Marisa Fonseca Diniz
A globalização é um fenômeno tão importante quanto a Revolução Industrial, uma vez que integra a economia e a tecnologia ao desenvolvimento dos negócios entre os países. Segundo Paulo Paiva (1996), a globalização é um movimento de transformação social e de produção, que permite a melhoria na qualidade de vida e o domínio cada vez maior das potencialidades naturais, ou seja, é uma integração mundial e neoliberal quando se trata de um novo modelo econômico e espacial.
O movimento da globalização tem proporcionado ao longo dos anos benefícios às organizações, apesar de muitas vezes ter sido criticado por surrupiar oportunidades de trabalho dos profissionais, o que é um fato curioso, já que não tem base científica que justifique tal afirmação. A globalização vem ampliando as oportunidades e os desafios, além de possibilitar às empresas a ampliação dos negócios a nível mundial.
As empresas deixaram de ficar limitadas ao seu território de origem, expandindo seu capital e produzindo para consumidores que estão do outro lado do mundo. A globalização acoplou a tecnologia em seu processo e as comunicações ficaram mais fáceis entre os países, possibilitando maiores fechamentos de volumes em questão de negócios.
O aumento no volume das negociações fez com que as empresas e os consumidores começassem a questionar mais a qualidade dos produtos quanto ao tipo de matéria-prima a ser utilizada na produção, surgindo assim uma consciência mais sustentável, ou seja, uma preocupação com o meio ambiente.
Empreendedores e consumidores conscientes com o meio ambiente começaram a enxergar um diferencial de mercado, que é a oportunidade em ampliar os negócios aplicando conceitos de sustentabilidade empresarial. O contexto da sustentabilidade empresarial avalia a influência da inovação na adoção de práticas e ações sustentáveis.
A qualidade das negociações não se resume apenas a alguns processos e sim na ética em fazer negócios mais promissores. O mercado é relativamente novo, porém alguns órgãos internacionais mais organizados possuem padrões e métricas que estabelecem alguns pontos chaves para a boa execução dos negócios baseados na sustentabilidade.
O mercado é extremamente exigente e os consumidores são conscientes do seu comprometimento com a natureza, a quantidade de pessoas que exigem que a matéria prima utilizada na produção dos produtos seja sustentável aumenta a cada dia, o consumo é diferenciado e colabora na qualidade do meio em que vivemos.
Os empresários que possuem interesse em entrar neste mercado restrito de negócios precisam saber o que é ter consciência sustentável, e quais as oportunidades que o mercado oferece. Não podem esquecer que a empresa também deve ter uma gestão voltada para este conceito, seguir normas, padrões, além de procedimentos específicos da gestão sustentável.
O desenvolvimento de novos negócios sustentáveis deve ser acrescido de um bom networking, ou seja, uma rede de contatos positiva com interesses em comum, neste caso, é interessante que a afinidade seja o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos. O foco principal de uma rede de networking positiva para o desenvolvimento de negócios é determinar o objetivo principal na qual se deseja atingir.
Participar de eventos, congressos, workshops, cursos na área de sustentabilidade é a melhor maneira para quem tem interesses em desenvolver uma rede consistente para fortalecer a realização de bons negócios, não deixando que o foco se perca. As oportunidades se abrem ao mercado sustentável principalmente em épocas de crise financeira global e a preocupação com a preservação do meio ambiente.
Ideias, projetos e produtos voltados ao meio ambiente acabam tendo grande aceitação no mundo dos negócios, pois a conscientização de que todos necessitam de um mundo melhor e com mais qualidade de vida é que faz toda a diferença na vida das pessoas, além de que há boas oportunidades de negócios e lucros.
#negocios #sucesso #sustentabilidade
#business #success #sustainability
#sostenibilidadempresarial #exito
Artigo
protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar,
imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está
registrado.

O trabalho Sustentabilidade nos negócios, a fórmula do sucesso de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2023/08/sustentabilidade-nos-negocios-formula.html.
Comentários
Postar um comentário