Marisa Fonseca Diniz
Desde o tempo da colonização pouco mudou em Pindorama, digo, Terra
de Vera Cruz como diz o ditado tudo continua como dantes no quartel
de Abrantes, e assim caminha o Brasil. Entra ano, sai ano e nada muda, de quatro em
quatro anos ou de oito em oito anos mudam os ocupantes das cadeiras do
congresso nacional, do senado e dos governos municipais, estaduais e federais.
Os cargos continuam os mesmo e os donos muitas vezes das cadeiras também, às
vezes entra um novo representante que se deixa corromper pelos demais ou fica
isolado em seu canto por ser honesto.
O eleitor brasileiro sofre de amnésia, ignorância política e econômica, sendo assim preferindo votar sempre nos mesmos candidatos, para quê mexer em time que está ganhando, sendo que quem está vencendo é sempre a classe política.
O Brasil possui um território de 8.516.000 Km2 rico em contrastes, tão amplo que caberia lado a lado Portugal 96 vezes, localizado no Continente Americano, sendo o maior país da América Latina, e o quinto maior do mundo. O país está localizado no subcontinente da América do Sul, onde é banhado pelo Oceano Atlântico, limita-se ao norte com a Guiana Francesa, o Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia, a noroeste com o Peru, a oeste com a Bolívia, o Paraguai e a Argentina, e ao sul com o Uruguai.
O Brasil é o único país do continente americano que majoritariamente se fala o
idioma oficial, português, sendo o maior país lusófono do planeta, sendo mais
de 211.000.000 de habitantes falando o português. É um país de
contrastes, multicultural e com diversas etnias em decorrência a imigração
oriunda de diversos lugares do mundo.
O Brasil possui três fusos horários em decorrência da dimensão territorial,
sendo que 93% do território do país localizado no hemisfério sul, a localização
geográfica faz com que o clima predominante seja o tropical devido a incidência
de raios solares sobre a superfície do país, porém há também outras
características climáticas, tais como equatorial, subtropical e semi-árido. As
temperaturas médias anuais nas diferentes regiões do país variam entre 16º C e
28º C.
O relevo brasileiro é constituído por dois extensos planaltos, o das Guianas e
o Brasileiro, separados entre si por terras baixas. O planalto das Guianas
ocupa o norte da Amazônia estendendo-se em direção à Guiana, Venezuela e
Colômbia. O planalto Brasileiro cobre a área do sul do rio Amazonas e subdivide-se
em cinco menores: Central, Meio-Norte, Nordestino, Atlântico ou Oriental e
Meridional.
O Brasil apresenta uma diversidade de formações vegetativas, que são: Cerrado , Caatinga, Floresta Atlântica, Mata Araucária, Pradarias, Pantanal e Floresta Amazônica. As principais bacias hidrográficas do país são: a Bacia Amazônica que apresenta um verdadeiro labirinto de rios e canais; a Bacia do São Francisco que atravessa fortes declives com quedas d’água e corredeiras; a Bacia do Rio Paraná, a Bacia do Rio Paraguai e a Bacia do Rio Uruguai. No início da década de 1970 eram utilizados cerca de 10% desse potencial com usinas que geravam mais de 8.820 MW.
Atualmente, a energia hidrelétrica no país desempenha papel importante no desenvolvimento e integração das regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. A geração energética está estimada em cerca de 260 GW, sendo 40,5% localizados na Bacia Hidrográfica do Amazonas, 23% na Bacia do Paraná, 10,6% a do Tocantins, e 10% a do São Francisco. A maior parte de sua matriz energética brasileira está baseada em 64,9% de energia hidrelétrica, 8,6% de energia eólica e 8,4% em biomassa (Dados de 2021).
O Brasil possui em abundância matéria-prima para a geração de energia renovável, sol, água, vento e biomassa, porém não detêm tecnologia avançada para aplicar todos estes recursos, tendo que abrir mercado às empresas estrangeiras. Ainda há poucos projetos de grande relevância no país, se concentrando mais na região litorânea do país os projetos eólicos, mas a energia solar ainda está mais concentrada em uma pequena parcela da sociedade, pois o custo ainda é muito alto na questão de equipamentos e placas solares. O custo-benefício em longo prazo é enorme, mas a resistência da população e o desconhecimento atrasam a implantação por completo dessas novas fontes de energia, já que a água doce está ficando escassa.
O Brasil é uma Federação constituída por 26 Estados e o Distrito Federal,
capital do país. Os Estados são divididos em municípios e esses em Distritos. A
maior cidade do Brasil é também a maior cidade da America Latina, São Paulo com mais de 12 milhões de
habitantes.
O Brasil apesar de toda a sua extensão territorial é um país de contrastes, principalmente de desigualdade social. De norte a sul do país a distribuição de renda é totalmente desigual, a conta é astronômica e de difícil compreensão, principalmente àqueles que não entendem o porquê de tantos contrastes. Instabilidades políticas e econômicas com alta taxa e desemprego, além de muitos processos judiciais decorrentes da corrupção e baixos investimentos financeiros tem feito com que o país aumente a desigualdade social. Imagine que dos 31,9 milhões de brasileiros que declaram imposto de renda, no entanto, o 1% mais rico possui no país possui quase metade da fortuna patrimonial brasileira. Os 10% mais ricos no Brasil possuem quase 80% do patrimônio privado do país. A concentração de capital é ainda maior na faixa dos ultra-ricos, o 1% mais abastado da população, em 2021 possui 48,9% da riqueza nacional.
Nos últimos anos, os miseráveis aumentaram no país, sendo os que mais pagam impostos sobre a cesta básica nacional. O pagamento de impostos, obrigatório, não garante qualquer tipo de benefício e muito menos qualidade. O povo brasileiro é pacífico demais permitindo que uma minoria o explore contundentemente por anos a fio a maioria da população, porque em qualquer outro lugar do mundo mais desenvolvido ninguém permitiria tanta desigualdade social decorrente da má gestão e corrupção que assola há décadas o país, beneficiando um pequeno percentual da população.
Infelizmente, nem brasileiro conhece as paisagens exuberantes do país,
as viagens são exclusividade para pessoas que podem pagar grandes quantias de
dinheiro com passeios extravagantes como os funcionários públicos de alto
escalão, políticos e alguns empresários. As viagens são caríssimas dentro do
país e fora, também pudera se paga a maior carga tributária já existente, não
se espante se um dia algum brasileiro disser que nunca conheceu o mar, isso é
mais comum do que se pode imaginar.
A economia antes das diversas crises política, econômica e sanitária teve um crescimento significativo, sendo considerado um país emergente. Grande parte do PIB nacional é composta principalmente das atividades em campo, sendo líder principalmente na produção de café, soja, mate e laranja, além de ser forte na produção de carne bovina, suína e frango que somam as exportações do país. Não ficando atrás, o Brasil possui um parque industrial diversificado, o que colabora para colocar o país como um país de grandes expectativas futuras.
O turismo é outro setor pouco explorado no país, o alto custo das passagens aéreas, rodoviárias e as diárias de hotel afasta a possibilidade dos próprios brasileiros conhecerem melhor as variedades culturais do Brasil. Se houvesse mais investimentos no setor, com certeza mais pessoas ao redor do mundo se interessariam em colocar o Brasil em seu roteiro de viagem, pois não tem como deixar de conhecer as belezas naturais que o país proporciona de norte a sul.
Se começarmos a relatar todas as deficiências no maior país da América Latina, vamos precisar voltar lá para a época de Cabral e refazer a rota. O mundo desconhece a realidade do Brasil, pois a mídia nem sempre passa a realidade pelo qual vivem a maioria dos brasileiros. O país é muito mais que isso, e poderia ser uma potência econômica, senão houvesse tanta falta de caráter dos representantes do povo, que invés de levarem a sério a administração pública, apenas fazem o essencial sem se preocupar com o bem estar do povo e o desenvolvimento do país.
Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar,
imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está
registrado.

O trabalho Brasil, que país é esse? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2023/06/brasil-que-pais-e-esse.html.
Comentários
Postar um comentário