Marisa Fonseca Diniz
Em algum momento da vida laboral todos os indivíduos já
devem ter escutado a seguinte frase: “o sucesso de uma empresa está na emissão
de relatórios gerenciais”, a questão aqui é por que eles são tão importantes?
Para entendermos melhor este assunto cabe aqui uma breve explicação do que são
relatórios gerenciais.
Relatórios gerenciais são
documentos gerados em sistemas informatizados ou escritos que relatam fatos
concretos de uma empresa. Estes dados podem ser de diversas áreas de uma
organização, tais como produção, financeiro, administração geral, marketing,
vendas, entre outros.
A importância dos relatórios se dá na avaliação dos dados
apresentados e assim tomar as melhores decisões no desenvolvimento dos
negócios. Os relatórios gerenciais devem ser elaborados com dados reais ou
presumidos, no entanto é importante destacar, que quanto mais objetivo melhor.
Relatórios com muitos dados informativos nem sempre são
eficazes para uma boa tomada de decisão, ou seja, a complexidade dos dados se
transforma mais em um roteiro trágico do que algo cativante para ser discutido
em uma reunião de equipe, por exemplo.
Aqui neste artigo, vamos conhecer alguns relatórios muito
utilizados nos dias atuais para medir o desempenho das empresas, tais como os KPI’s – Key
Performance Indicator, que nada mais são do que um indicador chave
de desempenho. Como o próprio nome diz, KPI é um indicador utilizado
para medir o desempenho processual de uma organização, afim de que se alcancem os
objetivos estabelecidos, para que isso aconteça é necessário a elaboração de relatórios com as principais informações a serem avaliadas.
Há alguns KPI’s e indicadores que são de suma importantância
conhecer principalmente àquelas pessoas que trabalham nas áreas de vendas e marketing, a saber:
Win Rate: utilizado
nas áreas de vendas e marketing para quantificar os leads que foram convertidos
em clientes. O cálculo é bem simples basta dividir o total de clientes pelo
total de leads (C/L). Caso a taxa de conversão em um determinado período fique
em 50% significa que empresa obteve sucesso nos negócios, ou seja, obteve
retorno em metade de suas tentativas, abaixo deste percentual, o retorno foi insatisfatório.
Customer Lifetime Value – CLV: indica
o valor da receita que cada cliente representa para um negócio durante o
período em que o cliente estiver ativo. O cálculo é bem simples basta
multiplicar o valor médio de compras de um cliente pelo número de vezes que (o
consumidor comprou durante o ano) X (o número de anos que o consumidor
permanece como cliente da empresa) feito isso se encontra o valor do CLV. Este
relatório pode ser melhor analisado, quando há comparação com o CAC, que veremos
a seguir.
Custo de Aquisição de Clientes – CAC: muito
utilizado em startups este KPI é praticamente uma análise de viabilidade de um
determinado modelo de negócio. Para calcular basta somar todos os gastos com
Marketing e Vendas de um período e dividir pelo total de clientes que foram
conquistados pela empresa. Quando o índice do CAC está muito elevado é sinal de
que as estratégias adotadas não estão sendo eficientes. No entanto, quando os
dados estão baixos é sinal de que o negócio está crescendo e há retorno de
investimento. É importante destacar aqui que o CLV nunca pode ser menor do que
o CAC, caso contrário a empresa ficará no prejuízo.
Retorno de Investimento em Marketing – ROI: é o indicador que mede a
relação entre a receita e os custos que foram gerados durante uma campanha de
marketing. O cálculo é feito da seguinte maneira: (ganho obtido – investimento)
dividido por investimento. Quando há um resultado positivo é sinal de que os
retornos superaram os custos e houve lucros rentáveis. Agora se o resultado for
negativo significa que os custos superaram o investimento, e neste caso há uma
perda líquida.
Net Promoter Score – NPS:
é
um indicador de lealdade dos clientes. Esta métrica foi criada em 2003 por Fred
Heichheld para medir a satisfação dos clientes. Este cálculo é feito com base
em apenas uma pergunta, a saber: Qual é a probabilidade de você recomendar a
nossa empresa, produto ou serviço a um amigo ou colega? A pontuação para esta
resposta obedece uma escala de 0 a 10. Com toda certeza em algum momento, as
pessoas já responderam a esta pergunta depois de utilizar um serviço de saúde
ou banco, por exemplo. As pessoas que respondem com 9 ou 10 são chamadas de Promotores,
ou seja, clientes satisfeitos; de 7 ou 8 são as Passivas ou Neutras e as 0 a 6
são as Detratores.
O cálculo é feito com base nestes dados, ou seja, se subtrai a porcentagem de
clientes Detratores da porcentagem de clientes Promotores. Os clientes Passivos
ou Neutros não afetam o resultado líquido global.
Churn Rate: um dos indicadores mais importantes
considerados nas áreas de marketing e vendas, pois ele calcula a evasão dos
clientes, ou seja, a taxa de rotatividade. O cálculo é feito dividindo o número
de clientes perdidos pelo total de clientes que a empresa possuía no período
analisado. Quando o resultado é elevado significa que os clientes estavam
insatisfeitos com os produtos e/ou serviços oferecidos, o que é um péssimo
resultado para a empresa.
Marketing Digital: os KPI’s utilizados no
marketing digital são essenciais para a análise de performance digital e assim é
possível elaborar a melhor estratégia para que as empresas tenham um bom
rendimento financeiro. Os principais KPI’s utilizados nesta área são os
seguintes:
·
Tráfego do site;
·
Origem do tráfego;
·
Taxas de conversão;
·
E os utilizados nas áreas de marketing e
vendas.
Além destes indicadores, há também outros que são
utilizados em outras áreas da empresa e que podem auxiliar nas principais
tomadas de decisão, a saber:
Produtividade: muito utilizado na área
financeira e de negócio, pois tem como objetivo avaliar o impacto dos processos
nos rendimentos da empresa identificando o quanto de recurso é gasto para gerar
um produto ou serviço. Os principais KPI’s utilizados para medir a
produtividade são os seguintes:
·
Índice de Lucratividade;
·
Capacidade de Produção;
·
E KPI’s utilizados na área de vendas e
marketing.
Qualidade: os indicadores de qualidade são
utilizados para analisar os possíveis
imprevistos e/ou falhas que podem acontecer na produção dos produtos, ou seja,
identifica os desvios e inconformidades da produção. Alguns dos KPI’s mais
utilizados nesta área são os seguintes:
·
Eficácia;
·
Eficiência;
·
Efetividade.
Logística: utilizados
para avaliar o desempenho dos processos logísticos. Os principais KPI’s
utilizados nesta área são os seguintes:
·
Time to Market;
·
On Time Delivery – OTD;
·
On Time Shipping;
·
Order Cycle Time – OCT;
·
On
Time in Full – OTIF;
·
Perfect
Order Rate;
·
Estoque
Médio;
·
Tempo
Médio de Entrega.
A gestão feita por meio de KPI’s – Key Performance
Indicators tem feito com que muitas empresas invistam em qualidade e eficiência
de seus processos, a fim de evitar perdas e beneficiar tanto os clientes como
os colaboradores.
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Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2021/03/kpi-o-que-e-isso.html.
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