11 de janeiro de 2018

O charme dos bondes


Marisa Fonseca Diniz

Bons tempos àqueles quando se andava de bonde pelas cidades iluminadas...

As primeiras linhas de bonde surgiram nos Estados Unidos, e eram com tração animal. As primeiras cidades a usá-lo foram:

1)     Nova York nos Estados Unidos em 1832;

2)     Nova Orleans nos Estados Unidos em 1834;


3)     Montrond e Montbrison na França em 1838.



O primeiro bonde elétrico motorizado no mundo surgiu em 1881 na cidade de Lichterfelde, Alemanha. No Brasil, a primeira linha de bonde com tração animal foi autorizada em 1856, e o bonde elétrico surgiu apenas em 1892, até meados de 1960 o país possuía a mais complexa rede de transporte de bondes do mundo. O crescimento das linhas e a integração das redes elétricas dos bondes tiveram impacto no desenvolvimento das cidades brasileiras, e na modernização do transporte público. Aos poucos os bondes no final da década de 1950 foram sendo substituídos por ônibus elétricos e automóveis em massa.



Atualmente no mundo é possível se fazer diversos passeios de bonde, tais como:


New Orleans: há três linhas diferentes de passeio de bonde na cidade, sendo St Charles, Canal Street e Riverfront  todos eles saem do centro da cidade, mas com destinos diferentes. Acesse o link para comprar os tickets.





São Francisco: existem três linhas de bondes, sendo Powell-Hyde Line, Powell-Mason Line e Califórnia Line. Acesse o link para adquirir os tickets.







Hungria: a linha sightseeing (linha 2) passa na frente dos monumentos mais bonitos e importantes da cidade de Budapeste. As linhas 19 e 41 possibilita um tour por toda a cidade e o ponto final é na frente do Parlamento.




Melbourne: The Circle Tram City é um serviço gratuito de bonde que leva os passageiros a conhecerem as principais atrações de Melbourne na Austrália.



Lisboa: o bonde elétrico 28 de cor amarela percorre os bairros históricos partindo da Praça Martim Moniz e indo pelas ladeiras de Alfama, Chiado e Santos finalizando o passeio em Campo Ourique próximo a Casa Fernando Pessoa.



Santos: o bonde turístico da cidade de Santos no litoral paulista, Brasil, percorre dezenove pontos históricos da cidade, vale a pena conferir.




Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.