Pular para o conteúdo principal

Postagem em Destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

KPI, o que é isso?

 

Marisa Fonseca Diniz




Em algum momento da vida laboral todos os indivíduos já devem ter escutado a seguinte frase: “o sucesso de uma empresa está na emissão de relatórios gerenciais”, a questão aqui é por que eles são tão importantes? Para entendermos melhor este assunto cabe aqui uma breve explicação do que são relatórios gerenciais.

Relatórios gerenciais são documentos gerados em sistemas informatizados ou escritos que relatam fatos concretos de uma empresa. Estes dados podem ser de diversas áreas de uma organização, tais como produção, financeiro, administração geral, marketing, vendas, entre outros.

A importância dos relatórios se dá na avaliação dos dados apresentados e assim tomar as melhores decisões no desenvolvimento dos negócios. Os relatórios gerenciais devem ser elaborados com dados reais ou presumidos, no entanto é importante destacar, que quanto mais objetivo melhor.

Relatórios com muitos dados informativos nem sempre são eficazes para uma boa tomada de decisão, ou seja, a complexidade dos dados se transforma mais em um roteiro trágico do que algo cativante para ser discutido em uma reunião de equipe, por exemplo.

Aqui neste artigo, vamos conhecer alguns relatórios muito utilizados nos dias atuais para medir o desempenho das empresas, tais como os KPI’s – Key Performance Indicator, que nada mais são do que um indicador chave de desempenho. Como o próprio nome diz, KPI é um indicador utilizado para medir o desempenho processual de uma organização, afim de que se alcancem os objetivos estabelecidos, para que isso aconteça é necessário a elaboração de relatórios com as principais informações a serem avaliadas.

A alta gestão das empresas, em geral, utiliza esta técnica para uma melhor avaliação dos dados, e consequentemente se comunicar com os demais funcionários, uma vez que todos acabam se envolvendo e se alinhando as estratégias previamente estabelecidas para a organização por meio da quantificação do desempenho, o que permite que todos os trabalhadores entendam o quanto as atividades exercidas por cada um podem impactar na qualidade e no desenvolvimento da empresa.


Há alguns KPI’s e indicadores que são de suma importantância conhecer principalmente àquelas pessoas que trabalham nas áreas de vendas e marketing, a saber:

Win Rate: utilizado nas áreas de vendas e marketing para quantificar os leads que foram convertidos em clientes. O cálculo é bem simples basta dividir o total de clientes pelo total de leads (C/L). Caso a taxa de conversão em um determinado período fique em 50% significa que empresa obteve sucesso nos negócios, ou seja, obteve retorno em metade de suas tentativas, abaixo deste percentual, o retorno foi insatisfatório.

Customer Lifetime Value – CLV: indica o valor da receita que cada cliente representa para um negócio durante o período em que o cliente estiver ativo. O cálculo é bem simples basta multiplicar o valor médio de compras de um cliente pelo número de vezes que (o consumidor comprou durante o ano) X (o número de anos que o consumidor permanece como cliente da empresa) feito isso se encontra o valor do CLV. Este relatório pode ser melhor analisado, quando há comparação com o CAC, que veremos a seguir.

Custo de Aquisição de Clientes – CAC: muito utilizado em startups este KPI é praticamente uma análise de viabilidade de um determinado modelo de negócio. Para calcular basta somar todos os gastos com Marketing e Vendas de um período e dividir pelo total de clientes que foram conquistados pela empresa. Quando o índice do CAC está muito elevado é sinal de que as estratégias adotadas não estão sendo eficientes. No entanto, quando os dados estão baixos é sinal de que o negócio está crescendo e há retorno de investimento. É importante destacar aqui que o CLV nunca pode ser menor do que o CAC, caso contrário a empresa ficará no prejuízo.

Retorno de Investimento em Marketing – ROI: é o indicador que mede a relação entre a receita e os custos que foram gerados durante uma campanha de marketing. O cálculo é feito da seguinte maneira: (ganho obtido – investimento) dividido por investimento. Quando há um resultado positivo é sinal de que os retornos superaram os custos e houve lucros rentáveis. Agora se o resultado for negativo significa que os custos superaram o investimento, e neste caso há uma perda líquida.

Net Promoter Score – NPS: é um indicador de lealdade dos clientes. Esta métrica foi criada em 2003 por Fred Heichheld para medir a satisfação dos clientes. Este cálculo é feito com base em apenas uma pergunta, a saber: Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa, produto ou serviço a um amigo ou colega? A pontuação para esta resposta obedece uma escala de 0 a 10. Com toda certeza em algum momento, as pessoas já responderam a esta pergunta depois de utilizar um serviço de saúde ou banco, por exemplo. As pessoas que respondem com 9 ou 10 são chamadas de Promotores, ou seja, clientes satisfeitos; de 7 ou 8 são as Passivas ou Neutras e as 0 a 6 são as Detratores. O cálculo é feito com base nestes dados, ou seja, se subtrai a porcentagem de clientes Detratores da porcentagem de clientes Promotores. Os clientes Passivos ou Neutros não afetam o resultado líquido global.

Churn Rate: um dos indicadores mais importantes considerados nas áreas de marketing e vendas, pois ele calcula a evasão dos clientes, ou seja, a taxa de rotatividade. O cálculo é feito dividindo o número de clientes perdidos pelo total de clientes que a empresa possuía no período analisado. Quando o resultado é elevado significa que os clientes estavam insatisfeitos com os produtos e/ou serviços oferecidos, o que é um péssimo resultado para a empresa.

Objectives and Key Results – OKR: esta métrica é muito utilizada por empresas do Vale do Silício para definir os objetivos e conjunto de resultados chaves da empresa. Na verdade esta métrica é um modelo de gestão ágil de desempenho, pois a estratégia está na resolução da comunicação entre as áreas de negócio, além de engajamento dos colaboradores tendo senso de propósito e foco. O que faz com que as empresas saibam como sobreviver em épocas de crise e consigam prosperar, apenas utilizando metas de como chegar lá, incentivando assim todos os envolvidos.


Marketing Digital: os KPI’s utilizados no marketing digital são essenciais para a análise de performance digital e assim é possível elaborar a melhor estratégia para que as empresas tenham um bom rendimento financeiro. Os principais KPI’s utilizados nesta área são os seguintes:

·        Tráfego do site;

·        Origem do tráfego;

·        Taxas de conversão;

·        E os utilizados nas áreas de marketing e vendas.

Além destes indicadores, há também outros que são utilizados em outras áreas da empresa e que podem auxiliar nas principais tomadas de decisão, a saber:

Produtividade: muito utilizado na área financeira e de negócio, pois tem como objetivo avaliar o impacto dos processos nos rendimentos da empresa identificando o quanto de recurso é gasto para gerar um produto ou serviço. Os principais KPI’s utilizados para medir a produtividade são os seguintes:

·        Índice de Lucratividade;

·        Capacidade de Produção;

·        E KPI’s utilizados na área de vendas e marketing.

Qualidade: os indicadores de qualidade são utilizados para  analisar os possíveis imprevistos e/ou falhas que podem acontecer na produção dos produtos, ou seja, identifica os desvios e inconformidades da produção. Alguns dos KPI’s mais utilizados nesta área são os seguintes:

·        Eficácia;

·        Eficiência;

·        Efetividade.

Logística: utilizados para avaliar o desempenho dos processos logísticos. Os principais KPI’s utilizados nesta área são os seguintes:

·        Time to Market;

·        On Time Delivery – OTD;

·        On Time Shipping;

·        Order Cycle Time – OCT;

·        On Time in Full – OTIF;

·        Perfect Order Rate;

·        Estoque Médio;

·        Tempo Médio de Entrega.

A gestão feita por meio de KPI’s – Key Performance Indicators tem feito com que muitas empresas invistam em qualidade e eficiência de seus processos, a fim de evitar perdas e beneficiar tanto os clientes como os colaboradores.


#mdnetworkingpublications
#relatorioperformance #kpi #performancereport
#reportededesempeño


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho KPI, o que é isso? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2021/03/kpi-o-que-e-isso.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corra de pessoas perturbadas, vingativas e perigosas

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, lidar com pessoas de diferentes personalidades é o maior desafio das empresas e da sociedade de um modo em geral. O estresse diário associado a pessoas com desequilíbrio emocional ou com personalidades conflitantes tem proporcionado problemas mais complexos e  de difícil solução, principalmente quando envolve o descontrole emocional associado ao cansaço físico e mental. Algumas pessoas não conseguem lidar com seus conflitos e problemas, e  ao se relacionarem com colegas de trabalho, familiares e relacionamentos pessoais tendem a manifestar atitudes assustadoras e tóxicas criando situações desconfortantes e conflitantes entre as pessoas, que as contrariam. Há alguns transtornos de personalidade e comportamentos patológicos que devem ser conhecidos e evitados na convivência diária. Entre estes estão o Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional , o Transtorno de Personalidade Explosivo e Agressivo , além da vingança e  toxicida

A importância de preservar os mananciais

Marisa Fonseca Diniz Quando nos referimos a mananciais logo vem a nossa mente o problema das habitações irregulares nas grandes cidades. O aumento da demanda por água é uma das consequências do crescimento populacional, porém não podemos deixar de observar que a falta de planejamento urbano nas cidades vem contribuindo para o aumento desordenado das construções irregulares em áreas de risco. Os mananciais são fontes de água superficiais ou subterrâneas utilizadas no processo de abastecimento público .  Os mananciais podem ser lagos, rios, represas, reservatórios, entre outros, a quantidade de água existente no planeta para consumo humano é muito pequena. Do total de água disponível no planeta 96,5% é água do mar, 1,71% é proveniente das calotas polares ou geleiras, 0,03% é água doce superficial e atmosférica e a água subterrânea corresponde a 0,76%, por isso se faz necessário à preservação dos recursos hídricos mantendo a qualidade de água a ser consumida pela população global.

Síndrome do Pavão

Marisa Fonseca Diniz Seja na mídia, no trabalho ou em um grupo de amigos sempre haverá pessoas que farão de tudo para aparecer mais do que os outros. A maneira de atrair a atenção alheia para si mesmo é característica de pessoas que necessitam ser vistas, não importando de que maneira.  Atitudes como estas são frequentes nos dias atuais, a partir do momento que entram na fase adulta, algumas pessoas começam a ficar reféns da própria vaidade seguindo padrões estipulados pela própria mídia.  A Síndrome do Pavão  atinge principalmente as pessoas que tem a necessidade de se destacar na multidão do dia para noite por se considerarem melhores que os outros, não importando neste caso se são pessoas inteligentes, pois a inteligência fica sempre em último plano. O importante aqui é a pessoa parecer sexy, poderosa, influente e com vaidade aguçada.  O Transtorno de Personalidade Histriônica, TPH - Histérica é caracterizado por um padrão invasivo de emocionalidade excessiva, que busca at

Você é mitomaníaco?

  Marisa Fonseca Diniz Não há nada mais desagradável do que conviver diariamente com um indivíduo mitomaníaco, seja no trabalho, na escola ou até mesmo numa roda de amigos. O mitomaníaco é aquele sujeito que mente compulsivamente, e acredita nas mentiras que inventa como se fossem verdades. A mitomania também conhecida como pseudolalia ou mentira obssessiva-compulsiva é a tendência patológica, e consciente que resulta de um longo vício de falar mentiras. As mentiras dos mitomaníacos, em geral, estão relacionadas a assuntos específicos  podendo ser ampliadas a outros assuntos. É considerada uma doença grave, pois o portador dela necessita de grande atenção por parte dos amigos e familiares. Esta doença é definida como uma forma de desequilíbrio psíquico que acomete principalmente pessoas com problemas de auto-estima, sentimento de inferioridade, supervalorização em crenças diversas, angústia profunda, depressão, pós-depressão e portadores de TOC. O mitomaníaco se sente mai

A evolução da habitação

Marisa Fonseca Diniz Desde os tempos da pré-história o homem constrói casas, no inicio as primeiras moradias eram grutas e cavernas que estabeleciam as primeiras formas de alojamento. Nas regiões onde não havia cavernas, a solução foi utilizar folhagens para a cobertura, uma vez que as habitações eram praticamente iguais para todos e a única função era dar proteção contra o sol, chuva, frio, calor ou ataque de animais selvagens. A agricultura fez com que o homem abandonasse o  nomadismo e as habitações começaram a ser mais permanentes tendo melhores condições de conforto para a vida em família. Aos poucos as aldeias foram se formando, e estas foram se transformando em cidades. À medida que as diferenças sociais foram ser formando no interior dos grupos humanos, as casas foram adquirindo características conforme a posição social dos moradores. Na antiguidade greco-romana as pessoas mais ricas viviam em casas com diversos cômodos, enquanto que os pobres viviam amontoadas em c

CHRO, CIO, CKO...o que significam todas estas siglas?

Marisa Fonseca Diniz O profissional que não fala inglês ou nunca trabalhou em uma empresa multinacional, se sente perdido ao procurar uma vaga de emprego no mercado de trabalho, pois muitas empresas utilizam siglas para designar cargos executivos. A linguagem empresarial fica muito mais fácil de entender quando todos os profissionais sabem o que as siglas dos cargos executivos significam, por isso decidi fazer este artigo a fim de poder ajudar a entendê-las. Todos os cargos de alta gestão começam com a letra “C” de Chief, palavra inglesa que significa “chefe” em português. Vamos entender melhor o significado de todas estas siglas: Sigla Nomenclatura em Inglês Cargo Compatível em Português CEO Chief Executier Officer Presidente, superintendente, diretor executivo e diretor geral CFO Chief Financial Officer Diretor Financeiro CHRO Chief Human Resources Officer Diretor de RH

Casas Flutuantes

  Marisa Fonseca Diniz Nas últimas décadas tem se verificado um aumento na temperatura em todo mundo, sendo este fenômeno conhecido como aquecimento global. O aquecimento global gera o aumento da poluição do ar e provoca o derretimento do gelo das calotas polares fazendo com que o nível da água dos oceanos aumente. A preocupação por parte de algumas pessoas com as mudanças climáticas tem feito com que surjam projetos sustentáveis na construção com baixo custo financeiro, além de conservar o meio ambiente. Diversos projetos sustentáveis de casas flutuantes e anfíbias têm surgido ao redor do mundo como é o exemplo das casas flutuantes dos canais da Holanda conhecidas desde  1970. A  casa flutuante tem tudo que uma casa normal possui como sala, cozinha, banheiro, quarto e terraço, no entanto, a única diferença é a fundação, que no caso das moradias anfíbias são sustentadas por boias, a fim de as manterem seguras sobre a água. As fundações das casas anfíbias são feitas com m

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

A supremacia da elite na Terra

Marisa Fonseca Diniz Atualmente, o planeta Terra possui mais de 7,6 bilhões de pessoas, e deste montante há um pouco mais 2.100 bilionários em todo mundo que retém mais de US$ 8,7 trilhões (dados recentes de 2019). O homem mais rico do mundo é Jeff Bezos, CEO da Amazon, que sozinho acumula uma fortuna de US$ 131 bilhões de dólares. No Brasil, por exemplo, a crise econômica parece não atingir o grupo seleto de 58 bilionários, que acumulam uma fortuna de US$ 179,7 bilhões, sendo eles proprietários de indústrias alimentícia e bebidas, varejo, além de investimentos e bancos, o fato é que, nem mesmo o Qatar sendo o país mais rico do mundo tem tantos megabilionários (apenas sete) como no maior país da América do Sul (Fonte: Forbes). Vergonhosamente, quase metade da população mundial vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, um pouco mais que 3,4 bilhões de pessoas, que se quer possui acesso às condições básicas de sobrevivência. Segundo o Banco Mundial, no caso do Brasil são 54

A ignorância se alimenta de aplausos

Marisa Fonseca Diniz Nunca foi tão verdadeiro este pensamento, nos dias que se sucedem somos muitas vezes obrigados a conviver com certas pessoas que chegam a nos sufocar por acreditarem estar acima dos outros, desmerecendo a sapiência ou a formação acadêmica alheia. A ignorância nem sempre é sinal de falta de conhecimento, muitas vezes ela pode ser considerada um comportamento rude de um determinado ser humano que se considera mais inteligente do que os demais. Muitas pessoas podem sentir raiva de um chefe, colega, familiar, vizinho ou até mesmo um prestador de serviço que se considera um especialista em um assunto qualquer sem ter o mínimo de conhecimento básico na matéria, sim, comportamentos como estes são muito comuns na sociedade em que vivemos. Não desmerecendo ninguém, mas humildade e sabedoria são virtudes importantes na vida das pessoas, pois possibilitam novos aprendizados, independente daqueles que a vida oferece. No entanto, algumas pessoas em especial acreditam que