4 de janeiro de 2018

Usina Nuclear e seus impactos


Marisa Fonseca Diniz

A energia nuclear é uma fonte de energia limpa que não polui o meio ambiente, porém o lixo radioativo deve ser bem armazenado seguindo as normas técnicas de segurança. A energia nuclear é obtida através do processo de fissão nuclear que consiste na quebra de átomos grandes em menores.

A energia nuclear é produzida dentro de grandes instalações conhecidas como usinas nucleares. As usinas nucleares são construídas por um envoltório de contenção feito de ferro armado, concreto e aço com a finalidade de proteger o reator nuclear, evitando que as radiações atinjam o meio ambiente. O elemento utilizado na produção da energia nuclear é o urânio, um elemento químico de massa atômica igual a 238 u.


Uma das vantagens da usina nuclear é a produção de uma energia mais limpa, já que 10 g de urânio é o suficiente para produzir a mesma quantidade de energia de 700 kg de petróleo e 1.200 kg de carvão. Outra vantagem das usinas nucleares é que não emitem gases, e não contribuem para o aquecimento global.

As desvantagens apresentadas são a respeito do lixo radioativo, uma vez que a energia elétrica produzida é por intermédio do processo de fissão nuclear, e não pode ser deixado exposto devido à radiação, o que causaria problemas na fauna e flora da região. O lixo radioativo deve ser muito bem acondicionado, pois pode demorar centenas de anos para perder suas propriedades radioativas.

Um outro fator de risco a ser considerado é a possibilidade de explosão da usina nuclear. O processo de fissão resulta em um alto aquecimento do urânio, e caso não seja controlado pode causar fusão do reator causando acidente nuclear de grandes proporções como as que acontecerem em Chernobyl na Ucrânia, e Fukushima no Japão.

As maiores e principais usinas nucleares do mundo são as seguintes:

Usina Nuclear de Kashiwazaki-Kariwa  localizada na província de Niigata-Ken no Japão.


A Usina Nuclear de Uljin localizada em Gyeongsangbuk-do na Coreia do Sul.


A Usina Nuclear de Zaporozhe localizada em Energodar na Ucrânia.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Usina Nuclear e seus impactos de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/01/usina-nuclear-e-seus-impactos.html.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.