1 de fevereiro de 2018

O impacto das usinas térmicas no meio ambiente


Marisa Fonseca Diniz

Usina termelétrica ou termoelétrica é uma instalação industrial que produz eletricidade a partir da  química armazenada em um combustível, seja petróleo, carvão ou combustível nuclear.




A produção de energia dentro das usinas é feita da seguinte maneira:
  • O calor gerado na queima de combustão é utilizado para aquecer a água de uma caldeira;
  • A água se transforma em vapor que é superaquecido e conduzido as pás das turbinas. O impacto do vapor contra as turbinas produz a rotação do eixo da turbina;
  • O gerador é acoplado ao eixo da turbina produzindo a energia à medida que ela gira;
  • Ao gerador é ligado um transformador responsável por levar as características elétricas dessa corrente aos valores ideais para a distribuição da energia;
  • Há um sistema de refrigeração que permite reconverter o vapor de água que passou pelas turbinas de água líquida reiniciando assim o ciclo de energia térmica obtida pelos combustíveis.
O grande problema das usinas térmicas é o fato da combustão do carvão e do petróleo contaminarem o ar devido os gases emitidos, tais como enxofre e óxido de nitrogênio, o que contribui para o aquecimento global através do efeito estufa e da chuva ácida.




Quando não, a agressão ao meio ambiente pode vir do sistema de refrigeração das usinas, que lançam nos rios, mares e aquíferos substancias tóxicas que alteram as características físicas e químicas dos ecossistemas causando a mortalidade dos peixes e plantas.


O alto custo de operação das usinas termoelétricas para a compra dos materiais combustíveis, a construção das mesmas, além do alto grau poluente que elas proporcionam ao meio ambiente são fatores determinantes para investir em energia limpa sustentável.


A resistência de alguns setores da economia em países em desenvolvimento tem sido o maior engodo  na preservação do meio ambiente atualmente.


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho O impacto das usinas térmicas no meio ambiente de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/02/o-impacto-das-usinas-termicas-no-meio.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.