Marisa Fonseca Diniz
O território
brasileiro possui 8.514.876 km² o que poderia ser mais bem aproveitado se
houvesse investimentos maciços do governo federal em infraestrutura
ferroviária. Com um território tão amplo e com tantas diferenças culturais, não
seria nada mal se o país fosse cortado de norte a sul por ferrovias, o que
poderia aproximar e muito a população mais afastada dos grandes centros ao desenvolvimento.Em 1852, o Visconde de Mauá recebeu do império a concessão para construir e explorar uma estrada de ferro que ligaria o Porto de Estrela no Rio de Janeiro a Raiz da Serra próximo a Petrópolis, nascia assim a Estrada de Ferro Mauá, inaugurada em 1854 pelo Imperador D. Pedro II. Muitas outras ferrovias surgiram no país, tais como a Recife-São Francisco, a Bahia-São Francisco e Santos-Jundiaí da Railway Company, o que facilitou o transporte de produtos e pessoas, porém estas estradas hoje se encontram desativadas.
A partir da década de 1940 começou o processo de estagnação, que se acentuou com as políticas governamentais de que o progresso exigia a construção de rodovias. A partir de 1980, a administração pública divulgou a ideia de um sistema ferroviário capaz de substituir o transporte rodoviário para cargas pesadas, e ignorou por completo o transporte de passageiros.
Há necessidade iminente de expandir a malha ferroviária brasileira para que o transporte de minério de ferro e grãos seja feito de maneira segura e rentável. A comparação entre o transporte rodoviário e ferroviário é bem simples, uma carreta transporta em média 30 toneladas de carga, enquanto um trem 3 mil toneladas, apesar de alguns governantes acharem que construir trilhos é caro, ainda assim é 20% mais barato do que construir rodovias, além do impacto ambiental ser menor. O mesmo acontece com o transporte de passageiros, que poderia ser ampliado com linhas turísticas e proporcionar um passeio mais barato e repleto de belezas naturais.
Artigo
protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo
aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Cortando o Brasil de norte a sul com ferrovias de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/02/cortando-o-brasil-de-norte-sul-com.html.
Comentários
Postar um comentário