Pular para o conteúdo principal

Postagem em Destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Deixe o passado no passado e corra dos vampiros emocionais


Marisa Fonseca Diniz



Se você é daquelas pessoas que acha interessante recuperar amizades passadas, então preciso te dizer algo: NÃO FAÇA ISSO, contatos que ficam no passado jamais foram seus amigos. A amizade vai muito mais além do que um simples contato, o verdadeiro amigo é aquele que te escuta, critica, dá bronca, mas não te deixa pelo caminho e não te apunhala pelas costas.


Há aquelas pessoas que excluem sem dó nem piedade os vulgos amigos, e reaparecem do nada cheio de desculpas esfarrapadas, simplesmente por terem algum interesse, e são justamente estas pessoas que com o tempo sugam suas energias e te usam em benefício próprio. Não aceite desculpas, ignore, vire a página, porque no final não vale a pena manter qualquer tipo de relacionamento.

No decorrer da vida passamos por algumas situações que nos faz refletir quem realmente merece a nossa consideração, e com certeza as pessoas negativas, cheias de si, interesseiras, invejosas, egocêntricas são as primeiras que devemos manter distância. 


Os vampiros emocionais não poupam ninguém, se fazem de vítimas, a vida está sempre entre altos e baixos, tentam a qualquer custo mostrarem ser indivíduos influentes, entendidos de tudo, porém são pessoas intolerantes e inconstantes em seus relacionamentos e o humor é instável, conselho corra de pessoas com este perfil. Pessoas com estas características não acrescentam absolutamente nada na vida, apesar do tempo elas não mudam, e sim pioram.

Há certos indivíduos que quando chegam perto, logo sentimos um peso nas costas, nossas pálpebras ficam pesadas e temos a sensação de que uma nuvem negra paira sobre nossa cabeça. Pessoas que foram deixadas no passado e de repente do nada surgem com falsas intenções são pessoas que carregam cargas pesadas ao longo dos tempos.

Algumas situações podem ser descritas aqui, afim de que possamos explicar melhor o efeito devastador que estes vampiros emocionais causam na vida das pessoas, que muitas vezes acabam sendo permissivas ao estender a mão para ajudá-las.

Sabe aquele amigo de escola, que você não vê há muitos anos e que de repente surge na sua vida do nada? A justificativa para o seu reaparecimento é simples, te achou nas redes sociais e ficou sabendo que você acabou de chegar do exterior depois de um longo período morando, estudando ou até mesmo trabalhando, e coincidentemente descobriu que você está feliz por ter se casado com um estrangeiro bem sucedido. Você nem lembra mais do sujeito, mas ele faz questão de te atormentar nas redes sociais, te enviando mensagens absurdamente invasivas, e de repente sugere um encontro para recordar os velhos tempos de escola. Para estes indivíduos o meu conselho é usar o BLOQUEIO das redes sem dó e IGNORÁ-LOS ao vivo e a cores, resumindo fuja da presença deles sem deixar rastros.



O invejoso é aquele sujeito que fica sempre a espreita pronto para atacar quem ele tanto gostaria de ser. São pessoas com baixa autoestima, fracassadas e fofoqueiras. O indivíduo que tenta chamar atenção para si como se estivesse na pele daquele que tanto inveja, em geral tende a usar suas vítimas como trampolim para conseguir alguma coisa que julga interessante para a sua vida medíocre. Apesar de algumas pessoas acreditarem que a inveja possa ser uma doença crônica, na verdade é um desvio de caráter.

Não caia na besteira de contratar um colaborador ou um funcionário que era um contato antigo, sumiu e do nada resurgiu das cinzas. Essas pessoas tem um motivo para ficarem esquecidas no passado, muitas vezes elas escolhem suas vítimas, pessoas bem sucedidas que podem beneficiá-las de alguma maneira, seja financeiramente ou por meio de contatos. Boicotam as empresas, são preguiçosas, não cumprem e nem respeitam as normas ou políticas das empresas, mudam de lado facilmente quando recebem benefícios de fornecedores, clientes ou colaboradores. Quando não conseguem atingir seus objetivos se revoltam e difamam suas vítimas ou empresas.

O comportamento inicial de vítima é apenas uma maneira de conseguir atenção para si mesmo, o temperamento é inconstante, pior ainda quando estas pessoas são portadores do comportamento bipolar, e aqui nesse caso eu faço um parêntese para falar desta doença e suas complicações no ambiente de trabalho. 


Segundo, a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares - ADEB, a doença bipolar ou maníaco-depressiva é uma doença psiquiátrica que tem como característica principal acentuadas variações de humor com crises repetidas de depressão e mania. Estas crises podem predominar uma única pessoa com frequência bastante variável, onde as crises podem ser graves, moderadas ou leves.

As alterações abruptas de humor repercutem negativamente nas sensações, emoções, ideias e no comportamento da pessoa portadora dessa doença. 
Esse comportamento maníaco-depressivo nas relações de trabalho podem influenciar negativamente os colegas que ficam sem saber como agir mediante esta instabilidade, o medo desestabiliza qualquer equipe dentro das empresas.

Quando o portador da doença bipolar está com sintoma de mania, seu estado de humor é elevado, expansivo, eufórico ou irritável. No início da crise a pessoa se sente mais alegre, sociável, ativo, falante, autoconfiante, inteligente e criativo, porém com a elevação progressiva do humor há uma aceleração psíquica, a saber:




No sintoma de depressão o humor é de tristeza e desespero. Os principais sintomas, a saber, são os seguintes:




Os portadores da doença bipolar durante as crises podem ter sintomas de mania e depressão ao mesmo tempo, as chamadas crises mistas, que podem durar dias ou meses. Não há nenhum tipo de tratamento que cure a doença.

Portanto, se inconsequentemente você achou que ajudando aquele antigo contato dando-lhe um emprego ou trabalho, e de repente do nada ele mudou, não se sinta culpado, pois ele pode de um momento para o outro falar bem ou mal de você e da empresa, aproveite este momento em que ele disser que não quer mais continuar com o trabalho e DEMITA-O ou ROMPA qualquer tipo de contrato. Não perca seu precioso tempo com pessoas que não te levarão a lugar nenhum.

Quando a vida começa dar uma guinada eis que surge aquele ex sem noção com ideia louca de retomar o antigo relacionamento, nesse momento é hora de analisar qual o motivo do rompimento, e IGNORAR sua presença, sim, não caia na besteira de achar que aquele relacionamento abusivo pode ser diferente. Relacionamentos abusivos são tóxicos e vão muito mais além da agressão física, podendo ser emocionais e espirituais.


Aquele namorado, noivo ou marido que impede você ter amizade com outras pessoas, principalmente homens, agride a sua liberdade, é uma pessoa insegura.  Críticas destrutivas, humilhações, promessas vazias, ridiculariza as escolhas na frente dos amigos, não apoiam, proíbem a utilização de roupas mais sensuais, há gritaria, xingamentos, há exploração financeira da vítima são apenas algumas atitudes de pessoas dissimuladas, machistas, agressivas, pois estas pessoas não sabem o que é o amor, muito pelo contrário se sentem felizes com a desgraça alheia, são frios, calculistas e perturbados. Corra desse tipo de relacionamento que suga sua alma e não te acrescenta absolutamente nada, quem te ama te aceita como você é com erros e acertos.

Os vampiros emocionais sempre tem um jeito de escapar, inventam desculpas, e jogam sobre os outros as suas perturbações de maneira que todos o enxerguem como seres benevolentes, e é aí que mora o perigo. Não dê segunda ou terceira chance a eles, ignore-os, retire-os em definitivo dos seus contatos, não permita que eles tirem a sua paz. As pessoas que irão acrescentar coisas boas em sua vida são aquelas na qual você sente uma paz enorme, há segurança no falar, são otimistas te orientam sem críticas e respeitam suas escolhas.

O psicólogo americano Albert Bernstein definiu em seu livro Vampiros Emocionais, que os vampiros são aquelas pessoas portadoras de distúrbios de personalidade que influenciam de maneira negativa a vida das outras pessoas vencendo pela exaustão mental e física.

Seres antissociais, histriônicos, narcisista, obsessivos, compulsivos, paranoicos, maníacos, depressivos encantam e conquistam a fé, confiança e o afeto das pessoas apenas para sugar toda a energia emocional das suas vítimas e se vão como se nada de mal tivessem feito.

Situações são como pessoas, portanto exclua em definitivo tudo aquilo que tira a sua paz!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Deixe o passado no passado e corra dos vampiros emocionais de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2017/10/deixe-o-passado-no-passado-e-corra-dos.html.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Corra de pessoas perturbadas, vingativas e perigosas

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, lidar com pessoas de diferentes personalidades é o maior desafio das empresas e da sociedade de um modo em geral. O estresse diário associado a pessoas com desequilíbrio emocional ou com personalidades conflitantes tem proporcionado problemas mais complexos e  de difícil solução, principalmente quando envolve o descontrole emocional associado ao cansaço físico e mental. Algumas pessoas não conseguem lidar com seus conflitos e problemas, e  ao se relacionarem com colegas de trabalho, familiares e relacionamentos pessoais tendem a manifestar atitudes assustadoras e tóxicas criando situações desconfortantes e conflitantes entre as pessoas, que as contrariam. Há alguns transtornos de personalidade e comportamentos patológicos que devem ser conhecidos e evitados na convivência diária. Entre estes estão o Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional , o Transtorno de Personalidade Explosivo e Agressivo , além da vingança e  toxicida

A importância de preservar os mananciais

Marisa Fonseca Diniz Quando nos referimos a mananciais logo vem a nossa mente o problema das habitações irregulares nas grandes cidades. O aumento da demanda por água é uma das consequências do crescimento populacional, porém não podemos deixar de observar que a falta de planejamento urbano nas cidades vem contribuindo para o aumento desordenado das construções irregulares em áreas de risco. Os mananciais são fontes de água superficiais ou subterrâneas utilizadas no processo de abastecimento público .  Os mananciais podem ser lagos, rios, represas, reservatórios, entre outros, a quantidade de água existente no planeta para consumo humano é muito pequena. Do total de água disponível no planeta 96,5% é água do mar, 1,71% é proveniente das calotas polares ou geleiras, 0,03% é água doce superficial e atmosférica e a água subterrânea corresponde a 0,76%, por isso se faz necessário à preservação dos recursos hídricos mantendo a qualidade de água a ser consumida pela população global.

Síndrome do Pavão

Marisa Fonseca Diniz Seja na mídia, no trabalho ou em um grupo de amigos sempre haverá pessoas que farão de tudo para aparecer mais do que os outros. A maneira de atrair a atenção alheia para si mesmo é característica de pessoas que necessitam ser vistas, não importando de que maneira.  Atitudes como estas são frequentes nos dias atuais, a partir do momento que entram na fase adulta, algumas pessoas começam a ficar reféns da própria vaidade seguindo padrões estipulados pela própria mídia.  A Síndrome do Pavão  atinge principalmente as pessoas que tem a necessidade de se destacar na multidão do dia para noite por se considerarem melhores que os outros, não importando neste caso se são pessoas inteligentes, pois a inteligência fica sempre em último plano. O importante aqui é a pessoa parecer sexy, poderosa, influente e com vaidade aguçada.  O Transtorno de Personalidade Histriônica, TPH - Histérica é caracterizado por um padrão invasivo de emocionalidade excessiva, que busca at

Você é mitomaníaco?

  Marisa Fonseca Diniz Não há nada mais desagradável do que conviver diariamente com um indivíduo mitomaníaco, seja no trabalho, na escola ou até mesmo numa roda de amigos. O mitomaníaco é aquele sujeito que mente compulsivamente, e acredita nas mentiras que inventa como se fossem verdades. A mitomania também conhecida como pseudolalia ou mentira obssessiva-compulsiva é a tendência patológica, e consciente que resulta de um longo vício de falar mentiras. As mentiras dos mitomaníacos, em geral, estão relacionadas a assuntos específicos  podendo ser ampliadas a outros assuntos. É considerada uma doença grave, pois o portador dela necessita de grande atenção por parte dos amigos e familiares. Esta doença é definida como uma forma de desequilíbrio psíquico que acomete principalmente pessoas com problemas de auto-estima, sentimento de inferioridade, supervalorização em crenças diversas, angústia profunda, depressão, pós-depressão e portadores de TOC. O mitomaníaco se sente mai

A evolução da habitação

Marisa Fonseca Diniz Desde os tempos da pré-história o homem constrói casas, no inicio as primeiras moradias eram grutas e cavernas que estabeleciam as primeiras formas de alojamento. Nas regiões onde não havia cavernas, a solução foi utilizar folhagens para a cobertura, uma vez que as habitações eram praticamente iguais para todos e a única função era dar proteção contra o sol, chuva, frio, calor ou ataque de animais selvagens. A agricultura fez com que o homem abandonasse o  nomadismo e as habitações começaram a ser mais permanentes tendo melhores condições de conforto para a vida em família. Aos poucos as aldeias foram se formando, e estas foram se transformando em cidades. À medida que as diferenças sociais foram ser formando no interior dos grupos humanos, as casas foram adquirindo características conforme a posição social dos moradores. Na antiguidade greco-romana as pessoas mais ricas viviam em casas com diversos cômodos, enquanto que os pobres viviam amontoadas em c

CHRO, CIO, CKO...o que significam todas estas siglas?

Marisa Fonseca Diniz O profissional que não fala inglês ou nunca trabalhou em uma empresa multinacional, se sente perdido ao procurar uma vaga de emprego no mercado de trabalho, pois muitas empresas utilizam siglas para designar cargos executivos. A linguagem empresarial fica muito mais fácil de entender quando todos os profissionais sabem o que as siglas dos cargos executivos significam, por isso decidi fazer este artigo a fim de poder ajudar a entendê-las. Todos os cargos de alta gestão começam com a letra “C” de Chief, palavra inglesa que significa “chefe” em português. Vamos entender melhor o significado de todas estas siglas: Sigla Nomenclatura em Inglês Cargo Compatível em Português CEO Chief Executier Officer Presidente, superintendente, diretor executivo e diretor geral CFO Chief Financial Officer Diretor Financeiro CHRO Chief Human Resources Officer Diretor de RH

Casas Flutuantes

  Marisa Fonseca Diniz Nas últimas décadas tem se verificado um aumento na temperatura em todo mundo, sendo este fenômeno conhecido como aquecimento global. O aquecimento global gera o aumento da poluição do ar e provoca o derretimento do gelo das calotas polares fazendo com que o nível da água dos oceanos aumente. A preocupação por parte de algumas pessoas com as mudanças climáticas tem feito com que surjam projetos sustentáveis na construção com baixo custo financeiro, além de conservar o meio ambiente. Diversos projetos sustentáveis de casas flutuantes e anfíbias têm surgido ao redor do mundo como é o exemplo das casas flutuantes dos canais da Holanda conhecidas desde  1970. A  casa flutuante tem tudo que uma casa normal possui como sala, cozinha, banheiro, quarto e terraço, no entanto, a única diferença é a fundação, que no caso das moradias anfíbias são sustentadas por boias, a fim de as manterem seguras sobre a água. As fundações das casas anfíbias são feitas com m

A supremacia da elite na Terra

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, o planeta Terra possui mais de 7,6 bilhões de pessoas, e deste montante há um pouco mais 2.100 bilionários em todo mundo que retém mais de US$ 8,7 trilhões (dados recentes de 2019). O homem mais rico do mundo é Jeff Bezos, CEO da Amazon, que sozinho acumula uma fortuna de US$ 131 bilhões de dólares. No Brasil, por exemplo, a crise econômica parece não atingir o grupo seleto de 58 bilionários, que acumulam uma fortuna de US$ 179,7 bilhões, sendo eles proprietários de indústrias alimentícia e bebidas, varejo, além de investimentos e bancos, o fato é que, nem mesmo o Qatar sendo o país mais rico do mundo tem tantos megabilionários (apenas sete) como no maior país da América do Sul (Fonte: Forbes). Vergonhosamente, quase metade da população mundial vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, um pouco mais que 3,4 bilhões de pessoas, que se quer possui acesso às condições básicas de sobrevivência. Segundo o Banco Mundial, no caso do Brasil são 54

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

A ignorância se alimenta de aplausos

Marisa Fonseca Diniz Nunca foi tão verdadeiro este pensamento, nos dias que se sucedem somos muitas vezes obrigados a conviver com certas pessoas que chegam a nos sufocar por acreditarem estar acima dos outros, desmerecendo a sapiência ou a formação acadêmica alheia. A ignorância nem sempre é sinal de falta de conhecimento, muitas vezes ela pode ser considerada um comportamento rude de um determinado ser humano que se considera mais inteligente do que os demais. Muitas pessoas podem sentir raiva de um chefe, colega, familiar, vizinho ou até mesmo um prestador de serviço que se considera um especialista em um assunto qualquer sem ter o mínimo de conhecimento básico na matéria, sim, comportamentos como estes são muito comuns na sociedade em que vivemos. Não desmerecendo ninguém, mas humildade e sabedoria são virtudes importantes na vida das pessoas, pois possibilitam novos aprendizados, independente daqueles que a vida oferece. No entanto, algumas pessoas em especial acreditam que