Pular para o conteúdo principal

Postagem em Destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Você é capaz de desenvolver negócios rentáveis em plena crise econômica?



Marisa Fonseca Diniz


Não se desespere com a crise econômica, apesar da palavra ter apenas cinco letras, o significado é bastante amplo, a saber: uma mudança brusca ocasionado por um agente agressor e/ou mecanismo de defesa. Para a psicologia, a crise é explicada como uma situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social que exige da pessoa um esforço suplementar para manter o equilíbrio emocional. No caso aqui a ser descrito, a crise pode ser o desequilíbrio econômico de um individuo ou país, e no caso de acometer pessoas, a crise pode afetar também o equilíbrio emocional.

A crise pode ser recepcionada de diversas maneiras, para alguns indivíduos pode ser vista como uma grande oportunidade, um momento de reflexão e também um momento de dificuldade descomunal. 

A crise econômica no Brasil empurrou ao caos mais de 20 milhões (dados de IPEA Outubro, sendo 9,4 milhões de desempregados, 6,3 milhões de subocupados e 4,3 milhões de desalentados) de pessoas produtivas do mercado de trabalho e com isso fez surgir uma legião de desesperados em busca de renda para tentar sobreviver e pagar suas despesas mensais. Em contrapartida, a crise também propiciou uma série de problemas psicológicos em algumas pessoas que não estavam preparadas para enfrentar eminentemente o problema, sendo uma das consequências mais severas, a depressão. Desespero, tristeza, sentimento de impotência, fraqueza e pessimismo são apenas alguns dos problemas causados pela falta de emprego.


Quando falamos em crise, algumas pessoas se desesperam e acreditam ser um momento de perdas, lamentam-se por não se considerarem fortes o suficiente para superarem esta fase de transição. Enquanto outras pessoas enxergam na crise ótimas oportunidades de transformar o lamento em empreendimentos de sucesso. É de fato, nos momentos de crise que as melhores oportunidades de negócios aparecem.

A crise financeira não pode ser vista apenas como um momento de lamento ou fracasso, e sim uma época de colocar em prática os antigos desejos de se capacitar, atualizar, conhecer novas práticas de mercado, estar a par das novidades que envolvem produtos, serviços, interagir com profissionais que conseguiram sair da crise como empresários, participar de congressos, exposições e ampliar a rede de contatos.


O otimismo deve estar sempre em primeiro lugar, jamais permitir que a nuvem negra que paira sobre as pessoas em épocas de crise seja mais importante. No artigo, Pessoas otimistas vivem mais e melhor de minha autoria relato, relato a necessidade das pessoas serem mais positivas. Segundo pesquisa da Universidade de Yale foi concluído que pessoas otimistas vivem em média sete anos e meio a mais do que as pessimistas, o que contribui e muito para a qualidade de vida e proporciona um envelhecimento mais tranquilo.

Pensamentos positivos fazem com que as pessoas tenham uma visão diferente em meio à crise, não podemos nos deixar abater por nada, a fim de não perdermos a paz e o equilíbrio vital. A crise tem que ser vista como o momento certo para criar e colocar as ideias em prática. Uma ideia inovadora associada a um bom planejamento, estratégias e negócios faz com que qualquer pessoa saia da zona de conforto e comece a desenvolver novas oportunidades de trabalho.

Em época de vacas magras, o emprego fica escasso, e é hora de começar a nutrir uma nova forma de trabalho rentável. Quando a crise financeira corta os empregos, também corta o desenvolvimento das empresas que precisam reaprender a trabalhar, e o governo necessita criar maneiras mais rentáveis para voltar a crescer sem prejudicar o povo que já está desacreditado por tantos problemas. Emprego significa ter uma ocupação ou uma função, diferente do trabalho que é o conjunto de atividades produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. Dessa maneira, o que era antes considerado impossível aos poucos vai se tornando um diferencial de mercado.

As pessoas precisam ter visão de águia, ver além do que enxergam no momento da dificuldade, e saber reconhecer as oportunidades que o mercado oferece aqueles que buscam uma renda. A expressão saia da caixinha significa sair da zona de conforto e reconhecer as oportunidades que o mercado dispõe a quem quer fazer a diferença. O artigo, Você sabe reconhecer uma oportunidade fala justamente sobre a tendência do mercado global nos últimos anos e porquê as pessoas devem parar de choramingar e correr atrás de diferenciais de mercado. Uma crise não se resolve apenas com ações governamentais, o primeiro a querer mudar a situação atual pelo qual enfrenta diariamente é aquele que se sente vitimizado.

Enquanto muitas pessoas pelos quatro cantos do planeta estão reclamando da crise política e econômica optando por não enxergar possíveis oportunidades de trabalho, tantos outros estão correndo atrás do prejuízo, mesmo sem dinheiro, porque pensar e criar não custa absolutamente nada. Quando criei o Blog Se Virando Sem Grana , a intenção era ajudar as pessoas que enfrentavam problemas financeiros e buscavam uma maneira mais econômica de viver, pois nunca se sabe quais as reais dificuldades de uma família.  Transformei à época um hobby em oportunidade financeira e refiz a vida de uma maneira mais sustentável.

Todos os indivíduos em algum momento da vida precisa dar a volta por cima nos problemas e recomeçar quantas vezes for necessário. O profissional desempregado deve ter em mente que é possível se tornar um empreendedor bem sucedido, mesmo que para isso precise começar do zero. Um hobby pode se transformar em algo rentável, por exemplo, a facilidade em fazer salgadinhos ou docinhos pode ser complementada por uma ideia genial, tudo é possível para quem não se sente confortável em ter uma família, amigos ou a si mesmo cobrando por se sentir inútil e sem dinheiro para prover suas necessidades.

A vida profissional precisa das estratégias certas para poder galgar novos passos mesmo sabendo dos desafios a serem enfrentados. O livro a Arte da Guerra escrito por Sun Tzu é um bom exemplo do quanto é necessário ter visões apuradas de conquista. O livro aborda estratégias de guerra de modo a compor um panorama de eventos que devem ser abordados em um combate racional.


O conceito de estratégia é designado pela prática de um bom planejamento para que o inimigo seja vencido, no caso da crise o principal inimigo das pessoas é o medo de arriscar. A crise financeira que acomete muitos países pode ser considerada como uma guerra, sendo necessário colocar em prática as ideias, a fim de sobreviver em época de mudanças.

No caso de uma guerra, a principal estratégia é vencer o inimigo, no empreendedorismo é necessário vencer a concorrência e ser lucrativo. As empresas tendem a se adaptar as estratégias comerciais, a ética e a nova pegada sustentável nos negócios. A crise pode parecer um obstáculo difícil de transpor, no entanto, dentro deste parâmetro há muitos profissionais que deixaram as lamúrias de lado e investiram em negócios próprios.

Há muitas histórias interessantes de pessoas das mais diversas faixas etárias, que em tempos áureos foram rejeitas pelo mercado de trabalho por não pertencerem as gerações mais jovens, por exemplo, sendo consideradas velhas demais para ocuparem determinadas vagas de emprego. O mercado de trabalho faz pouco de certos profissionais que estão em idades mais avançadas e ignora o fato destes profissionais maduros terem exeriência e expertise em crises econômicas, além de facilidade em se adaptar a novas formatações de trabalho.

O importante é não se deixar abater pelas negativas recebidas por supostos empregadores, pois o importante é transformar o Não em experiências e sempre se manter na expectativa de que dias melhors virão. Manter-se otimista, enfrentar novas etapas na vida e ignorar as críticas, além de virar à página, aproveitando as oportunidades no mercado são essenciais para quem busca construir a própria carreira depois de anos de estagnação, ou seja, nunca é tarde para recomeçar na carreira, no entanto de uma maneira mais centrada naquilo que se espera. E foi desta maneira que no final do ano de 2012 criei o Projeto MD Networking Publications que intercala diversos sites, onde o foco principal são os conhecimentos técnicos em construção sustentável, gestão, comportamento entre outros assuntos relacionados as organizações e ao emocional das pessoas com pensamentos construtivos, curiosidades diversas, turismo e pensamentos positivos. 


Transformar um hobby em projeto rentável trouxe diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, além de abrir caminho para novas oportunidades de conhecimentos. Ter reconhecimento e certificação internacional foi muito gratificante principalmente porque quebrou o velho jargão de que pessoas mais velhas são preguiçosas e acomodadas. Hoje o Projeto MD Networking Publications possui mais de 1500 artigos escritos, além de mais de 5 milhões de visualizações.

Nem todas as pessoas nasceram para ter uma empresa própria ou desenvolver ideias criativas. Empreender é muito mais do que apenas abrir um estabelecimento comercial ou registrar a abertura de uma empresa nos órgãos competentes. Apesar de o empreendedorismo ser considerado o estudo voltado para o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas a um projeto comercial ou técnico-científico, empreender é realizar, fazer acontecer e executar, e neste quesito, nem todos são exímios na arte.

As principais características que uma pessoa precisa ter para ser um empreendedor são as seguintes:


A crise econômica que paira atualmente pelo mundo a fora tem feito com que alguns empreendedores desistam de suas empresas simplesmente pelo fato de não serem inovadores ou não saberem qual a melhor direção a tomar, a fim de evitar o endividamento e os estoques encalhados. O grande erro do empresariado é acreditar no imediatismo, porém não podemos deixar de comentar que este pensamento nunca trouxe solução eficiente para ninguém, muito menos para os empreendedores. As empresas necessitam de um bom planejamento antes mesmo de encabeçar uma ideia, produto ou mercado, ou seja, uma boa viabilidade de negócios se faz necessário antes mesmo de começar a pensar em abrir uma nova empresa, caso contrário o fracasso será seu eterno companheiro.


Ideias criativas devem ser colocadas no papel e registradas nos órgãos competentes, bem como pesquisar o mercado que se deseja atingir seja com o serviço ou produto a ser comercializado.

Indiferente das dificuldades enfrentadas deve-se ter em mente a necessidade de se ter um bom caixa financeiro para não ficar contando com vendas rápidas ou lucro fácil, pois toda empresa tem um determinado tempo de maturação para obter lucro, não esquecendo que o dinheiro que entra primeiro é sempre aquele que irá pagar os custos de abertura, estoque, investimentos e despesas diversas. Não dê desculpas para a crise ou pensamentos negativos, qualquer pessoa é capaz de transformar oportunidades em negócios rentáveis. 

Artigo reeditado para a realidade atual - Novembro/2022.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Você é capaz de desenvolver negócios rentáveis em plena crise econômica? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2017/08/voce-e-capaz-de-desenvolver-negocios.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corra de pessoas perturbadas, vingativas e perigosas

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, lidar com pessoas de diferentes personalidades é o maior desafio das empresas e da sociedade de um modo em geral. O estresse diário associado a pessoas com desequilíbrio emocional ou com personalidades conflitantes tem proporcionado problemas mais complexos e  de difícil solução, principalmente quando envolve o descontrole emocional associado ao cansaço físico e mental. Algumas pessoas não conseguem lidar com seus conflitos e problemas, e  ao se relacionarem com colegas de trabalho, familiares e relacionamentos pessoais tendem a manifestar atitudes assustadoras e tóxicas criando situações desconfortantes e conflitantes entre as pessoas, que as contrariam. Há alguns transtornos de personalidade e comportamentos patológicos que devem ser conhecidos e evitados na convivência diária. Entre estes estão o Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional , o Transtorno de Personalidade Explosivo e Agressivo , além da vingança e  toxicida

A importância de preservar os mananciais

Marisa Fonseca Diniz Quando nos referimos a mananciais logo vem a nossa mente o problema das habitações irregulares nas grandes cidades. O aumento da demanda por água é uma das consequências do crescimento populacional, porém não podemos deixar de observar que a falta de planejamento urbano nas cidades vem contribuindo para o aumento desordenado das construções irregulares em áreas de risco. Os mananciais são fontes de água superficiais ou subterrâneas utilizadas no processo de abastecimento público .  Os mananciais podem ser lagos, rios, represas, reservatórios, entre outros, a quantidade de água existente no planeta para consumo humano é muito pequena. Do total de água disponível no planeta 96,5% é água do mar, 1,71% é proveniente das calotas polares ou geleiras, 0,03% é água doce superficial e atmosférica e a água subterrânea corresponde a 0,76%, por isso se faz necessário à preservação dos recursos hídricos mantendo a qualidade de água a ser consumida pela população global.

Síndrome do Pavão

Marisa Fonseca Diniz Seja na mídia, no trabalho ou em um grupo de amigos sempre haverá pessoas que farão de tudo para aparecer mais do que os outros. A maneira de atrair a atenção alheia para si mesmo é característica de pessoas que necessitam ser vistas, não importando de que maneira.  Atitudes como estas são frequentes nos dias atuais, a partir do momento que entram na fase adulta, algumas pessoas começam a ficar reféns da própria vaidade seguindo padrões estipulados pela própria mídia.  A Síndrome do Pavão  atinge principalmente as pessoas que tem a necessidade de se destacar na multidão do dia para noite por se considerarem melhores que os outros, não importando neste caso se são pessoas inteligentes, pois a inteligência fica sempre em último plano. O importante aqui é a pessoa parecer sexy, poderosa, influente e com vaidade aguçada.  O Transtorno de Personalidade Histriônica, TPH - Histérica é caracterizado por um padrão invasivo de emocionalidade excessiva, que busca at

Você é mitomaníaco?

  Marisa Fonseca Diniz Não há nada mais desagradável do que conviver diariamente com um indivíduo mitomaníaco, seja no trabalho, na escola ou até mesmo numa roda de amigos. O mitomaníaco é aquele sujeito que mente compulsivamente, e acredita nas mentiras que inventa como se fossem verdades. A mitomania também conhecida como pseudolalia ou mentira obssessiva-compulsiva é a tendência patológica, e consciente que resulta de um longo vício de falar mentiras. As mentiras dos mitomaníacos, em geral, estão relacionadas a assuntos específicos  podendo ser ampliadas a outros assuntos. É considerada uma doença grave, pois o portador dela necessita de grande atenção por parte dos amigos e familiares. Esta doença é definida como uma forma de desequilíbrio psíquico que acomete principalmente pessoas com problemas de auto-estima, sentimento de inferioridade, supervalorização em crenças diversas, angústia profunda, depressão, pós-depressão e portadores de TOC. O mitomaníaco se sente mai

A evolução da habitação

Marisa Fonseca Diniz Desde os tempos da pré-história o homem constrói casas, no inicio as primeiras moradias eram grutas e cavernas que estabeleciam as primeiras formas de alojamento. Nas regiões onde não havia cavernas, a solução foi utilizar folhagens para a cobertura, uma vez que as habitações eram praticamente iguais para todos e a única função era dar proteção contra o sol, chuva, frio, calor ou ataque de animais selvagens. A agricultura fez com que o homem abandonasse o  nomadismo e as habitações começaram a ser mais permanentes tendo melhores condições de conforto para a vida em família. Aos poucos as aldeias foram se formando, e estas foram se transformando em cidades. À medida que as diferenças sociais foram ser formando no interior dos grupos humanos, as casas foram adquirindo características conforme a posição social dos moradores. Na antiguidade greco-romana as pessoas mais ricas viviam em casas com diversos cômodos, enquanto que os pobres viviam amontoadas em c

CHRO, CIO, CKO...o que significam todas estas siglas?

Marisa Fonseca Diniz O profissional que não fala inglês ou nunca trabalhou em uma empresa multinacional, se sente perdido ao procurar uma vaga de emprego no mercado de trabalho, pois muitas empresas utilizam siglas para designar cargos executivos. A linguagem empresarial fica muito mais fácil de entender quando todos os profissionais sabem o que as siglas dos cargos executivos significam, por isso decidi fazer este artigo a fim de poder ajudar a entendê-las. Todos os cargos de alta gestão começam com a letra “C” de Chief, palavra inglesa que significa “chefe” em português. Vamos entender melhor o significado de todas estas siglas: Sigla Nomenclatura em Inglês Cargo Compatível em Português CEO Chief Executier Officer Presidente, superintendente, diretor executivo e diretor geral CFO Chief Financial Officer Diretor Financeiro CHRO Chief Human Resources Officer Diretor de RH

Casas Flutuantes

  Marisa Fonseca Diniz Nas últimas décadas tem se verificado um aumento na temperatura em todo mundo, sendo este fenômeno conhecido como aquecimento global. O aquecimento global gera o aumento da poluição do ar e provoca o derretimento do gelo das calotas polares fazendo com que o nível da água dos oceanos aumente. A preocupação por parte de algumas pessoas com as mudanças climáticas tem feito com que surjam projetos sustentáveis na construção com baixo custo financeiro, além de conservar o meio ambiente. Diversos projetos sustentáveis de casas flutuantes e anfíbias têm surgido ao redor do mundo como é o exemplo das casas flutuantes dos canais da Holanda conhecidas desde  1970. A  casa flutuante tem tudo que uma casa normal possui como sala, cozinha, banheiro, quarto e terraço, no entanto, a única diferença é a fundação, que no caso das moradias anfíbias são sustentadas por boias, a fim de as manterem seguras sobre a água. As fundações das casas anfíbias são feitas com m

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

A supremacia da elite na Terra

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, o planeta Terra possui mais de 7,6 bilhões de pessoas, e deste montante há um pouco mais 2.100 bilionários em todo mundo que retém mais de US$ 8,7 trilhões (dados recentes de 2019). O homem mais rico do mundo é Jeff Bezos, CEO da Amazon, que sozinho acumula uma fortuna de US$ 131 bilhões de dólares. No Brasil, por exemplo, a crise econômica parece não atingir o grupo seleto de 58 bilionários, que acumulam uma fortuna de US$ 179,7 bilhões, sendo eles proprietários de indústrias alimentícia e bebidas, varejo, além de investimentos e bancos, o fato é que, nem mesmo o Qatar sendo o país mais rico do mundo tem tantos megabilionários (apenas sete) como no maior país da América do Sul (Fonte: Forbes). Vergonhosamente, quase metade da população mundial vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, um pouco mais que 3,4 bilhões de pessoas, que se quer possui acesso às condições básicas de sobrevivência. Segundo o Banco Mundial, no caso do Brasil são 54

A ignorância se alimenta de aplausos

Marisa Fonseca Diniz Nunca foi tão verdadeiro este pensamento, nos dias que se sucedem somos muitas vezes obrigados a conviver com certas pessoas que chegam a nos sufocar por acreditarem estar acima dos outros, desmerecendo a sapiência ou a formação acadêmica alheia. A ignorância nem sempre é sinal de falta de conhecimento, muitas vezes ela pode ser considerada um comportamento rude de um determinado ser humano que se considera mais inteligente do que os demais. Muitas pessoas podem sentir raiva de um chefe, colega, familiar, vizinho ou até mesmo um prestador de serviço que se considera um especialista em um assunto qualquer sem ter o mínimo de conhecimento básico na matéria, sim, comportamentos como estes são muito comuns na sociedade em que vivemos. Não desmerecendo ninguém, mas humildade e sabedoria são virtudes importantes na vida das pessoas, pois possibilitam novos aprendizados, independente daqueles que a vida oferece. No entanto, algumas pessoas em especial acreditam que