise começar do zero. Um hobby pode se transformar em algo rentável,
por exemplo, a facilidade em fazer salgadinhos ou docinhos pode ser
complementada por uma ideia genial, tudo é possível para quem não se sente
confortável em ter uma família, amigos ou a si mesmo cobrando por se sentir
inútil e sem dinheiro para prover suas necessidades.
O trabalho Você é capaz de desenvolver negócios rentáveis em plena crise econômica? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2017/08/voce-e-capaz-de-desenvolver-negocios.html.
A vida profissional precisa das estratégias certas para
poder galgar novos passos mesmo sabendo dos desafios a serem enfrentados. O
livro a Arte da Guerra escrito por Sun Tzu é um bom exemplo do quanto é necessário ter visões apuradas de conquista. O livro aborda estratégias de
guerra de modo a compor um panorama de eventos que devem ser abordados em um
combate racional.
O conceito de estratégia é designado pela
prática de um bom planejamento para que o inimigo seja vencido, no caso da
crise o principal inimigo das pessoas é o medo de arriscar. A crise financeira
que acomete muitos países pode ser considerada como uma guerra, sendo
necessário colocar em prática as ideias, a fim de sobreviver em época de
mudanças.
No caso de uma guerra, a principal estratégia é vencer o
inimigo, no empreendedorismo é necessário vencer a concorrência e ser
lucrativo. As empresas tendem a se adaptar as estratégias comerciais, a ética e
a nova pegada sustentável nos negócios. A crise pode parecer um obstáculo difícil
de transpor, no entanto, dentro deste parâmetro há muitos profissionais que deixaram
as lamúrias de lado e investiram em negócios próprios.
Há muitas
histórias interessantes de pessoas das mais diversas faixas etárias, que em
tempos áureos foram rejeitas pelo mercado de trabalho por não pertencerem as gerações mais jovens, por exemplo, sendo consideradas velhas demais para ocuparem determinadas vagas de emprego. O mercado de trabalho faz pouco de certos profissionais que estão em idades mais avançadas e ignora o fato destes profissionais maduros terem exeriência e expertise em crises econômicas, além de facilidade em se adaptar a novas formatações de trabalho.
O importante é não se deixar abater pelas negativas recebidas por supostos empregadores, pois o importante é transformar o Não em experiências e sempre se manter na expectativa de que dias melhors virão. Manter-se otimista, enfrentar novas etapas na vida e ignorar as críticas, além de virar à página, aproveitando as
oportunidades no mercado são essenciais para quem busca construir a própria carreira depois de anos de estagnação, ou seja, nunca é tarde para recomeçar na carreira, no entanto de uma maneira mais centrada naquilo que se espera. E foi desta maneira que no final do ano de 2012 criei o Projeto MD Networking Publications que intercala diversos sites, onde o foco principal são os conhecimentos técnicos em construção sustentável, gestão, comportamento entre outros assuntos relacionados as organizações e ao emocional das pessoas com pensamentos construtivos, curiosidades diversas, turismo e pensamentos positivos.
Transformar um hobby em projeto rentável trouxe diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, além de abrir caminho para novas oportunidades de conhecimentos. Ter
reconhecimento e certificação internacional foi muito gratificante principalmente porque quebrou o velho jargão de que pessoas mais velhas são preguiçosas e acomodadas. Hoje o Projeto MD Networking Publications possui mais de 1500 artigos escritos, além de mais de 5 milhões de visualizações.
Nem todas as pessoas nasceram para ter uma empresa própria ou
desenvolver ideias criativas. Empreender é muito mais do que apenas abrir um estabelecimento comercial ou
registrar a abertura de uma empresa nos órgãos competentes. Apesar de o
empreendedorismo ser considerado o estudo voltado para o desenvolvimento das
habilidades e competências relacionadas a um projeto comercial ou técnico-científico,
empreender é realizar, fazer acontecer e executar, e neste quesito, nem todos
são exímios na arte.
As principais características que uma pessoa precisa ter
para ser um empreendedor são as seguintes:
A crise econômica que paira atualmente pelo mundo a fora
tem feito com que alguns empreendedores desistam de suas empresas simplesmente
pelo fato de não serem inovadores ou não saberem qual a melhor direção a tomar,
a fim de evitar o endividamento e os estoques encalhados. O grande erro do
empresariado é acreditar no imediatismo, porém não podemos deixar de comentar
que este pensamento nunca trouxe solução eficiente para ninguém, muito menos
para os empreendedores. As empresas necessitam de um bom planejamento antes
mesmo de encabeçar uma ideia, produto ou mercado, ou seja, uma boa viabilidade
de negócios se faz necessário antes mesmo de começar a pensar em abrir uma nova
empresa, caso contrário o fracasso será seu eterno companheiro.
Ideias criativas devem ser colocadas no papel e
registradas nos órgãos competentes, bem como pesquisar o mercado que se deseja
atingir seja com o serviço ou produto a ser comercializado.
Indiferente das dificuldades enfrentadas deve-se ter em
mente a necessidade de se ter um bom caixa financeiro para não ficar contando
com vendas rápidas ou lucro fácil, pois toda empresa tem um determinado tempo
de maturação para obter lucro, não esquecendo que o dinheiro que entra primeiro
é sempre aquele que irá pagar os custos de abertura, estoque, investimentos e
despesas diversas. Não dê desculpas para
a crise ou pensamentos negativos, qualquer pessoa é capaz de transformar
oportunidades em negócios rentáveis.
Artigo reeditado para a realidade atual - Novembro/2022.
Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de
1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Você é capaz de desenvolver negócios rentáveis em plena crise econômica? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2017/08/voce-e-capaz-de-desenvolver-negocios.html.
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