Marisa
Fonseca Diniz
A radiação solar fornece a Terra anualmente 1,5 x 1018 kWh de energia responsável pelas características climáticas do planeta.
A atmosfera funciona como um filtro para a radiação solar na Terra, deixando passar alguns cumprimentos de onda ou reflete ou retém outros. Na parte alta da atmosfera temos a camada de ozônio, que absorve uma pequena porcentagem de radiação ultravioleta, e outra parte é absorvida pelos gases responsáveis pelo efeito estufa, tais como: vapor de água, gás carbônico, metano, entre outros.
Observe que 47% de toda a radiação chegam ao solo, sendo que 25,8% são absorvidos pela água, 21% pelo solo e apenas 0,2% é usado na fotossíntese. A energia que é absorvida pelo solo e pela água, meio físico, sendo responsável por colocar as circulações atmosféricas e marítimas em movimento vitais a biosfera.
Nem todos os pontos da superfície recebem a mesma quantidade de radiação solar, a posição da Terra em relação ao Sol e o movimento ao redor da sua estrela fazem com que as regiões mais próximas a Linha do Equador recebam mais energia do que as localizadas próximas aos pólos Norte e Sul. Os valores mais altos de radiação próxima ao solo foram registrados em alguns desertos em torno de 220 Kcal (cm2/ano).
O aumento da temperatura do planeta é ocasionado pelo acúmulo de gases na atmosfera, tais como o dióxido de carbono, metano, óxido de azoto, CFCs, que são provenientes do uso de combustíveis fósseis e indústria. O aumento da temperatura é conhecido como Efeito Estufa, sendo que o dióxido de carbono é o principal gás da atmosfera que possui a capacidade de absorver a radiação infravermelha do Sol.
A grande preocupação quanto às consequências do aumento do efeito estufa é que há uma maior retenção da radiação infravermelha do Sol na atmosfera terrestre, o que provoca alterações climáticas e desequilíbrios ecológicos.
O aumento do efeito estufa, além de alterar o clima também trás diversos outros transtornos, tais como:
A radiação solar pode causar uma série de consequências ao ser humano principalmente a pele como queimaduras, desidratação, câncer, dor de cabeça, tontura, náuseas, febre e o envelhecimento precoce.
Todo cuidado é pouco!
Artigo
protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo
aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Radiação solar e suas consequências de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/01/radiacao-solar-e-suas-consequencias.html.
Comentários
Postar um comentário