31 de maio de 2018

Os maiores teleféricos do mundo



Marisa Fonseca Diniz


Como pode uma cabine se movimentar por cabos de aço em alturas elevadas e ainda suportar o peso das pessoas que seguem viagem nestes teleféricos?  O teleférico é um transporte aéreo por cabos que transporta pessoas ou materiais, e sua sustentação é feita por meio de cabos de aço e tracção (física).




Os cabos podem ser fixos por onde deslocam os rodados das suspensões das cabines ou podem também ser postos em movimentos a partir das estações terminais. O teleférico é um meio de transporte utilizado em locais íngremes, ou seja, montanhas elevadas, pois são construídos para se adaptarem a solos acidentados fáceis de transporem vales e cumes das montanhas.

A inclinação é superior a 45º e podem percorrer diversos quilômetros de percurso, além de suportar dezenas de toneladas de material e pessoas.
O teleférico urbano mais alto do mundo fica na Bolívia e liga La Paz a cidade de El Alto, o projeto conta com oito linhas e o custo total é de US$ 235 milhões. O único problema é a paisagem que não é nada agradável.

Bolívia
 O teleférico urbano mais alto do mundo fica na Bolívia e liga La Paz a cidade de El Alto, o projeto conta com oito linhas e o custo total é de US$ 235 milhões. O único problema é a paisagem que não é nada agradável.


Malásia
O teleférico mais rápido do mundo, Geting Skyway liga a cidade de Gohtong Jaya ao Resort World Genting na Malásia, e alcança a velocidade de 21,6 km, a paisagem é deslumbrante e dá para aproveitar muito bem o passeio.



França
A montanha de Aiguille Du Midi, na França, tem o teleférico que mais impressiona, pois o passeio entre o Vallée Blanche e o Pointe Helbrunner proporciona uma paisagem maravilhosa de dar frio na barriga principalmente aos adeptos de esqui que o utilizam para chegar ao topo da montanha.


China
O teleférico de montanhas mais longo do mundo só poderia ser chinês, o Tiannen Shan possui 7.455 metros de comprimento e 1.279 metros de subida.


Londres


Que tal cruzar o rio Tâmisa em Londres de teleférico? O teleférico Emirates Air Line com 90 metros do solo passa por cima do rio proporcionando um passeio inesquecível.


Rio de Janeiro


O teleférico mais famoso do mundo fica no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, o bondinho do Pão de Açúcar fica no Bairro da Urca e foi inaugurado em 27 de outubro de 1912.



Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Os maiores teleféricos do mundo de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2018/05/os-maiores-telefericos-do-mundo.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.