7 de janeiro de 2018

Automação residencial: “a casa do futuro”


Marisa Fonseca Diniz




O avanço da tecnologia computadorizada unida a necessidade de facilitar e simplificar as atividades diárias fez surgir à automação residencial. Sensores de presença, temporizadores, controle remoto e até mesmo tarefas pré-programadas fazem com que os moradores disponham de maior praticidade, segurança, economia e conforto em suas residências.

A automação residencial é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas que tem como função diminuir a utilização da mão de obra humana em qualquer processo. A vantagem da automação é a diminuição dos custos e o aumento da velocidade das atividades, segundo Lacombe em 2004.

A automação também é definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em um processo objetivando a eficiência, maximizando a produção ou atividade com menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança tanto humana e material inerente aos processos (Fonte: Wikipédia).




A automação residencial utiliza uma tecnologia expansível e flexível que proporciona ao maior interessado, o morador, conforto,  diminuição das atividades rotineiras e segurança. Os principais processos de automação residencial ou integração dos equipamentos domésticos aplicados nos dias atuais são:
  • Luzes que acendem e apagam automaticamente;
  • Sistema de áudio e vídeo;
  • Sistema de segurança contra incêndios;
  • Controle automático de temperatura;
  • Sistema de segurança contra intrusões;
  • Sistema de sensores.

Apesar do avanço tecnológico nos últimos dez anos, ainda há a forte concepção de que a automação residencial é um processo para poucos interessados devido o alto custo dos projetos. Empresas de software têm criado modelos que facilitam a popularização da automação residencial, onde fornecem planos de assinatura, assistência técnica e amortizações no valor cobrado de acordo com o tempo de contrato.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Automação residencial: “a casa do futuro” de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/01/automacao-residencial-casa-do-futuro.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.