Marisa
Fonseca Diniz
O setor que mais polui o meio ambiente é a construção
civil, responsável pelo consumo de quase 75% de toda matéria-prima
produzida no mundo, cada ser humano é responsável por produzir 500
quilos de entulho, o equivalente a 3,5 milhões de toneladas por ano.
O entulho gerado pela construção é composto de
praticamente restos
e fragmentos de materiais de obra, tais como gesso, asfalto,
amianto, madeira, papel, plástico, ferros, entre outros passíveis de
serem reciclados e até mesmo reaproveitados. A reciclagem desse material é feita
em três etapas, a saber: triagem, trituração e classificação dos materiais.
O pneu que compõe os veículos motorizados é outro produto que demora 600 anos para se decompor na natureza, e que assim como o entulho pode ser reaproveitado e reciclado. No Brasil são mais de 450 mil toneladas de pneus descartados todo ano, já no mundo são produzidos a cada ano mais 1,6 bilhões de pneus novos e cerca de 1 bilhão de pneus usados são descartados, no entanto, apenas 100 milhões de pneus são reciclados, o que faz com que muitos destes produtos continuem sendo abandonados no meio ambiente sem destino certo.
Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores liderados por
Mohammad Boroujeni da RMIT University, em Melbourne, na Austrália desenvolveu
uma pesquisa única no mundo em que combina restos de entulho de construção e borrachas
recicladas, que são otimizadas para atender os padrões de segurança da
engenharia rodoviária.
Esta mistura foi projetada para ser utilizada nas camadas
de base do asfalto por ser uma mistura bem mais flexível que os atuais materiais
padrões utilizados, o interessante é que este tipo de material além de trazer
benefícios ambientais, também colabora com a engenharia proporcionando menos rachaduras nas rodovias.
Para o pesquisador chefe desta pesquisa, a mistura é uma alternativa 100% reciclada que oferece um produto mais sustentável reaproveitando pneus e resíduos de construção, o que faz com que haja maior flexibilidade e resistência às estradas e rodovias, diferente da brita e areia utilizada como base das rodovias australianas, que tem se tornado um problema para o meio ambiente ajudando na degradação do solo.
Segundo os pesquisadores, as estradas são feitas de
quatro camadas: subleito, base, sub-base e asfalto. Todas as camadas devem ser
fortes e resistentes para suportar as pressões dos veículos pesados, e
flexíveis o suficiente para permitir a quantidade certa de movimento para que
não deforme ou apareça rachaduras.
O RCA, como é chamado esta mistura, pode
ser utilizado sozinho como camada base. Testes foram feitos na RMIT School of
Engineering comprovando que a mistura de entulho e borracha tem melhor
resistência contra ácidos, água, estresse das vias, deformação do asfalto, além
de possuir maior força e dinamismo, pois há baixa contração e uma excelente
flexibilidade reduzindo desta maneira os riscos de rachadura no asfalto.
A equipe identificou que a proporção para que esta
mistura dê bons resultados é de 0,5% de borracha fina para 99,5% de RCA, a fim
de proporcionar resistência ao cisalhamento (física), mantendo uma boa coesão
entre os dois materiais. Cisalhamento é o fenômeno de deformação ao qual um
corpo está sujeito quando as forças sobre ele agem provocando deslocamento
em planos diferentes e mantendo o volume constante.
Que logo possamos ter este produto comercializado no
mercado mundial, a fim de que todos possam se beneficiar colaborando com a
preservação do meio ambiente, do mesmo modo que alguns asfaltos ecológicos já
existentes fazem como é o caso do bioasfalto.
(Fonte de referência:
RMIT University - ScienceDirect - An experimental study on the shear behaviour
of recycled concrete aggregate incorporating recycled tyre waste. Construction
and Building Materials, 2020)
Artigo editado em Julho/2022.
Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de
1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou
armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.
O trabalho Rodovias ecológicas, a favor do meio ambiente de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://marisadiniznetworking.blogspot.com/2020/08/rodovias-ecologicas-favor-do-meio.html.
Comentários
Postar um comentário